Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.tede2.ufrpe.br:8080/tede2/handle/tede2/7496
Tipo do documento: Dissertação
Título: Síntese proteica : um estudo sobre a formação de conceitos
Autor: ARCANJO, Jacineide Gabriel 
Primeiro orientador: LEÃO, Ana Maria dos Anjos Carneiro
Primeiro coorientador: JÓFILI, Zélia Maria Soares
Primeiro membro da banca: SOUZA JUNIOR, Cláudio Galvão de
Segundo membro da banca: SANTIAGO, Mônica Maria Lins
Terceiro membro da banca: ROCHA, Marília França da
Quarto membro da banca: JÓFILI, Zélia Maria Soares
Resumo: No Ensino da Biologia existe uma grande dificuldade na articulação entre os macro e micro universos, dificultando o desenvolvimento de uma aprendizagem sistêmica e significativa. Este estudo teve como objetivo identificar as dificuldades na formação de conceitos relacionados à síntese protéica e testar a viabilidade de uma sequência didática utilizando jogos educativos, na tentativa de superar as dificuldades anteriormente apontadas. Na pesquisa foram utilizados diversos instrumentos didáticos (vídeo, mapa conceitual, jogos, situação-problema e dinâmicas de grupo) para favorecer a aprendizagem dos conceitos abstratos de biologia envolvidos no estudo. Dentro dessa perspectiva, “os anabolizantes” foram utilizados como tema contextualizador e foram evidenciados em cada etapa do processo de formação dos conceitos estudados, tentando minimizar a distância entre os universos envolvidos. A pesquisa foi realizada com alunos (8º período) do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas. O estudo evidenciou que: (a) os licenciandos ainda apresentam uma visão desarticulada, não conseguindo relacionar as partes com o todo; (b) e que um trabalho numa abordagem sistêmica e contextualizada pode propiciar uma melhor compreensão dos conceitos. Diante desses resultados cabe a reflexão sobre a necessidade de repensar a prática docente no ensino superior, propiciando aos licenciandos atividades contextualizadas para que se apropriem de forma significativa dos conceitos abstratos e possam introduzir mudanças na sua prática docente futura, com repercussões positivas na educação básica.
Abstract: It’s very difficult to link macro and micro universes concepts in Biology teaching-learning processes in order to develop a systemic view and a significant learning. The aim of this study was to identify the difficulties in forming concepts related to protein synthesis and test the feasibility of a teaching sequence using educational games to overcome previously identified difficulties. Some teaching tools (video, conceptual map, games, problem-solving and group interaction) were used to promote the learning of abstract concepts involved in the study of biology. The use of anabolics was highlighted at each stage of the related sequence in order to minimize the distance between the universes involved. The research was conducted with 8th stage students from an Undergraduate Course of Biological Sciences. The study showed that: (a) the undergraduates still had a disjointed view; (b) a contextualized and systemic approach can provide a better understanding of concepts. From these results we should to rethink the teaching practice in higher education, providing better contexts to teacher students activities. It probably will overcome their difficulties in develop a significant learn of abstract concepts as well as can contribute to introduce changes in their future teaching practice, with positive effects on basic education.
Palavras-chave: Ensino de biologia
Didática
Síntese proteica
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal Rural de Pernambuco
Sigla da instituição: UFRPE
Departamento: Departamento de Educação
Programa: Programa de Pós-Graduação em Ensino das Ciências
Citação: ARCANJO, Jacineide Gabriel. Síntese proteica : um estudo sobre a formação de conceitos. 2009. 131 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ensino das Ciências) - Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.tede2.ufrpe.br:8080/tede2/handle/tede2/7496
Data de defesa: 26-Ago-2009
Aparece nas coleções:Mestrado em Ensino das Ciências

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Jacineide Gabriel Arcanjo.pdfDocumento principal2,17 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.