Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.tede2.ufrpe.br:8080/tede2/handle/tede2/7478
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorMACÊDO, Patrícia Barros de-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0276464038373757por
dc.contributor.advisor1LEÃO, Ana Maria dos Anjos Carneiro-
dc.contributor.advisor-co1ARAÚJO, Monica Lopes Folena-
dc.contributor.referee1COUTO, Janaína de Albuquerque-
dc.contributor.referee2MARTINS, Marcelo Machado-
dc.contributor.referee3JÓFILI, Zélia Maria Soares-
dc.date.accessioned2018-08-29T14:08:40Z-
dc.date.issued2014-07-31-
dc.identifier.citationMACÊDO, Patrícia Barros de. Investigando as relações sistêmicas homem-ambiente-teia alimentar à luz do modelo das múltiplas perspectivas de aprendizagem - MoMuP. 2014. 124 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ensino das Ciências) - Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife.por
dc.identifier.urihttp://www.tede2.ufrpe.br:8080/tede2/handle/tede2/7478-
dc.description.resumoDesde os primeiros anos de escolarização, aprendemos a isolar os objetos de seu ambiente, a reduzir o complexo ao simples e a separar o que está ligado. Assim, dificilmente percebemos as interações que existem entre as partes e a sua totalidade. De uma outra perspectiva, porém, analisamos aqui as contribuições do Modelo das Múltiplas Perspectivas (MoMuP) para a construção de conceitos sistêmicos sobre as relações homem-ambiente-teia alimentar. Para tanto, elegemos como eixos estruturadores da fundamentação teórica os Paradigmas da Ciência (Cartesiano, Sistêmico e Complexo) e o Modelo das Múltiplas Perspectivas (MoMuP). Participaram deste estudo quatro licenciandos em Ciências Biológicas da UFRPE (do sétimo e do nono período; n=2, respectivamente) e dois recém-graduados do mesmo curso. Os instrumentos metodológicos adotados foram esquemas conceituais em Parking Lot (ECPL), kit conceitual, vídeos, videogravações e entrevista semi-estruturada. O percurso metodológico consistiu na Apresentação do Caso e dos Mini Casos e Sistematização (Desconstrução em Mini Casos, utilizando os vídeos A Guerra do Fogo, Primal Connections e Super Size Me/Comentários e Travessias Temáticas, mediados pela pesquisadora/Reconstrução do Caso). Os ECPL iniciais e finais evidenciaram linearidade, lacunas conceituais e dificuldade de articulação entre os níveis macro, micro e submicroscópicos. Esses aspectos comprometem a construção conceitual durante a formação inicial. Concluímos que o MoMuP adaptado nesse trabalho possibilitou a reflexão sobre os conteúdos biológicos e sobre o modo de pensar, ainda que uma “ruptura” desejada em direção a uma visão sistêmica/complexa não seja fácil de ser alcançada.por
dc.description.abstractSince the early years of schooling, we learn to isolate objects from their environment to reduce the complex to the simple and separate what is on. Thus, hardly perceive the interactions that exist between the parties and its entirety. From another perspective, however, we analyze here the contributions of the Model of Multiple Perspectives (MoMuP) for the construction of systems concepts on food-web human-environment relations. To do so, we choose as the structural axes of the theoretical foundation of the Paradigms of Science (Cartesian, and Complex Systemic) and the Model of Multiple Perspectives (MoMuP). The study included four undergraduates in Biological Sciences UFRPE (the seventh and ninth, n = 2, respectively) and two recent graduates of the same course. The methodological tools used were conceptual schemes in Parking Lot (ECPL), conceptual kit, videos, video recordings and semi-structured interview. The methodological approach consisted in Case presentation and Mini Cases and Systematization (Deconstruction in Mini Cases, using videos War of fire, Primal Connections and Super Size Me/Comments and Thematic Crossings, mediated by the researcher/Reconstruction Case). The initial and final ECPL legacy of a linearity, conceptual gaps and difficult articulation between macro, micro and sub-microscopic levels. These aspects affect the conceptual construction during initial formation. Then we can conclude that this present adapted MoMuP this work enabled the reflection about the biological content and the way of thinking, even if a desired “break” toward a systemic/complex vision is.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Mario BC (mario@bc.ufrpe.br) on 2018-08-29T14:08:40Z No. of bitstreams: 1 Patricia Barros de Macedo.pdf: 3954521 bytes, checksum: fe970997f58f7d3c6025fc80846a5749 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-08-29T14:08:40Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Patricia Barros de Macedo.pdf: 3954521 bytes, checksum: fe970997f58f7d3c6025fc80846a5749 (MD5) Previous issue date: 2014-07-31eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural de Pernambucopor
dc.publisher.departmentDepartamento de Educaçãopor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFRPEpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino das Ciênciaspor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectModelo das múltiplas perspectivaspor
dc.subjectEnsino de biologiapor
dc.subjectPerspectiva sistêmicapor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titleInvestigando as relações sistêmicas homem-ambiente-teia alimentar à luz do modelo das múltiplas perspectivas de aprendizagem - MoMuPpor
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Mestrado em Ensino das Ciências

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Patricia Barros de Macedo.pdfDocumento principal3,86 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.