Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.tede2.ufrpe.br:8080/tede2/handle/tede2/7530
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorTOMAZ, Cícero José-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6849645053131146por
dc.contributor.advisor1FERNANDES, Raquel de Aragão Uchôa-
dc.contributor.advisor-co1ROCHA, Maria Alice Vasconcelos-
dc.contributor.referee1ARRAZOLA, Laura Susana Duque-
dc.contributor.referee2AQUINO, Rosa Maria de-
dc.contributor.referee3BARROS, Marcos Alexandre de Melo-
dc.date.accessioned2018-09-10T13:14:01Z-
dc.date.issued2016-05-20-
dc.identifier.citationTOMAZ, Cícero José. Sociedade de consumo e juventude: uma análise a partir das práticas de consumo e identidade dos jovens vinculados ao Fundo de Financiamento Estudantil - FIES. 2016. 138 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Consumo, Cotidiano e Desenvolvimento Social) - Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife.por
dc.identifier.urihttp://www.tede2.ufrpe.br:8080/tede2/handle/tede2/7530-
dc.description.resumoEsta pesquisa teve como objetivo analisar as relações sobre sociedade de consumo e juventude. O recorte se deu nos jovens de baixa renda, que utilizam o programa de financiamento estudantil público FIES – Fundo de Financiamento Estudantil em Instituição de Ensino Superior – IES, localizada na Região Metropolitana do Recife – PE. Autores como Baudrillard, Bauman e Featherstone caracterizaram a sociedade atual como uma Sociedade de Consumo. O termo expressa relações massificadas entre indivíduos, mediadas pelo consumo e mercado, tidos como definidores de identidades na pós-modernidade. As análises sobre a Sociedade de Consumo ao remeterem à identidade, revelam vários elementos da ordem do simbólico em uma realidade considerada pós-moderna. As diferentes abordagens em relação a este fenômeno tendem a assumir percepções que vinculam diversos sujeitos a um campo comum, através dos produtos e serviços consumidos. Nesta perspectiva foram analisados diferentes grupos de jovens, dentre eles, consumidores ávidos por ampliação de sua rede de filiação através da aquisição de diferentes itens no mercado. A pesquisa de natureza qualitativa e não probabilística, foi realizada através das técnicas de grupo focal. Pela técnica foi possível identificar elementos para análise das seguintes questões: 1. De que modo o mercado influencia as práticas de consumo dos jovens de baixa renda que utilizam programas de financiamento estudantil? 2. Existe uma relação estabelecida entre identidade e prática de consumo nos jovens de baixa renda? 3. De que modo a cultura do consumo e o mercado criam identidades coletivas entre os jovens das classes consideradas de baixa renda? O presente estudo analisou as relações entre sociedade, cultura de consumo, classes e juventude. A investigação permitiu contribuir para futuros estudos sobre a dialética da sociedade de consumo através do conhecimento acerca da prática do consumo por jovens. As análises dos resultados comprovaram a importância e o papel significativo do consumo na vida em sociedade, em particular numa expressiva parcela desta sociedade que são os jovens estudantes trabalhadores pertencentes às classes consideradas de baixa renda, que ao buscarem a aquisição de bens e serviços, visam assegurar suas identidades e afiliação nos grupos com quais se fazem pertencentes.por
dc.description.abstractThis study aimed to analyze the relationship between consumer society and youth. The focus was on young people from low-income families, who use student public funding programs as FIES-Student Financing Fund in institution of high education/universities, located in the metropolitan region of Recife-PE. Authors such as Baudrillard, Bauman and Featherstone characterized the current society as a consumer society. The term expresses relationships between individuals, mediated by mass consumption and market, taken as defining keys for identity in Post modernity. The analysis of the consumer society referred to identity, revealed various elements of symbolic order in a postmodern considered reality. The different approaches towards this phenomenon tend to take perceptions that link various subjects to a common field, through the products and services consumed. From this point of view, different groups of young people were analyzed, among others, consumers eager for expansion of its network affiliation through the acquisition of different items on the market. This research based on qualitative methods and non-probability nature, was carried out through focus group techniques. It was possible to identify elements for analysis of the following issues: 1. How does market influence the consumption practices of young people from low-income education funding programs? 2. Is there a relationship between identity and consumer practice in young people from low-income families? 3. How do consumer culture and market creates collective identity among the young people of the low-income classes? The present study examined the relationships between society, consumer culture, classes and youth. This research contributes for future studies adopting the dialectic approach of the consumer society through knowledge about the practice of consumption by young people. The analysis of the results showed the importance and the significant role of consumption in life within society, in particular within a significant portion of this society who are young students and workers belonging to low-income classes, that to pursue the acquisition of goods and services, aim to ensure their identity and affiliation with the groups in which they are belonging.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Mario BC (mario@bc.ufrpe.br) on 2018-09-10T13:14:01Z No. of bitstreams: 1 Cicero Jose Tomaz.pdf: 2334434 bytes, checksum: 44ad21fa2289e9aab99bf66a61c5fb29 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-09-10T13:14:01Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Cicero Jose Tomaz.pdf: 2334434 bytes, checksum: 44ad21fa2289e9aab99bf66a61c5fb29 (MD5) Previous issue date: 2016-05-20eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural de Pernambucopor
dc.publisher.departmentDepartamento de Ciências Domésticaspor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFRPEpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Consumo, Cotidiano e Desenvolvimento Socialpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectSociedade de consumopor
dc.subjectJuventudepor
dc.subjectIdentidadepor
dc.subject.cnpqCIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIA DOMESTICApor
dc.titleSociedade de consumo e juventude: uma análise a partir das práticas de consumo e identidade dos jovens vinculados ao Fundo de Financiamento Estudantil - FIESpor
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Mestrado em Consumo, Cotidiano e Desenvolvimento Social

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Cicero Jose Tomaz.pdfDocumento principal2,28 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.