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Tipo do documento: Dissertação
Título: O Ciclo de Experiência de Kelly e a teoria da aprendizagem significativa : uma reconciliação integradora para o ensino de astronomia com o uso de ferramentas computacionais
Autor: ANDRADE, Mariel José Pimentel de 
Primeiro orientador: ARAÚJO, Alberto Einstein Pereira de
Primeiro coorientador: BASTOS, Heloisa Flora Brasil Nóbrega
Primeiro membro da banca: FIREMAN, Elton Casado
Segundo membro da banca: TENORIO, Alexandro Cardoso
Terceiro membro da banca: BASTOS, Heloisa Flora Brasil Nóbrega
Resumo: Este trabalho possui como objetivo geral investigar a incorporação de estratégias instrucionais derivadas da Teoria da Aprendizagem Significativa (TAS) nas etapas do Ciclo da Experiência de Kelly (CEK) e sua utilização como seqüência didática para o ensino de Astronomia. Nossa primeira hipótese era que seria possível incorporar tais estratégias especificamente a cada uma das etapas do CEK, de forma a potencializar o objetivo de cada etapa. Neste trabalho foi possível mostrar que podemos utilizar elementos da TAS nas etapas do CEK, uma vez que não há incompatibilidades teóricas em torno dessas duas perspectivas que tornasse inviável tal aproximação. Assim, foi possível verificar que ao descrevermos cada etapa do CEK, havia uma estratégia da TAS que se adequava, de forma a atender aos objetivos de cada etapa. Outro ponto que investigamos foi como utilizar softwares educativos na criação de um material Potencialmente Significativo. Percebemos que a utilização de softwares de simulação de fenômenos celestes favoreceu a construção de tal material e, consequentemente, a sequência didática. Uma segunda hipótese afirmava que uma sequência didática proposta a partir da união das estratégias instrucionais da TAS com as etapas do CEK traria ganhos significativos para a aprendizagem de conceitos relativos a Astronomia. Para verificar essa hipótese foi realizado um estudo empírico com alunos do curso de Licenciatura em Pedagogia da Unidade Acadêmica de Garanhuns. A Análise dos dados nos permitiu concluir que houve um ganho significativo de acertos após a participação dos alunos na sequência didática proposta. Apesar das limitações inerentes a este estudo, ele traz uma importante contribuição ao uso do CEK em conjunto com a TAS como metodologia para o ensino não só de Astronomia como também de outras áreas do conhecimento.
Abstract: The main goal of this work is to investigate the incorporation of strategies of teaching derived of the Theory of the Meaningful Learning (TAS) in the stages of the Cycle of the Experience of Kelly (CEK) and its use as didactic sequence for the teaching of Astronomy. Our first hypothesis was the possibility of to join such strategies to each one of the stages of the CEK. So, we intend to reinforce the CEK efficiency. This work shows that there are not theoretical incompatibilities of TAS elements used in the CEK stages. So, it is possible to find a TAS tool adapted to each CEK stage, that can to assist the objectives of this stage. We also investigated the use of educational softwares as Potentially Significant material in the astronomy learning. We noticed that the use of celestial phenomena simulation softwares favored the didactic sequence. As second hypothesis, we affirmed that a didactic sequence proposal with the merge of the TAS strategies and CEK stages would bring significant won in the learning on the astronomy concepts. We accomplished an empiric study with Pedagogy undergraduate students of the Unidade Acadêmica de Garanhuns da UFRPE to verify this hypothesis. The Analysis of the data showed a significant increase in the successes after the students' participation in the didactic sequence proposal. In spite of the inherent limitations of this study, we believed that the didactic sequence joining the use of CEK with TAS brings an important contribution as methodology for the teaching not only of astronomy as well as of other areas of the knowledge.
Palavras-chave: Didática
Ensino de astronomia
Aprendizagem significativa
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal Rural de Pernambuco
Sigla da instituição: UFRPE
Departamento: Departamento de Educação
Programa: Programa de Pós-Graduação em Ensino das Ciências
Citação: ANDRADE, Mariel José Pimentel de. O Ciclo de Experiência de Kelly e a teoria da aprendizagem significativa : uma reconciliação integradora para o ensino de astronomia com o uso de ferramentas computacionais. 2010. 162 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ensino das Ciências) - Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.tede2.ufrpe.br:8080/tede2/handle/tede2/7482
Data de defesa: 26-Fev-2010
Aparece nas coleções:Mestrado em Ensino das Ciências

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