???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.tede2.ufrpe.br:8080/tede2/handle/tede2/7477
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorDIAS, Paula da Veiga Pessoa-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9623202066798220por
dc.contributor.advisor1LIMA, Analice de Almeida-
dc.contributor.referee1SOUZA, Sandra Rodrigues de-
dc.contributor.referee2SILVA, Suely Alves da-
dc.contributor.referee3LIMA, Anna Paula de Avelar Brito-
dc.date.accessioned2018-08-29T13:32:02Z-
dc.date.issued2014-08-29-
dc.identifier.citationDIAS, Paula da Veiga Pessoa. Um estudo dos saberes acerca dos modelos e da modelagem no ensino de ciências : possíveis contribuições de um processo formativo. 2014. 135 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ensino das Ciências) - Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife.por
dc.identifier.urihttp://www.tede2.ufrpe.br:8080/tede2/handle/tede2/7477-
dc.description.resumoO estudo acerca dos saberes docentes relativos aos modelos e à modelagem no ensino de Ciências surge em um contexto em que se repensa os processos formativos de professores, seja inicial ou continuado. Neste trabalho partimos do pressuposto que o professor mobiliza saberes adquiridos durante sua vida pessoal e no decorrer de sua formação profissional, contribuindo para a profissionalização docente. O objetivo desse trabalho foi analisar a construção de saberes relativos aos modelos e à modelagem na formação continuada de professores de ciências. Participaram da pesquisa 05 professores, em um primeiro momento, servindo como estudo piloto para que a pesquisa fosse estruturada a partir dos dados coletados. Em um segundo momento, 04 professores participaram de todas as etapas da pesquisa. Com o intuito de elucidar objetivo da investigação, foi formado um grupo focal com a utilização de questionário e observação como instrumento de pesquisa e constituição de um processo de formação continuada que utilizou a elaboração de planos de aula que enfocaram os conceitos de modelos, modelagem e saberes docentes. A análise dos dados obtidos foi dividida em partes: a primeira, relativa aos dados do grupo focal utilizou a Análise Textual Discursiva (ATD); para análise da formação continuada foram criadas categorias que emergiram durante a realização da mesma; para os planos de aula estruturados pelos professores, foram criadas categorias que surgiram da leitura dos mesmos. O que se pôde observar é que apenas a formação inicial não é suficiente para preparar os professores em formação para um bom entendimento acerca das questões dessa pesquisa e que a formação continuada é realmente necessária. Entretanto, todo o processo depende única e exclusivamente do estímulo dado ao professor e ao seu desprendimento em aprender novas técnicas e aplicá-las em sua prática pedagógica. Quanto à visão dos professores acerca dos modelos e da modelagem, verificou-se que os mesmos, na maioria das vezes sabem o que são, mas não conseguem ou não querem realizar em suas aulas e, quando recebem formação adequada, conseguem compreender que esses conceitos mais ajudam do que atrapalham. No que diz respeito aos fatores que favorecem e/ou causam obstáculo na construção dos saberes em relação aos modelos e à modelagem, pode-se dizer que muitos professores ainda estão com suas convicções antigas arraigadas nas suas práticas pedagógicas e que os mesmos possuem conceitos equivocados sobre o tema, resumindo o processo, muitas vezes, em uma simples realização de experimentos, já que os planos de aula construídos possuem um caráter experimental muito forte. Ademais, o estudo acerca dos modelos, da modelagem e dos saberes docentes pode contribuir no sentido de dar opções aos professores para uma prática pedagógica diferenciada e que não incorra dos padrões tradicionais. Nesse sentido, esta pesquisa mostra como os professores se comportam diante desse novo desafio.por
dc.description.abstractThe study about teacher‘s knowledge related to models and modeling on Science teaching appears in a context in which the initial and continued teachers training processes are rethought. In this work we assumed that teachers mobilize on their practice the knowledge they acquired during their personal lives and their professional training, which contribute to teachers´ professionalization. We aimed to analyze the construction of knowledge related to models and modeling on continued science teachers‘ training. Five teachers took part on the research in a first moment, which worked as a pilot study. The research, then, was based on this collected data. In a second moment, four teachers took part on all the research steps. In order to elucidate the objective of the investigation, was formed a focal group, using questionnaires and observation as research instruments. Besides that, it this group was constituted a continued teacher training process, in which were used lesson plans elaboration, that focused on the concepts of model, modeling and teacher‘s knowledge. The data analysis was divided in parts: the first one, related to the focal group data, was based on the Textual-Discursive Analysis; to analyze the continued teacher training, were created categories which emerged when the training process was happening; and to analyze the lesson plans which were developed by the teachers, were created categories from the plans‘ reading. It was possible to notice that initial teacher training is not enough to prepare the trainee teachers to well understand the questions related to this research. Thus, continued teacher training is actually necessary. However, the whole process depends exclusively on the stimulus which is given to the teachers and on their willing to learn new techniques and apply them to their pedagogical practice. As for the teacher‘s vision about model and modeling, we verified that, in most of the times, they know what these concepts are, but are not able or do not want to put them in practice in their classroom. Besides that, we noticed that when teachers take part on an adequate training, they are able to understand that these concepts might help on their classes. As for the factors which help or cause obstacles on teachers‘ knowledge building related to models and modeling, we can say that many teachers still base their pedagogical practice on their old convictions and sometimes they have wrong concepts about the topic. Because of that, many times teachers reduce these processes to simple experiment conduction, once their lesson plans have a strong experimental characteristic. Besides that, the study about models, modeling and teacher´s knowledge might contribute on the sense of giving options to the teachers to have a different pedagogical practice and that does not incur the traditional standards. In this sense, this research shows how teachers behave when facing this challenge.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Mario BC (mario@bc.ufrpe.br) on 2018-08-29T13:32:02Z No. of bitstreams: 1 Paula da Veiga Pessoa Dias.pdf: 1123251 bytes, checksum: 3d222b6aaa7bbe790440db92b80ff200 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-08-29T13:32:02Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Paula da Veiga Pessoa Dias.pdf: 1123251 bytes, checksum: 3d222b6aaa7bbe790440db92b80ff200 (MD5) Previous issue date: 2014-08-29eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural de Pernambucopor
dc.publisher.departmentDepartamento de Educaçãopor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFRPEpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino das Ciênciaspor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectSaber docentepor
dc.subjectEnsino de ciênciaspor
dc.subjectModelagempor
dc.subjectFormação de professorespor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titleUm estudo dos saberes acerca dos modelos e da modelagem no ensino de ciências : possíveis contribuições de um processo formativopor
dc.typeDissertaçãopor
Appears in Collections:Mestrado em Ensino das Ciências

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Paula da Veiga Pessoa Dias.pdfDocumento principal1,1 MBAdobe PDFDownload/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.