Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.tede2.ufrpe.br:8080/tede2/handle/tede2/7531
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSIQUEIRA, João Paulo Simões de-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0739119008517320por
dc.contributor.advisor1ARRAZOLA, Laura Susana Duque-
dc.contributor.referee1FERNANDES, Raquel de Aragão Uchôa-
dc.contributor.referee2ROCHA, Maria Alice Vasconcelos-
dc.contributor.referee3ROCHA, Maria Eduarda da Mota-
dc.date.accessioned2018-09-10T14:10:34Z-
dc.date.issued2016-08-24-
dc.identifier.citationSIQUEIRA, João Paulo Simões de. O contrato por adesão como componente constitutivo da mercadoria na sociedade de consumo massificado. 2016. 112 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Consumo, Cotidiano e Desenvolvimento Social) - Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife.por
dc.identifier.urihttp://www.tede2.ufrpe.br:8080/tede2/handle/tede2/7531-
dc.description.resumoA presente dissertação e a pesquisa em que se sustenta, fundamentam-se na perspectiva de interdisciplinaridade e abordam questões referentes ao contrato por adesão não como um instituto estritamente jurídico, mas também e principalmente como um elemento econômico, social e histórico, que participa da dialética da mercadoria. Objetivou entender como essa forma de contratação, fundamental na sociedade de consumo massificado, constitui um componente da mercadoria ofertada na sociedade contemporânea. Além da revisão bibliográfica, realizaram-se entrevistas, de caráter qualitativo, bem como a análise de quatro contratos por adesão reais ofertados ao público. Foram entrevistados/as um total de 20 consumidores, de ambos os sexos, processo que teve como objetivo analisar o real entendimento desses consumidores/as acerca do contrato por adesão. Ademais, todo o processo de apreensão e compreensão dos temas aqui tratados, além das aproximações do objeto de pesquisa, foram alicerçados na perspectiva da dialética da totalidade sob as diretrizes da teoria do Fetichismo da Mercadoria apresentada por Karl Marx, o que permitiu trazer nos resultados da pesquisa uma contribuição relevante ao entendimento da atuação e do real papel dessa forma de contratação como elemento constitutivo da mercadoria na sociedade de consumo hodierna.por
dc.description.abstractThe current dissertation and research that supports, are based in the interdisciplinarity perspective and address issues relating to the adhesion contract not as a strictly legal institute, but also and primarily as an economic, social and historical element, which is a part of merchandise dialetics. The objective of this study to understand how this form of contract in the consumer massive society, constitutes a part of the goods offered in contemporary society. Over to the bibliographical review, makes interviews on a qualitative nature, and make analysis of four real contracts offered to the public. Interviews were held with the total of twenty consumers, of both sexes, a process which aimed to analyze the real understanding of these consumers about the adhesion contracts. In addition, the entire apprehension and understanding process of the themes treated here, besides the approximations of the object of research were grounded in the perspective of the dialectic of totality under the guidelines of the theory of fetishism, presented by Karl Marx, which allowed to bring in the search results a relevant contribution to the understanding the action and the real function of this kind of contract as a constitutive element of the goods in the consumer society today.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Mario BC (mario@bc.ufrpe.br) on 2018-09-10T14:10:34Z No. of bitstreams: 1 Joao Paulo Simoes de Siqueira.pdf: 969146 bytes, checksum: 1e1fd84f93594454ef03334b8fa950b8 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-09-10T14:10:34Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Joao Paulo Simoes de Siqueira.pdf: 969146 bytes, checksum: 1e1fd84f93594454ef03334b8fa950b8 (MD5) Previous issue date: 2016-08-24eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural de Pernambucopor
dc.publisher.departmentDepartamento de Ciências Domésticaspor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFRPEpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Consumo, Cotidiano e Desenvolvimento Socialpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectContrato por adesãopor
dc.subjectSociedade de consumopor
dc.subjectMercadoriapor
dc.subject.cnpqCIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIA DOMESTICApor
dc.titleO contrato por adesão como componente constitutivo da mercadoria na sociedade de consumo massificadopor
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Mestrado em Consumo, Cotidiano e Desenvolvimento Social

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Joao Paulo Simoes de Siqueira.pdfDocumento principal946,43 kBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.