Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.tede2.ufrpe.br:8080/tede2/handle/tede2/7471
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSOUZA, Rosangela Vieira de-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0384413712430253por
dc.contributor.advisor1LEÃO, Marcelo Brito Carneiro-
dc.contributor.referee1CAMPOS, Angela Fernandes-
dc.contributor.referee2SANTIAGO, Mônica Maria Lins-
dc.contributor.referee3LINS, Walquíria Castelo Branco-
dc.date.accessioned2018-08-28T13:36:10Z-
dc.date.issued2013-03-05-
dc.identifier.citationSOUZA, Rosangela Vieira de. O processo de construção da flexquest por professores de ciências : análise de alguns saberes necessários. 2013. 164 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ensino das Ciências) - Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife.por
dc.identifier.urihttp://www.tede2.ufrpe.br:8080/tede2/handle/tede2/7471-
dc.description.resumoO presente trabalho apresenta os resultados de uma investigação acerca de al-guns saberes envolvidos no processo de construção da estratégia FlexQuest (FQ), sobre a temática Puberdade/Adolescência por professores de Ciências da microrregião de Senhor do Bonfim-BA. A FQ é uma estratégia de ensino mediada pela internet, que foi desenvolvida a partir da WebQuest (WQ) e da Teoria da Fle-xibilidade Cognitiva (TFC) teoria de ensino e representação do conhecimento. Partindo do entendimento de que esta estratégia tem sido utilizada com sucesso no ensino de ciências e que as características da mesma estão em sintonia com as características demandadas para o ensino de ciências na atualidade, esta in-vestigação objetivou analisar o processo de construção da FQ por professores de ciências identificando alguns saberes necessários ao trabalho com a mesma. A investigação qualitativa foi realizada a partir da observação do processo de cons-trução da FQ, e da aplicação de questionários aos sujeitos investigados. Os resul-tados corroboram para uma avaliação da FQ enquanto estratégia pertinente no âmbito do ensino de ciências, podendo ser utilizada em diferentes níveis e espa-ços de ensino e promover a aprendizagem efetiva de conceitos. Além disso, os professores ao construir a estratégia FQ necessitam de um conjunto de saberes que precisam ser adquiridos ao longo de sua trajetória de formação. Sendo assim, é enfática a necessidade de formação docente, inicial e continuada, tendo em vis-ta a aquisição de saberes que envolvam o uso do computador e da internet com fluência e o conhecimento didático do conteúdo, no qual se inclui a estratégia FQ e seus pressupostos. Seguindo as ideias defendidas por Carvalho e Gil-Pérez (2011) foram propostas algumas linhas de formação que envolve alguns dos sa-beres relevantes neste contexto e que subsidiarão o trabalho com a estratégia FQ pelos professores.por
dc.description.abstractThis work presents the results of an investigation on some knowledge involved in the construction process of the strategy FlexQuest (FQ), on the theme Puberty / Adolescence by science teachers of the region of Senhor do Bonfim-Bahia. A FQ is a teaching strategy mediated by the internet, which was developed from the WebQuest (WQ) and Cognitive Flexibility Theory (CFT) teaching theory and knowledge representation. Based on the understanding that this strategy has been used successfully in the teaching of science and the characteristics thereof are in line with the characteristics demanded for teaching science in present, this investi-gation aimed to analyze the process of construction of the FQ by teachers identify-ing some science knowledge necessary to work with it. Qualitative research was performed from the observation of the construction of FQ, and the use of ques-tionnaires to the subjects investigated. The results corroborate the FQ for an eval-uation strategy relevant in the context of science education, and can be used at different levels and areas of education and promoting effective learning concepts. Moreover, teachers in building the strategy FQ need to a set of knowledge that must be acquired throughout his career. Therefore, it is emphatically the need for teacher training, initial and continuing, with a view to acquiring knowledge involv-ing the use of computers and the internet with fluency and knowledge of educa-tional content, which includes the FQ strategy and its assumptions. Following the ideas defended by Carvalho and Gil-Pérez (2011) have proposed some of lines that training involves some of the knowledge relevant in this context and to subsi-dize the work with the FQ strategy by teachers.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Mario BC (mario@bc.ufrpe.br) on 2018-08-28T13:36:10Z No. of bitstreams: 1 Rosangela Vieira de Souza.pdf: 1579381 bytes, checksum: 561084158493c80083df7ced13d6b441 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-08-28T13:36:10Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Rosangela Vieira de Souza.pdf: 1579381 bytes, checksum: 561084158493c80083df7ced13d6b441 (MD5) Previous issue date: 2013-03-05eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural de Pernambucopor
dc.publisher.departmentDepartamento de Educaçãopor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFRPEpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino das Ciênciaspor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectSaber docentepor
dc.subjectFlexQuest (Plataforma web)por
dc.subjectProfessor de ciênciaspor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titleO processo de construção da flexquest por professores de ciências : análise de alguns saberes necessáriospor
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Mestrado em Ensino das Ciências

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Rosangela Vieira de Souza.pdfDocumento principal1,54 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.