Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.tede2.ufrpe.br:8080/tede2/handle/tede2/7487
Tipo do documento: Dissertação
Título: Análise de tendências de pesquisa sobre a resolução de problemas em química
Autor: FERNANDES, Lucas dos Santos 
Primeiro orientador: CAMPOS, Angela Fernandes
Primeiro membro da banca: ALMEIDA, Maria Angela Vasconcelos de
Segundo membro da banca: AMARAL, Edenia Maria Ribeiro do
Terceiro membro da banca: BATINGA, Verônica Tavares Santos
Resumo: A resolução de problemas corresponde a uma linha de pesquisa relevante no campo da Didática das Ciências. As pesquisas relacionadas a essa temática têm despertado o interesse de muitos pesquisadores da área de Ensino de Ciências/Química, tendo em vista que vêm obtendo resultados satisfatórios em termos de aprendizagem dos alunos no que se refere à aquisição de conhecimentos conceituais, procedimentais e atitudinais e, além disso, no desenvolvimento de habilidades e competências. Esta pesquisa teve como objetivo caracterizar os estudos e analisar as tendências de pesquisa sobre a resolução de problemas no ensino de Química. Sob essa perspectiva, foram selecionados artigos científicos nacionais e internacionais, a partir de periódicos indexados ao Qualis da CAPES e estudos apresentados no 9º Congreso sobre Investigación en Didáctica de las Ciencias realizado na Espanha em 2013. As investigações foram analisadas em relação aos aspectos bibliográficos, teóricos e metodológicos. Ao total foram analisados setenta e três estudos (73), nos quais foram identificadas as seguintes tendências de pesquisa: (i)- a maior parte das pesquisas sobre a resolução de problemas em Química está orientada na linha de pesquisa que concebe esse processo como uma investigação; (ii)- a maioria dos estudos corresponde a pesquisas aplicadas; (iii)- os conteúdos químicos mais presentes nos estudos são estequiometria e equilíbrio químico; (iv)- as pesquisas utilizam metodologias qualitativas embora em alguns estudos tenham utilizado também técnicas quantitativas de análise. A partir da realização desta pesquisa busca-se contribuir para a divulgação das investigações sobre a resolução de problemas em Química no sentido de esclarecer os principais aspectos dessa linha de pesquisa da Didática das Ciências que apresenta potencial para promover o desenvolvimento cognitivo dos estudantes em diversos níveis de ensino.
Abstract: The problem solving corresponds to a line of relevant research in the field of Science Education. The research related to this topic has piqued the interest of many researchers in the field of Science Education/ Chemistry, considering that have obtained satisfactory results in terms of student learning in relation to conceptual, procedural and attitudinal knowledge and beyond addition, the development of skills and competencies. This study aimed to characterize the studies and analyze trends of research on problem solving in chemistry. From this perspective, scientific articles were selected national and international, from indexed journals Qualis CAPES and studies presented at the 9th Congress on Research in Didactics of Sciences, held in Spain in 2013. The investigations were analyzed in relation to bibliographic, theoretical and methodological aspects. In total seventy-three studies ( 73 ), in which the following research trends were identified were analyzed: ( i )- most of the current research on problem solving in chemistry is oriented in the line of research that conceives this process as an investigation; (ii )- most studies corresponding to applied research; (iii )- the chemical content present in most studies are stoichiometry and chemical equilibrium; (iv )- use qualitative research methodologies although some studies have also used quantitative analysis techniques. From this research we seek to contribute to the dissemination of research on problem solving in chemistry in order to clarify the main aspects of this line of research in Science Education with the potential to promote the cognitive development of students at various levels of teaching.
Palavras-chave: Resolução de problemas
Ensino de química
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal Rural de Pernambuco
Sigla da instituição: UFRPE
Departamento: Departamento de Educação
Programa: Programa de Pós-Graduação em Ensino das Ciências
Citação: FERNANDES, Lucas dos Santos. Análise de tendências de pesquisa sobre a resolução de problemas em química. 2014. 115 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ensino das Ciências) - Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.tede2.ufrpe.br:8080/tede2/handle/tede2/7487
Data de defesa: 24-Fev-2014
Aparece nas coleções:Mestrado em Ensino das Ciências

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Lucas dos Santos Fernandes.pdfDocumento principal1,02 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.