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dc.creatorSENA, Getúlio Neves-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1956471254039332por
dc.contributor.advisor1ABRANCHES, Ana de Fátima Pereira de Sousa-
dc.contributor.referee1ABRANCHES, Ana de Fátima Pereira de Sousa-
dc.contributor.referee2ALMEIDA, Lucinalva Andrade de-
dc.contributor.referee3FERREIRA, Hugo Monteiro-
dc.date.accessioned2018-09-21T14:29:52Z-
dc.date.issued2017-05-30-
dc.identifier.citationSENA, Getúlio Neves. O prescrito e o vivido na formação de oficiais militares estaduais : tensões sob a ótica do currículo. 2017. 103 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação Associado em Educação, Culturas e Identidades) - Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife.por
dc.identifier.urihttp://www.tede2.ufrpe.br:8080/tede2/handle/tede2/7587-
dc.description.resumoA política de Formação dos Bombeiros Militares em Pernambuco está alinhada com a política da Secretaria Nacional de Segurança Pública (SENASP), órgão vinculado ao Ministério da Justiça e que visa o desenvolvimento de uma política de formação em segurança pública com cidadania, focando, principalmente, a temática de promoção dos direitos humanos. Partindo desse princípio, no ano de 2003 foi elaborado pela SENASP um documento denominado Matriz Curricular Nacional, com o objetivo de estabelecer padrões mínimos para a formação dos agentes de segurança pública. Já em 2005, tal documento foi revisado, incorporando-se ao mesmo as Diretrizes Pedagógicas para as atividades formativas dos profissionais da área de segurança pública e a Malha Curricular Nacional para as tais atividades. No entanto, a prática vivida nas escolas de formação se mostra diversa dos documentos curriculares oficiais. Assim, a presente pesquisa teve como objetivo, analisar as tensões e as possibilidades do currículo prescrito-vivido para o Curso de Formação de Oficiais Bombeiro Militar (CFO/BM) de Pernambuco, a partir da análise das bases teóricas que nortearam a construção do currículo, bem como a documentação, a legislação e as propostas pedagógicas que fundamentam o curso de formação, como também identificar as práticas pedagógicas que caracterizam o currículo vivido no CFO/BM através das representações de docentes e discentes sobre o currículo do CFO/BM. Como procedimentos metodológicos realizamos pesquisa bibliográfica e documental, entrevistas semiestruturadas com docentes e aplicamos questionários com os estudantes. A análise dos dados foi desenvolvida na perspectiva da análise de conteúdo (BARDIN, 1995), onde pudemos agrupar os dados obtidos em duas categorias: o distanciamento com a sociedade e a dissociação da teoria com a prática. Por outro lado, ficou evidenciado que a grande problemática do curso gira em torno de três grandes eixos que se interconectam: a falta de doutrina específica de formação no Corpo de Bombeiros Militar de Pernambuco, dificultando o delineamento das atividades a serem desenvolvidas por instrutores e coordenadores do curso em pauta; o distanciamento social em que ocorre o curso, o que faz com que os alunos não consigam vivenciar experiências significativas em torno da profissão que estão aprendendo e, consequentemente, não terem capacidade de estarem preparados para lidar com as situações reais que se apresentam no dia a dia de trabalho, sobretudo no trato com a população e com os seus subordinados; e a falta de conexão e contextualização dos conteúdos aprendidos durante o curso, fato que gera incompreensão e dificuldade de percepção na aprendizagem dos alunos.por
dc.description.abstractThe Military Firefighters Training policy in Pernambuco is in line with the policy of the National Secretariat of Public Security (SENASP), an agency linked to the Ministry of Justice and aimed at developing a policy of training in public safety with citizenship, focusing mainly on, the theme of promoting human rights. Based on this principle, a document called the National Curricular Matrix was prepared by SENASP in 2003 with the objective of establishing minimum standards for the training of public security agents. Already in 2005, this document was revised, incorporating to it the Pedagogical Guidelines for the training activities of professionals in the area of public safety and the National Curriculum for such activities. However, the practice lived in training schools shows different from the official curricular documents. Thus, the present research had as objective to analyze the tensions and possibilities of the prescribed curriculum-lived for the Training Course of Military Fire Officers (CFO / BM) of Pernambuco, based on the analysis of the theoretical bases that guided the construction of the curriculum, of the documentation, legislation and pedagogical proposals that underlie the training course, as well as to identify the pedagogical practices that characterize the curriculum lived in the CFO / BM through the representations of teachers and students about the curriculum of the CFO / BM. As methodological procedures we perform bibliographical and documentary research, semi-structured interviews with teachers and we will apply questionnaires with the students. Data analysis was developed from the perspective of content analysis (BARDIN, 1995), where we were able to group the data into two categories: distance from society and dissociation from theory to practice. On the other hand, it was evidenced that the great problem of the course revolves around three major interconnected axes: the lack of specific doctrine of formation in the Military Fire Brigade of Pernambuco, making it difficult to design the activities to be carried out by instructors and coordinators of the course in question; the social distancing in which the course occurs, which means that students are not able to experience meaningful experiences around the profession they are learning and, consequently, they are not able to be prepared to deal with the real situations that present themselves on the day to day. Day of work, especially in dealing with the population and their subordinates; and the lack of connection and contextualization of the contents learned during the course, a fact that generates misunderstanding and difficulty of perception in the students' learning.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Mario BC (mario@bc.ufrpe.br) on 2018-09-21T14:29:52Z No. of bitstreams: 1 Getulio Neves Sena.pdf: 13151611 bytes, checksum: 824aac99644ce90a7ec509ce1967039b (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-09-21T14:29:52Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Getulio Neves Sena.pdf: 13151611 bytes, checksum: 824aac99644ce90a7ec509ce1967039b (MD5) Previous issue date: 2017-05-30eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural de Pernambucopor
dc.publisher.departmentUFRPE - FUNDAJpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFRPEpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação Associado em Educação, Culturas e Identidadespor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectFormação de oficiaispor
dc.subjectBombeiro militarpor
dc.subjectCurrículopor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titleO prescrito e o vivido na formação de oficiais militares estaduais : tensões sob a ótica do currículopor
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação, Culturas e Identidades

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