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Tipo do documento: Dissertação
Título: Práticas de memória social a partir da parceria museu-escola- comunidade
Autor: FRANÇA, Isabelle dos Santos 
Primeiro orientador: TAVARES, Maurício Antunes
Primeiro membro da banca: TAVARES, Maurício Antunes
Segundo membro da banca: RODRIGUES, Cibele Maria Lima
Terceiro membro da banca: MESQUITA, Rui Gomes de Mattos de
Resumo: Os processos de conservação da memória estão comumente atrelados aos espaços museais, conhecidos por preservar e expor acervos que procuram dar conta dos principais elementos socioculturais que representam os diversos grupos sociais. Nos últimos anos, há a consolidação da aproximação dos museus ao ambiente escolar de forma a construir, em conjunto, mecanismos metodológicos que possibilitam maior abrangência do campo de conhecimento dos estudantes em relação aos diversos saberes. Nesse sentido, esta dissertação apresenta as possibilidades de construção de saberes a partir da aproximação da escola com a comunidade onde está inserida através de um projeto de memória social desenvolvido em parceria com o museu. Num primeiro momento, o conceito de Memória é apresentado a partir das perspectivas da História Oral e da Museologia. Posteriormente, a relação Museu-Escola é abordada levando em consideração que tanto o Museu quanto a Escola são lugares de produção, sistematização e propagação das memórias e modos de vida das sociedades. Esse processo de estreitamento entre Escola e Museu a partir dos estudos de memória é apresentado a partir do estudo de caso da implantação do Projeto Memória Social na Escola no ano de 2015, onde a comunidade escolar, junto à equipe técnica do Museu do Homem do Nordeste, procura construir coletivamente uma metodologia de trabalho que aproxime a escola da comunidade onde está inserida, através do desenvolvimento de projetos que procuram compreender os mais variados aspectos da comunidade, dando visibilidade aos processos de memória ali existentes. Os conceitos apresentados ao longo da dissertação são abordados a partir da execução do referido Projeto especificamente nas comunidades de Mercês e Massangana, localizadas na área rural do município do Cabo de Santo Agostinho, Pernambuco. Durante a pesquisa ficou evidenciada a influência do passado colonial da região, da economia escravocrata e açucareira, das modificações recentes na ocupação territorial e novos modelos econômicos na organização espacial e social dessas comunidades e o reflexo dessas questões na dinâmica dos estudantes participantes do Projeto. Além disso, as aulas de campo, com realização de entrevistas com moradores das comunidades, aproximou os mais velhos das crianças no processo de construção de conhecimento e no (re) conhecimento das histórias antes desconhecidas das localidades onde os estudantes vivem e onde a escola está inserida. A aproximação da escola com o museu também possibilitou aos estudantes novas experiências educacionais a partir do acesso a diversos espaços expositivo-culturais e aos docentes participantes do Projeto acesso às novas possibilidades pedagógicas para abordagem dos conteúdos programáticos escolares.
Abstract: The processes of memory conservation are commonly linked to museum spaces, known for preserving and exposing collections that represent the main socio-cultural elements of various social groups. In recent years, there has been a consolidation of the approach of museums to the environment to elaborate, jointly, methodological mechanisms that allow greater comprehensiveness of the field of knowledge of students in relation to the different knowledge. In this sense, this dissertation presents the possibilities of building knowledge from the approach of the school with the community where it is inserted through a project of social memory developed in partnership with the museum. At first, the concept of Memory is presented from the perspectives of Oral History and Museology. Subsequently, the Museum-School relationship is approached taking into account that both the Museum and the School are places of production, systematization and propagation of the memories and ways of life of societies. This process of narrowing between School and Museum from the memory studies is presented from the case study of the implementation of the Social Memory Project in School in 2015, where the school community, together with the technical staff of the Museum of the Northeast Man (Museu do Homem do Nordeste) , collectively elaborates a methodology of work that approaches the school of the community where it is inserted, through the development of projects that aim to understand the most varied aspects of the community, giving visibility to the existing memory processes. The concepts presented throughout the dissertation are approached from the execution of said Project specifically in the communities of Mercês and Massangana, located in the rural area of the municipality of Cabo de Santo Agostinho, Pernambuco. During the research the influence of the colonial past of the region, the slave and sugar economy, the recent modifications in the territorial occupation and new economic models in the spatial and social organization of these communities and the reflection of these questions on the dynamics of the students participating in the Project were evidenced. In addition, the outdoor classes, conducted interviews with community dwellers, brought the elders closer to the children in the process of building knowledge and recognizing the previously unknown histories of the places where students live and where the school is located. The approach of the school with the museum also allowed the students new educational experiences from the access to several exhibition spaces and the teachers participating in the Project access to the new pedagogical possibilities to approach the school.
Palavras-chave: Memória social
Museu
Escola
Comunidade
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal Rural de Pernambuco
Sigla da instituição: UFRPE
Departamento: UFRPE - FUNDAJ
Programa: Programa de Pós-Graduação Associado em Educação, Culturas e Identidades
Citação: FRANÇA, Isabelle dos Santos. Práticas de memória social a partir da parceria museu-escola- comunidade. 2017. 89 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Controladoria) - Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.tede2.ufrpe.br:8080/tede2/handle/tede2/7585
Data de defesa: 29-Ago-2017
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação, Culturas e Identidades

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