Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.tede2.ufrpe.br:8080/tede2/handle/tede2/7470
Tipo do documento: Dissertação
Título: Investigando a construção de competências para comunicação científica com licenciandos de biologia durante o processo de ensino-aprendizagem de um tema de ciência e tecnologia
Autor: BRITTO, Roseli Maria Gonçalves Monteiro de 
Primeiro orientador: FERREIRA, Helaine Sivini
Primeiro coorientador: BASTOS, Heloisa Flora Brasil Nóbrega
Primeiro membro da banca: RUIZ, Edvirges Rodrigues Liberado
Segundo membro da banca: GOMES, Cláudia Roberta de Araújo
Terceiro membro da banca: BASTOS, Heloisa Flora Brasil Nóbrega
Resumo: A importância da alfabetização científica começou a ser delineada em meados de 1996, quando surgiram em vários países propostas para reformas educacionais contemplando algumas de suas principais diretrizes. Entre estas se tem a valorização das habilidades de comunicação científica. Neste contexto desenvolvemos esta pesquisa, tendo como objetivo geral investigar a construção de competência para comunicação científica durante o processo ensino-aprendizagem de um tema específico de Ciência e Tecnologia. Utilizamos neste propósito uma seqüência de ensino-aprendizagem estruturada a partir do Ciclo da Experiência de Kelly (1963) e estruturamos o conjunto de atividades propostas baseadas no programa “Scientific Communication”, desenvolvido em Israel. Nós trabalhamos com um grupo de alunos do curso de licenciatura em Biologia, tivemos como intuito de identificar as dificuldades encontradas por eles durante o processo, bem como os aspectos tidos como mais significativos. Os dados foram coletados a partir da aplicação de questionário, entrevista gravada em áudio, gravação em vídeo durante a realização das atividades e através de material produzido pelos alunos nessas atividades. Os resultados indicaram que os alunos não dispunham de estratégias e critérios para desenvolver as atividades propostas e, após a intervenção, verificou-se que desenvolveram as atividades solicitadas com maior desenvoltura o que mostrou a conveniência de utilização da seqüência proposta para o aprimoramento e construção das competências para comunicação científica e essa ainda possibilitou a compreensão de conhecimentos específicos referentes aos conteúdos conceituais da temática nanociência.
Abstract: The importance of scientific literacy began to be drawn in mid-1996 when he appeared in several countries proposed for education reforms include some of its main guidelines. Among these has been the upgrading of skills of scientific communication. In this context we developed this research, aiming to investigate the construction of competence for scientific communication in the teaching-learning process of a specific theme of Science and Technology. Used in this way a sequence of structured teaching and learning from the Cycle of Experience by Kelly (1963), and structure the set of proposed activities based on the program "Scientific Communication", developed in Israel. We work with a group of students from bachelor's degree in biology, as we aim to identify the difficulties encountered by them during the process, as well as areas considered most significant. Data were collected from questionnaires, interviews recorded on audio, video recording during the performance of activities and material produced by students in these activities. The results indicated that students lacked strategies and develop criteria for the proposed activities and after the intervention, there was that developed the tasks requested with greater ease which showed the advisability of using the sequence proposed for the improvement and construction of skills to communicate scientific and this has enabled the understanding of specific knowledge regarding the conceptual contents of the theme nanoscience.
Palavras-chave: Ensino-aprendizagem
Comunicação científica
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal Rural de Pernambuco
Sigla da instituição: UFRPE
Departamento: Departamento de Educação
Programa: Programa de Pós-Graduação em Ensino das Ciências
Citação: BRITTO, Roseli Maria Gonçalves Monteiro de. Investigando a construção de competências para comunicação científica com licenciandos de biologia durante o processo de ensino-aprendizagem de um tema de ciência e tecnologia. 2010. 152 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ensino das Ciências) - Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.tede2.ufrpe.br:8080/tede2/handle/tede2/7470
Data de defesa: 17-Mai-2010
Aparece nas coleções:Mestrado em Ensino das Ciências

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Roseli Maria Goncalves Monteiro de Britto.pdfDocumento principal1,58 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.