Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.tede2.ufrpe.br:8080/tede2/handle/tede2/7479
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorLIMA, Nayra Maria da Costa-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9869570897271244por
dc.contributor.advisor1BASTOS, Heloisa Flora Brasil Nóbrega-
dc.contributor.referee1MOITA, Filomena Maria Gonçalves da Silva Cordeiro-
dc.contributor.referee2FERREIRA, Helaine Sivini-
dc.contributor.referee3GOMES, Claudia Roberta de Araújo-
dc.date.accessioned2018-08-29T15:16:49Z-
dc.date.issued2012-08-29-
dc.identifier.citationLIMA, Nayra Maria da Costa. O uso de jogos no ensino de matemática nas dissertações do PPGEC-UFRPE. 2012. 109 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ensino das Ciências) - Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife.por
dc.identifier.urihttp://www.tede2.ufrpe.br:8080/tede2/handle/tede2/7479-
dc.description.resumoEste estudo teve como objetivo analisar as contribuições mais elencadas pelos autores das dissertações do Programa de Pós-Graduação em Ensino das Ciências (PPGEC), da Universidade Federal Rural de Pernambuco, defendidas no período de 2002 a 2010, referentes à utilização de jogos para a aprendizagem de Matemática. Para a fundamentação teórica, trabalhamos a partir da Teoria Sócio-Interacionista, de Lev Vygostky, que nos deu embasamento e subsídios para concretizar os objetivos estabelecidos nesta pesquisa. Para a realização da pesquisa, fizemos uma leitura aprofundada das dissertações, além de aplicarmos um Questionário Sócio-Cultural e fazermos entrevistas com os 5 (cinco) professores egressos do PPGEC, a fim de resgatar dos sujeitos pesquisados as respostas e atitudes quanto a visões e sentimentos referentes à sua prática no ensino de Matemática relacionadas ao uso dos jogos. Após analisarmos e interpretarmos os dados obtidos, apresentamos as nossas conclusões, mostrando que as principais contribuições apontadas pelos egressos do PPGEC foram: a melhoria da motivação do aluno e a situação contextualizada que o jogo proporcionou para o ensino de conteúdos matemáticos. Buscamos ainda, com esta pesquisa, vir a contribuir para investigações futuras sobre o uso de jogos no ensino da Matemática.por
dc.description.abstractEste estudio tuvo como objetivo analizar las aportaciones que figuran en la mayoría de los autores de las tesis del Programa de Posgrado en Enseñanza de las Ciencias, de la Universidad Federal Rural de Pernambuco, defendió en el período de 2002 a 2010, relativa a la utilización de los juegos para el aprendizaje de las matemáticas. Para la fundamentación teórica, se trabaja a partir de la Teoría Socio-interaccionista, Lev Vygotsky en ese sótano y nos dio subsidios para alcanzar los objetivos fijados para esta búsqueda. Para llevar a cabo la investigación, se hizo una lectura minuciosa de las disertaciones, y aplicar un Cuestionario Socio-Cultural y haciendo entrevistas a los cinco (5) maestros titulados PPGEC con el fin de redimir a los sujetos estudiaron las respuestas y actitudes acerca de las visiones y sentimientos acerca de su práctica en la enseñanza de las matemáticas relacionadas con el uso de juegos. Después de analizar y tarmos interrelaciones de los datos obtenidos, se presentan los comentarios finales, demostrando que las contribuciones principales mencionados por los graduados eran PPGEC motivación del estudiante y mejorar la situación contextualizada que el juego previsto para la enseñanza de contenidos matemáticos. Incluso mejor en esta investigación, lo que podría contribuir a futuras investigaciones sobre el uso de juegos en enseñanza de las matemáticas.spa
dc.description.provenanceSubmitted by Mario BC (mario@bc.ufrpe.br) on 2018-08-29T15:16:49Z No. of bitstreams: 1 Nayra Maria da Costa Lima.pdf: 776574 bytes, checksum: b5dc680e84f8740f3ccb775999cda9f6 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-08-29T15:16:49Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Nayra Maria da Costa Lima.pdf: 776574 bytes, checksum: b5dc680e84f8740f3ccb775999cda9f6 (MD5) Previous issue date: 2012-08-29eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural de Pernambucopor
dc.publisher.departmentDepartamento de Educaçãopor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFRPEpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino das Ciênciaspor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectJogo matemáticopor
dc.subjectEnsino de matemáticapor
dc.subjectDissertação de mestradopor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titleO uso de jogos no ensino de matemática nas dissertações do PPGEC-UFRPEpor
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Mestrado em Ensino das Ciências

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Nayra Maria da Costa Lima.pdfDocumento principal758,37 kBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.