Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.tede2.ufrpe.br:8080/tede2/handle/tede2/7491
Tipo do documento: Dissertação
Título: O papel das interações sociais e atividades no processo de ensino-aprendizagem em aulas de química
Autor: NASCIMENTO, Juciene Moura do 
Primeiro orientador: AMARAL, Edenia Maria Ribeiro do
Primeiro membro da banca: SILVA, Márcia Gorette Lima da
Segundo membro da banca: BARBOSA, Rejane Martins Novais
Terceiro membro da banca: SANTIAGO, Mônica Maria Lins
Resumo: Este trabalho teve como objetivo realizar uma análise sobre o papel das interações sociais e atividades no processo de ensino-aprendizagem em aulas de química. Com isso, buscou investigar: como se constituem as interações aluno-aluno na sala de aula e como tais interações são influenciadas pela formação de grupos de trabalho mais ou menos eficientes; identificar características nos grupos que possam exercer influência em atividades realizadas de modo coletivo e na construção e reconstrução de conceitos de química e verificar possíveis diferenças de resultados entre atividades realizadas coletivamente na construção de significados para os conceitos em Química. Nesse sentido, apresenta discussões com base nas teorias sóciointeracionista de Vygotsky e Leontiev, suas implicações e abordagens nos diversos processos de construção de conceitos e desenvolvimento cognitivo. Destaca ainda contribuições teóricas sobre a formação de grupos de trabalho e sua influência na aquisição do conhecimento mediado, além de uma breve discussão sobre o conceito de atividade. São feitas colocações sobre as concepções dos alunos, sujeitos da pesquisa, acerca da relação entre as atividades por eles desempenhadas, as interações nos grupos de trabalho e a aprendizagem conceitual. O trabalho foi realizado a partir da observação e análise de uma intervenção didática feita em uma turma do primeiro ano na Escola Professor Ernesto Silva em Olinda. Foram observados doze alunos com faixa etária entre quinze e dezessete anos, os quais participaram em diferentes tipos de atividade em sala de aula, dentre as quais destacamos a leitura de texto, atividade experimental e aplicação de um jogo didático. Essas atividades foram realizadas coletivamente, registradas e analisadas considerando como relevantes a discussão e as interações entre os alunos durante toda a pesquisa e a relação que essas interações têm com as atividades propostas e aprendizagem conceitual de cada um. Os resultados apontaram para a importância do papel do outro na formação e aprendizagem dos conceitos científicos sugerindo uma reflexão acerca do papel da atividade dentro de um processo coletivo, cooperativo e interacionista de ensino-aprendizagem. Salientamos ainda que os resultados da pesquisa apontaram para a importância do papel do outro na construção e reconstrução dos conceitos científicos a relevância do papel da atividade coletiva como instrumento eficaz para o processo de ensino-aprendizagem.
Abstract: This study aimed to analyze the role of social interactions and activities in the teaching-learning process in chemistry classes. Therefore, we investigate: how to represent the student-student interactions in classrooms and how such interactions are influenced by the formation of working groups more or less efficient, identifying characteristics in the groups that may have influence on activities and in the construction and reconstruction of concepts of chemistry. Besides this, we verify different results between activities performed collectively in the construction of meanings for concepts in Chemistry. In this sense, we take into account sociocultural perspective presented by Vygotsky and Leontiev, and its implications and approaches in the various processes of construction of concepts and cognitive development. Also, we have highlighted theoretical contributions on the formation of working groups and their influence on the acquisition of mediated knowledge, starting from a brief discussion on the concept of activity. Placements are made on the conceptions of students, research subjects, about the relationship between the activities they performed, the interactions in the working groups and the learning process for chemistry concepts. The work was carried out from the observation and analysis of discursive dynamical when teachers and students are engaged in the classroom, at Public School Professor Ernesto Silva, on Olinda, PE, Brazil. We observed twelve students aged between fifteen and seventeen years, whose participated in different types of activity in the classroom, among which: reading text, practical work and an educational game. These activities were carried out collectively, recorded and analyzed considering as relevant to the discussion and interaction among students throughout the research and the relationship between these interactions and the proposed activities, considering possibilities of conceptual learning from each other. The results pointed to the importance of the interactions to make sense for scientific concepts, suggesting a reflection on the role of activity within a collective, cooperative and interactionist teaching-learning process.
Palavras-chave: Interação social
Ensino de química
Ensino-aprendizagem
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal Rural de Pernambuco
Sigla da instituição: UFRPE
Departamento: Departamento de Educação
Programa: Programa de Pós-Graduação em Ensino das Ciências
Citação: NASCIMENTO, Juciene Moura do. O papel das interações sociais e atividades no processo de ensino-aprendizagem em aulas de química. 2010. 127 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ensino das Ciências) - Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.tede2.ufrpe.br:8080/tede2/handle/tede2/7491
Data de defesa: 26-Fev-2010
Aparece nas coleções:Mestrado em Ensino das Ciências

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Juciene Moura do Nascimento.pdfDocumento principal909,8 kBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.