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Tipo do documento: Dissertação
Título: Formação continuada semipresencial com professores de ciências : interlaçando caminhos entre os saberes docentes e as tecnologias de informação e comunicação
Autor: AGUIAR, Josefa de Abreu 
Primeiro orientador: SILVA, Suely Alves da
Primeiro coorientador: LEÃO, Marcelo Brito Carneiro
Primeiro membro da banca: SOUZA, Sandra Rodrigues de
Segundo membro da banca: LIMA, Analice de Almeida
Terceiro membro da banca: LEÃO, Marcelo Brito Carneiro
Resumo: A presente pesquisa faz uma investigação acerca de uma formação continuada semipresencial com professores de Ciências das séries finais do ensino fundamental da rede municipal da cidade de Orobó/PE, buscando fazer uma análise da real necessidade dos professores enquanto participantes de uma formação continuada semipresencial. A investigação adotou uma perspectiva qualitativa e uma abordagem do tipo estudo de caso. Para a construção dos dados, utilizamos como instrumento num primeiro momento um questionário semiestruturado e num segundo momento uma formação continuada semipresencial. A organização e a análise dos dados deram-se a partir da técnica de análise de conteúdo que nos permitiu categorizar as respostas elencadas pelos professores. O percurso metodológico foi constituído em duas etapas: uma exploratória que buscou analisar as concepções dos professores de Ciências das séries finais do ensino fundamental quanto ao uso das TIC e suas relações com a educação; e uma segunda etapa constituída de uma formação continuada semipresencial buscando analisar que saberes docentes são mobilizados pelos professores quando interagem durante essa formação. Analisando a primeira etapa, identificamos que os professores tem uma concepção equivocada a respeito da inserção das TIC na educação, vendo-a como solução para as dificuldades e melhorias no ensino-aprendizagem. Na segunda etapa, identificamos que os saberes docentes mais evidenciados são os saberes da experiência, mesmo após algumas reflexões durante a formação continuada, pois, conforme se percebe na análise dos dados, os saberes docentes dos professores das séries finais vêm se constituindo diante da prática diária do professor. Inferimos diante do contexto pesquisado que a formação inicial não contempla todos os saberes para a docência do ensino de Ciências, não subsidiando as reais necessidades do futuro professor, ficando este, a espera de formações continuadas que os possibilitem uma docência mais fundamentada levando-os a refletirem sobre um ensino que desenvolva as questões da Ciência, tecnologia e sociedade. Diante deste contexto, sugerimos que o professor esteja sempre aberto a novas situações da docência, confrontando a reinterpretando seu próprio conhecimento em função do caráter dinâmico da ciência, sendo essa, o resultado de uma construção humana, por isso, passível de mudanças.
Abstract: Cette étude est une enquête sur une formation continue des professeurs de sciences mélangé avec des notes finales des écoles élémentaires de la ville de Orobo/PE, en cherchant à analyser les besoins réels des enseignants en tant que participants à une formation continue pour mélanger. La recherche a adopté une approche qualitative et une étude de cas. Pour la construction des données utilisées comme un instrument dans un premier temps un questionnaire semi-structuré et une seconde fois une formation continue pour mélanger. L'organisation et l'analyse des données a donné à l'aide de la technique d'analyse de contenu qui nous a permis de catégoriser les réponses énumérées par les enseignants. L'approche méthodologique a consisté en deux étapes: une recherche exploratoire étudie les conceptions des enseignants de sciences des notes finales de l'enseignement primaire dans l'utilisation des TIC et de sa relation à l'éducation, et une deuxième étape consistant en une formation mixte a continué à essayer d'analyser connaissances des enseignants qui sont mobilisés par les enseignants quand ils interagissent durant la formation. En regardant la première étape, nous avons identifié que les enseignants ont une idée fausse au sujet de l'intégration des TIC dans l'éducation, la voyant comme une solution aux difficultés et des améliorations dans l'enseignement et l'apprentissage. Dans la deuxième étape, nous avons constaté que les enseignants les connaissances sont la connaissance la plus évidente de l'expérience, même après quelques réflexions pour la formation continue, parce que, comme on peut le voir dans l'analyse des données, la connaissance de professeurs qui enseignent les classes supérieures ont été constitués sur la pratique enseignant quotidienne. Nous en déduisons à partir du contexte avant que la recherche initiale ne comprend pas toutes les connaissances pour l'enseignement de l'enseignement des sciences, ne subventionne pas les besoins réels des futurs enseignants, se présente, dans l'attente de la formation continue qui permettent à un corps professoral plus rationnelle qui les conduit à réfléchir sur une éducation qui développe les questions de science, technologie et société. Compte tenu de ce contexte, nous suggérons que l'enseignant est toujours ouvert à de nouvelles situations d'enseignement, face à réinterpréter leurs propres connaissances en fonction de la nature dynamique de la science, ce qui est le résultat d'une construction humaine, donc, sous réserve de modifications.
Palavras-chave: Formação continuada
Saber docente
Professor de ciências
Tecnologia da informação e comunicação
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal Rural de Pernambuco
Sigla da instituição: UFRPE
Departamento: Departamento de Educação
Programa: Programa de Pós-Graduação em Ensino das Ciências
Citação: AGUIAR, Josefa de Abreu. Formação continuada semipresencial com professores de ciências : interlaçando caminhos entre os saberes docentes e as tecnologias de informação e comunicação. 2012. 92 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ensino das Ciências) - Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.tede2.ufrpe.br:8080/tede2/handle/tede2/7492
Data de defesa: 30-Mai-2012
Aparece nas coleções:Mestrado em Ensino das Ciências

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