Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.tede2.ufrpe.br:8080/tede2/handle/tede2/7519
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorNUNES, Rita de Cássia-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8520855024189348por
dc.contributor.advisor1ROCHA, Maria Alice Vasconcelos-
dc.contributor.referee1CABRAL, Romilson Marques-
dc.contributor.referee2CORRÊA, Maria Iraê de Souza-
dc.contributor.referee3CAMARGO, Andrea Barbosa-
dc.date.accessioned2018-09-05T14:42:17Z-
dc.date.issued2017-02-10-
dc.identifier.citationNUNES, Rita de Cássia. Roupa predileta x roupa encostada : investigação sobre emoções e o ciclo de vida das roupas na cultura consumista. 2017. 146 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Consumo, Cotidiano e Desenvolvimento Social) - Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife.por
dc.identifier.urihttp://www.tede2.ufrpe.br:8080/tede2/handle/tede2/7519-
dc.description.resumoEsta pesquisa tem caráter interdisciplinar, apoiando-se principalmente nas áreas de design, da moda, das ciências sociais e da antropologia, no sentido de amplificar a compreensão do processo significativo do consumo de vestuário-moda. Objetivou-se compreender como o consumo de vestuário-moda está associado às experiências emocionais, compreendendo as emoções a partir das lentes da antropologia das emoções (KOURY, 2006). Utilizamos as categorias de roupa predileta e encostada (ROCHA, 2009) para investigarmos as emoções associadas e evocadas através do vestuário-moda. Para tal, definiu-se um corpus formado por mulheres entre 35-44 anos, residentes na cidade do Recife e que se percebessem como consumidoras ativas/interessadas em moda. Desenvolveu-se uma pesquisa qualitativa, com entrevistas em profundidade e observação participante com dez mulheres, resultando em narrativas que expunham a complexidade dos fenômenos da moda e do consumo, e mais ainda, a ideia de que o consumo de vestuário-moda está estritamente relacionado às experiências emocionais. A evocação de uma memória, uma emoção, a criação de uma identidade ou quaisquer outras emoções, são resultados direto do consumo de vestuário-moda e, ao mesmo tempo, refletem aspectos culturais arraigados na nossa constituição social.por
dc.description.abstractThis research has an interdisciplinary character, being based mainly in the areas of design, fashion, social sciences and anthropology, in order to amplify the understanding of the significant process of consumption of clothing-fashion. The objective of this study was to understand how fashion-clothing consumption is associated with emotional experiences, including emotions from the lenses of anthropology of emotions (KOURY, 2006). We use the categories of favorite and lean clothing (ROCHA, 2009) to investigate the emotions associated and evoked through clothing-fashion. For that, a corpus was defined as women between 35-44 years of age, living in the city of Recife and perceiving themselves as active consumers / interested in fashion. A qualitative research was developed with in-depth interviews and participant observation with ten women, resulting in narratives that exposed the complexity of fashion and consumption phenomena, and even more, the idea that the consumption of clothing-fashion is strictly related the emotional experiences. The evocation of a memory, an emotion, the creation of an identity or any other emotions, are direct results of the consumption of clothing-fashion and, at the same time, reflect cultural aspects rooted in our social constitution.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Mario BC (mario@bc.ufrpe.br) on 2018-09-05T14:42:17Z No. of bitstreams: 1 Rita de Cassia Nunes.pdf: 3263239 bytes, checksum: 757cba3b89c8af9c23a0339dc43c32e8 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-09-05T14:42:17Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Rita de Cassia Nunes.pdf: 3263239 bytes, checksum: 757cba3b89c8af9c23a0339dc43c32e8 (MD5) Previous issue date: 2017-02-10eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural de Pernambucopor
dc.publisher.departmentDepartamento de Ciências Domésticaspor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFRPEpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Consumo, Cotidiano e Desenvolvimento Socialpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectConsumismopor
dc.subjectVestuáriopor
dc.subjectModapor
dc.subject.cnpqCIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIA DOMESTICApor
dc.titleRoupa predileta x roupa encostada : investigação sobre emoções e o ciclo de vida das roupas na cultura consumistapor
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Mestrado em Consumo, Cotidiano e Desenvolvimento Social

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Rita de Cassia Nunes.pdfDocumento principal3,19 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.