Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.tede2.ufrpe.br:8080/tede2/handle/tede2/7484
Tipo do documento: Dissertação
Título: Efeito fotoelétrico e sua história : recurso didático à luz da epistemologia de Thomas Kuhn
Autor: AMORIM, Marcelo Antonio 
Primeiro orientador: TENÓRIO, Alexandro Cardoso
Primeiro membro da banca: MOITA, Filomena Maria Gonçalves da Silva Cordeiro
Segundo membro da banca: MIRANDA, Antonio Carlos da Silva
Terceiro membro da banca: SUNDHEIMER, Michael Lee
Quarto membro da banca: FERREIRA, Helaine Sivini
Resumo: O objetivo deste trabalho é discutir as condições de instigar a inserção da Física Quântica no ensino médio por meio do emprego do efeito fotoelétrico e sua história como recurso didático. Com essa finalidade foram promovidos, entre alunos da 3a série do ensino médio, debates sobre os conflitos existentes a respeito da natureza da luz, radiação térmica e a interpretação de Einstein para o postulado de Planck. Com pouco formalismo matemático e dando ênfase ao caráter mais fenomenológico e conceitual, foram abordados conceitos de Física Quântica como: quantum, fóton e efeito fotoelétrico. Também foram realizados experimentos com materiais de baixo custo e de simulações através de softwares disponíveis na Internet para favorecer o entendimento dos assuntos abordados. Os avanços científicos e tecnológicos que ocorreram após o surgimento da Física Quântica foram analisados dentro de uma percepção crítica. A pesquisa foi realizada através de um minicurso numa escola pública do estado de Pernambuco, situada no município de Ipojuca. O desenvolvimento da aprendizagem dos alunos durante a pesquisa foi verificado através da análise qualitativa das respostas apresentadas no questionário de sondagem e no pós-teste. Os resultados obtidos dessa análise permitiram fazer considerações sobre as possibilidades de inserção da física quântica no ensino médio. Os estudos corroboram a ideia de que essa inserção poderia ser feita utilizando-se a via histórica e atividades experimentais, o que facilitará a mudança de paradigma.
Abstract: The aim of this work is discussing the conditions of prompting the insertion of Quantum Physics in the Senior High School through the use of the photoelectric effect and its history as a didactic resource. In order to achieve this goal, students of the third grade of the Senior High School have taken part in debates about different concepts of the nature of light, thermal radiation and Einstein’s understanding of Plank’s Theory. Quantum Physics concepts of quantum, photon and photoelectric effect have been approached emphasizing a more phenomenological view and not so much the mathematical formalism. Experiments have taken place using low cost materials and software simulations available in the internet to make it easier to the students the understanding of the processes. The scientific and technological advances that occurred after the emergence of Quantum Physics have been analyzed through a critical perspective. This research has taken place in a minicourse at a public school of the state of Pernambuco in the city of Ipojuca. The development of the learning process of the students during the research was checked through the qualitative analysis of the answers given by them to the questionnaire in the tests taken before and after the minicourse. The results of this analysis have made it possible to think of the insertion of Quantum Physics in the Senior High School. This study poses the idea that this insertion of the Quantum Physics could be done through a historical approach and experimental activities in order to make it easier the paradigm shift.
Palavras-chave: Física quântica
Efeito fotoelétrico
Ensino médio
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal Rural de Pernambuco
Sigla da instituição: UFRPE
Departamento: Departamento de Educação
Programa: Programa de Pós-Graduação em Ensino das Ciências
Citação: AMORIM, Marcelo Antonio. Efeito fotoelétrico e sua história : recurso didático à luz da epistemologia de Thomas Kuhn. 2012. 118 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ensino das Ciências) - Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.tede2.ufrpe.br:8080/tede2/handle/tede2/7484
Data de defesa: 29-Fev-2012
Aparece nas coleções:Mestrado em Ensino das Ciências

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Marcelo Antonio Amorim.pdfDocumento principal2,63 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.