Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.tede2.ufrpe.br:8080/tede2/handle/tede2/7577
Tipo do documento: Dissertação
Título: O sentido de ser jovem e a experiência religiosa em uma escola de ensino médio em um município da região canavieira de Pernambuco
Autor: OLIVEIRA, Marlon Anderson de 
Primeiro orientador: TAVARES, Maurício Antunes
Primeiro membro da banca: TAVARES, Maurício Antunes
Segundo membro da banca: BURITY, Joanildo de Albuquerque
Terceiro membro da banca: BOTELHO, Denise Maria
Resumo: Este trabalho é uma dissertação acerca da relação entre os jovens e a diversidade religiosa presente no espaço escolar. Nosso objeto de estudo centra-se no seguinte problema: compreender as relações entre as formas de vivenciar a juventude e as experiências religiosas manifestadas no espaço escolar, a partir da realidade observada entre os estudantes do 3º ano de uma escola de Ensino Médio em um, município da região canavieira de Pernambuco. O objetivo deste estudo é entender como as experiências religiosas manifestadas no espaço escolar dão sentido a condição juvenil destes estudantes. A pesquisa contribui para o debate acerca das questões sobre religiosidade em escolas públicas considerando que esta, mesmo sendo um espaço laico, abriga práticas sociais em que se manifestam a diversidade cultural e religiosa dos sujeitos que nela transitam. Nosso aporte teórico para a compreensão dessa realidade articula os conceitos de juventudes, experiência e diversidade religiosa a partir de perspectivas analíticas que privilegiam o enfoque das relações e processos relacionais, iluminando os caminhos da diversidade e complexidade no estudo das sociedades. A metodologia que aplicamos, com o uso de grupos de discussões e entrevistas individuais, possibilitou-nos compreender aspectos significativos dessa relação. Os resultados apontam que a religiosidade é marcada por sentimentos de pertença e identificação entre os pares, e esses sentimentos e modos de identificação são influenciados pela religiosidade, que, como se verá, tanto serve à demarcação das diferenças entre os jovens, quanto à identificação do “comum” na condição juvenil. Desta forma, o sentido de ser jovem destes estudantes atrela-se as suas pertenças em determinadas circunstâncias, e em outras não ou não, predominando um sentimento de respeito à diversidade, contudo, tendo a escola como um espaço legitimado para a manifestação pública destas experiências religiosas.
Abstract: This work is a thesis about the teenagers and religious experience on the school space. We know that in this context of significant changes and appearing of new themes, is the moment that we insert our studies object. The relation that are around the youth are object of analyze in a lot of areas of knowledge, between then, the education. The teenagers are a significant part of population that give to the search universe , representations , styles , behavior, processes , choices , breaks and permanencies that sharpen the look and curiosity of the researchers . Our study object is focused on : Understand the religious relationship found on the school space . Thinking about what the literature says about the youthful relation in the sense that, representations and the imaginary that constitute the learning of the teens, extrapolates what is proposed in the curriculum, having relation with others areas of religious experience and information, this study has the focus on how to examine how the religious experience of teens is present on constitution of their relation and dynamic of interaction with the school space that they transit.
Palavras-chave: Juventude
Diversidade religiosa
Escola
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal Rural de Pernambuco
Sigla da instituição: UFRPE
Departamento: UFRPE - FUNDAJ
Programa: Programa de Pós-Graduação Associado em Educação, Culturas e Identidades
Citação: OLIVEIRA, Marlon Anderson de. O sentido de ser jovem e a experiência religiosa em uma escola de ensino médio em um município da região canavieira de Pernambuco. 2018. 107 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação Associado em Educação, Culturas e Identidades) - Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.tede2.ufrpe.br:8080/tede2/handle/tede2/7577
Data de defesa: 28-Fev-2018
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação, Culturas e Identidades

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Marlon Anderson de Oliveira.pdfDocumento principal841,39 kBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.