Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.tede2.ufrpe.br:8080/tede2/handle/tede2/7466
Tipo do documento: Dissertação
Título: A percepção de professores de ciências e biologia sobre projetos na escola : concepções e dificuldades
Autor: CARDOSO, Sílvia Carla da Silva 
Primeiro orientador: JÓFILI, Zélia Maria Soares
Primeiro coorientador: BARBOSA, Rejane Martins Novais
Primeiro membro da banca: SILVA, Márcia Gorette Lima da
Segundo membro da banca: SILVA, Suely Alves da
Terceiro membro da banca: BARBOSA, Rejane Martins Novais
Resumo: Esta pesquisa consiste em um estudo sobre os fatores que contribuem para o processo de desenvolvimento-descontinuidade dos projetos de trabalho em uma escola pública. Os objetivos foram: investigar as concepções sobre projetos de professoras de Ciências e Biologia; os entraves que dificultam a consolidação dessa prática pedagógica na escola pública; e os motivos que levam as professoras a trabalharem, ou não, com projetos de trabalho. A metodologia teve caráter qualitativo e foram utilizadas entrevistas em profundidade (semi-estruturadas) como instrumento para a construção dos dados. A seleção das participantes da pesquisa foi realizada com base nas informações apresentadas em um questionário prévio aplicado aos professores e os critérios utilizados para a sua seleção foram: o interesse e a experiência no desenvolvimento de projetos de trabalho, a disciplina lecionada; e a disponibilidade para participar da pesquisa. Os resultados obtidos revelam que, embora duas entre as três professoras investigadas apresentem concepções inadequadas sobre projetos de trabalho, que se refletem em práticas pedagógicas ineficientes e pouco atrativas para os alunos, um obstáculo importante ao seu desenvolvimento é a falta de apoio institucional efetivo. Dessa maneira, ao planejarem e implementarem projetos na escola enfrentam dificuldades para as quais não encontram soluções. Constatamos que essas dificuldades têm comprometido de maneira negativa a motivação das professoras, que se sentem desestimuladas para continuar desenvolvendo esta atividade pedagógica. Essas, porém, não são barreiras intransponíveis, pois algumas podem ser solucionadas pelos próprios professores. Para isto, é importante que o docente possa refletir criticamente sobre sua prática, para tornar-se consciente das limitações próprias, da instituição e do contexto e buscar superá-las. Acreditamos que um programa de formação docente que encoraje e apoie o educador para pensar em soluções pode ajudar a superar os problemas.
Abstract: This research is about the factors that contribute to the process of development-discontinuity of work projects in a state school. The objectives were to identify: (a) the concept on projects held by science and biology teachers; (b) the obstacles that hinder the consolidation of this pedagogical practice in state schools; and (c) the reasons that lead teachers to work or not, with work projects. The methodology was qualitative in which we use depth semi-structured interviews as a tool for data construction. The selection of the research participants was based on the information presented in a previous questionnaire applied to the teachers. The criteria used to define the participants were the teacher's interest and experience in to develop work project, the discipline taught and the willingness to participate. The results revealed that although two out of three teachers surveyed demonstrated inadequate conceptions about work projects, which are reflected in teaching practices incipient and unattractive to the students. A major obstacle to its development is the lack of effective institutional support. Thus, by planning and implementing projects in school they struggle difficulties to find out solutions. We found that these difficulties have negatively affected the motivation of the teachers, who feel discouraged to continue developing this educational activity. But these are not insurmountable barriers, as some can be addressed by teachers themselves. For this, it is important that the teacher can reflect critically on their practice, to become aware of the limitations of their own, the institution and the context and look beyond them. We believe that a program of teacher training to encourage and assist the educator to think on solutions can help to overcome the problems.
Palavras-chave: Formação de professores
Ensino de ciências
Ensino de biologia
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal Rural de Pernambuco
Sigla da instituição: UFRPE
Departamento: Departamento de Educação
Programa: Programa de Pós-Graduação em Ensino das Ciências
Citação: CARDOSO, Sílvia Carla da Silva. A percepção de professores de ciências e biologia sobre projetos na escola : concepções e dificuldades. 2010. 169 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ensino das Ciências) - Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.tede2.ufrpe.br:8080/tede2/handle/tede2/7466
Data de defesa: 26-Ago-2010
Aparece nas coleções:Mestrado em Ensino das Ciências

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Silvia Carla da Silva Cardoso.pdfDocumento principal1,17 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.