Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.tede2.ufrpe.br:8080/tede2/handle/tede2/7476
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSOARES, Regina Francisca-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4184603259547730por
dc.contributor.advisor1FERREIRA, Helaine Sivini-
dc.contributor.referee1AMARAL, Edenia Maria Ribeiro do-
dc.contributor.referee2VASCONCELOS FILHO, Simão Dias de-
dc.contributor.referee3LEÃO, Ana Maria dos Anjos Carneiro-
dc.date.accessioned2018-08-29T13:09:12Z-
dc.date.issued2010-08-31-
dc.identifier.citationSOARES, Regina Francisca. Construção conceitual e desenho de sequências de ensino aprendizagem sobre fungos : uma proposta para professores das séries iniciais. 2010. 159 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ensino das Ciências) - Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife.por
dc.identifier.urihttp://www.tede2.ufrpe.br:8080/tede2/handle/tede2/7476-
dc.description.resumoNossa proposta é investigar a construção conceitual sobre fungos por professores das séries iniciais juntamente com a apropriação de noções sobre o desenho de sequências de ensino aprendizagem. Para atingir nossos objetivos, nos fundamentamos na abordagem denominada de “construtivista integrada” (MARTINE MEHÉUT, 2005) que considera conjuntamente as dimensões epistêmica e pedagógica, e estruturamos uma intervenção didática em cinco etapas. Os resultados indicam que houve uma evolução gradual na construção dos conteúdos sobre fungos por parte das professoras, mas que ainda existem muitas lacunas conceituais por parte das mesmas. Além do mais as atividades propostas na intervenção permitiram verificar que as dificuldades conceituais comprometem o desenvolvimento de propostas metodológicas mais sofisticadas, como é o caso do desenho das sequências de ensino-aprendizagem. Apesar das dificuldades, duas duplas de professoras conseguiram atingir os resultados esperados quanto ao desenho das sequências de ensino aprendizagem, visto que contemplaram a maior parte dos critérios estruturantes elencados.por
dc.description.abstractOur proposal is to investigate the fungi conceptual construction by juniors school teachers with the appropriation of notions about the design of teaching and learning sequences. To achieve our goals, we structured our intervention in five steps and considered the approach called "integrated constructivist" (MARTINE MÉHEUT, 2005) that considers equally both dimensions: epistemic and pedagogical. The results indicate that there was a gradual evolution in the construction of the content on fungi by teachers, but there are still many gaps in the conceptual part of teachers. Moreover the proposed activities in the intervention helped confirm that the conceptual difficulties compromise the development of more sophisticated methodological approaches, such as the design of teaching-learning sequences. Despite the difficulties, two pairs of teachers have achieved the expected results on the design of teaching and learning sequences, as they beheld the most structural criteria listed.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Mario BC (mario@bc.ufrpe.br) on 2018-08-29T13:09:12Z No. of bitstreams: 1 Regina Francisca Soares.pdf: 1592866 bytes, checksum: 006c607e153115ed284ba86276d846e2 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-08-29T13:09:12Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Regina Francisca Soares.pdf: 1592866 bytes, checksum: 006c607e153115ed284ba86276d846e2 (MD5) Previous issue date: 2010-08-31eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural de Pernambucopor
dc.publisher.departmentDepartamento de Educaçãopor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFRPEpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino das Ciênciaspor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEnsino-aprendizagempor
dc.subjectEnsino básicopor
dc.subjectConceito de fungopor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titleConstrução conceitual e desenho de sequências de ensino aprendizagem sobre fungos : uma proposta para professores das séries iniciaispor
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Mestrado em Ensino das Ciências

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Regina Francisca Soares.pdfDocumento principal1,56 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.