Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.tede2.ufrpe.br:8080/tede2/handle/tede2/7541
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorMARQUES, Eddie Raoni de Lima-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6490195424071826por
dc.contributor.advisor1VASCONCELOS, Yumara Lúcia-
dc.contributor.referee1VASCONCELOS, Yumara Lúcia-
dc.contributor.referee2CALLADO, Antônio André Cunha-
dc.contributor.referee3MORAES FILHO, Rodolfo Araújo de-
dc.date.accessioned2018-09-11T13:36:57Z-
dc.date.issued2018-02-23-
dc.identifier.citationMARQUES, Eddie Raoni de Lima. Métodos de ensino aplicados em disciplinas do curso de ciências contábeis com ênfase gerencial : uma análise da efetividade ante os objetivos da aprendizagem. 2018. 90 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Controladoria) - Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife.por
dc.identifier.urihttp://www.tede2.ufrpe.br:8080/tede2/handle/tede2/7541-
dc.description.resumoEntendendo a importância de estudar o processo de ensino-aprendizagem na área de Ciências Contábeis, uma vez que ele é pressionado a evoluir, em decorrência do ambiente de transformações em que está inserido, trazendo como demanda a necessidade de uma formação adequada, a proposta central desta pesquisa foi analisar a percepção de alunos e professores em relação à efetividade dos métodos de ensino empregados no desenvolvimento das disciplinas gerenciais, relacionando esses métodos com outras variáveis (aprendizagem significativa, neurociência na educação, estilos de aprendizagem). Para isso, neste estudo qualitativo, de objetivos exploratório-descritivos, aplicou-se o método de análise de conteúdo a partir das entrevistas, questionário e observações, identificando a realidade do processo de ensino-aprendizagem no curso de Ciências Contábeis de uma instituição de ensino superior da cidade de Caruaru-PE. Os resultados evidenciaram que na percepção dos alunos e professores os métodos que deveriam ser mais utilizados são aqueles que trazem a realidade profissional mais pra perto do aluno, como as visitas técnicas, aulas em laboratório e estudos de caso. Além disso, o estudo mostra que nem sempre os professores conseguirão atender aos estilos de aprendizagem de forma a garantir a aprendizagem da maioria dos alunos. Dessa forma, o ideal seria buscar um “estilo médio de aprendizagem” entre os discentes, ou efetuar “ajustes” nos métodos já existentes, de forma a propiciar o atendimento aos diversos estilos de aprendizagem. Por fim, os dados analisados, além de ratificar a complexidade que é o processo de aprendizagem, deram origem a sete teorias substantivas que oferecem entendimentos convergentes sobre o fenômeno investigado.por
dc.description.abstractUnderstanding the importance of studying the teaching-learning process in the field of accounting sciences, since it is pressured to evolve, as a result of the environment of transformations in which it is inserted, bringing as demand the need for a training appropriate, the central proposal of this research was to analyze the perception of students and teachers in relation to the effectiveness of the teaching methods employed in the development of the managerial disciplines, relating these methods with other variables (learning Significant, neuroscience in education, learning styles). For this, in this qualitative study, of exploratorydescriptive objectives, the method of analysis of content was applied from the interviews, questionnaire and observations, identifying the reality of the teaching-learning process in the course of science Accounting of a higher education institution in the city of Caruaru-PE. The results showed that, in the perception of students and teachers, the methods that should be used most are those that bring the professional reality closer to the student, such as technical visits, laboratory classes and case studies. In addition, the study shows that teachers will not always be able to meet the learning styles, in order to ensure the learning of most students. In this way, the ideal would be to seek an "average learning style" between the students or make "adjustments" in the existing methods, in order to provide the attendance to the different learning styles. Finally, the data analyzed, in addition to ratifying the complexity of the learning process, gave rise to seven substantive theories that offer convergent understanding of the investigated phenomenon.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Mario BC (mario@bc.ufrpe.br) on 2018-09-11T13:36:57Z No. of bitstreams: 1 Eddie Raoni de Lima Marques.pdf: 2577939 bytes, checksum: 22a817c64df06e4e38808840ae90e8bc (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-09-11T13:36:57Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Eddie Raoni de Lima Marques.pdf: 2577939 bytes, checksum: 22a817c64df06e4e38808840ae90e8bc (MD5) Previous issue date: 2018-02-23eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural de Pernambucopor
dc.publisher.departmentDepartamento de Administraçãopor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFRPEpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Controladoriapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEnsino-aprendizagempor
dc.subjectCiências contábeispor
dc.subject.cnpqADMINISTRACAO::CIENCIAS CONTABEISpor
dc.titleMétodos de ensino aplicados em disciplinas do curso de ciências contábeis com ênfase gerencial : uma análise da efetividade ante os objetivos da aprendizagempor
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Mestrado em Controladoria

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Eddie Raoni de Lima Marques.pdfDocumento principal2,52 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.