Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.tede2.ufrpe.br:8080/tede2/handle/tede2/7523
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorRABELO, Leonardo do Monte-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7704703970404912por
dc.contributor.advisor1ARRAZOLA, Laura Susana Duque-
dc.contributor.referee1SCOTT, Russell Perry-
dc.contributor.referee2LEÃO JÚNIOR, Fernando Pontual de Souza-
dc.contributor.referee3OLIVEIRA, Sandra Carolina Farias de-
dc.date.accessioned2018-09-06T16:57:04Z-
dc.date.issued2016-08-26-
dc.identifier.citationRABELO, Leonardo do Monte. O automóvel e a identidade masculina de gênero. 2016. 56 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Consumo, Cotidiano e Desenvolvimento Social) - Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife.por
dc.identifier.urihttp://www.tede2.ufrpe.br:8080/tede2/handle/tede2/7523-
dc.description.resumoA presente dissertação teve por objeto de estudo as relações entre o automóvel como objeto do desejo afirmativo da masculinidade. Inspirado na teorização de Joan Scott (1989) sobre o gênero como categoria útil de análise partiu-se do pressuposto teórico que percepções fundamentais constitutivas das identidades sociais históricas do masculino e do feminino, exprimem-se em determinados objetos de consumo percebidos social e culturalmente como associados ao masculino e outros ao feminino, segundo a sociedade histórica, caso da sociedade nordestina de consumo contemporânea. O objetivo da pesquisa consistiu em compreender no discurso dos consumidores a influência de elementos da masculinidade na compra do carro enquanto objeto de desejo. Para isto, foram realizadas entrevistas semiestruturadas com usuários masculinos para captar e analisar no discurso dos mesmos a relação automóvel e masculinidade. Temática que pode ser considerada de grande importância para os estudos de consumo e suas imbricações com as relações de gênero envolvendo particularmente o gênero masculino. Além da escassez de estudos do gênero masculino no nordeste brasileiro. As análises sugerem uma relação entre o consumo/ desejo pela posse / uso do carro e o masculino, sendo mediado por alguns fatores como as vivencias masculinas na infância.por
dc.description.abstractThis dissertation has as object of study the relationship between the automobile, as an object of desire for consumption, and masculinity. Inspired by theorizing Joan Scott (1989) on gender as a useful category of analysis started with the theoretical assumption that there are fundamental perceptions of constitutive genre of historical social identities of man and woman, male and female, that accrue in certain social consumer goods and culturally perceived as male or female, according to the historical society. If the contemporary consumer’s society. Their goal was to understand the speech of consumers to influence elements of masculinity in the purchase of the car as an object of desire. For this purpose were conducted semi-structured interviews with male users to capture and analyze the discourse of the same in relation to their consumption practices and symbolic of masculinity in cars. Theme that can be considered of great importance for studies of consumption and their overlaps with gender relations particularly involving males, in addition to the marked absence in gender studies in the Brazilian Northeast; Considered a relevant issue in the dynamics of consumer culture in contemporary capitalist society. The analysis suggests a relationship between the consumption / desire for possession / car use and male being mediated by factors such as the livings men in childhood.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Mario BC (mario@bc.ufrpe.br) on 2018-09-06T16:57:04Z No. of bitstreams: 1 Leonardo do Monte Rabelo.pdf: 1203971 bytes, checksum: b3c6c476a422ae0b8588e18ce4d5c022 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-09-06T16:57:04Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Leonardo do Monte Rabelo.pdf: 1203971 bytes, checksum: b3c6c476a422ae0b8588e18ce4d5c022 (MD5) Previous issue date: 2016-08-26eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural de Pernambucopor
dc.publisher.departmentDepartamento de Ciências Domésticaspor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFRPEpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Consumo, Cotidiano e Desenvolvimento Socialpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectGêneropor
dc.subjectMasculinidadepor
dc.subjectConsumopor
dc.subjectAutomóvelpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIA DOMESTICApor
dc.titleO automóvel e a identidade masculina de gêneropor
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Mestrado em Consumo, Cotidiano e Desenvolvimento Social

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Leonardo do Monte Rabelo.pdfDocumento principal1,18 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.