Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.tede2.ufrpe.br:8080/tede2/handle/tede2/7451
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorALMEIDA, Jadilson Ramos de-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5828404099372063por
dc.contributor.advisor1SANTOS, Marcelo Câmara dos-
dc.contributor.referee1BIANCHINI, Barbara Lutaif-
dc.contributor.referee2MENEZES, Marcus Bessa de-
dc.contributor.referee3LIMA, Anna Paula de Avelar Brito-
dc.contributor.referee4SANTIAGO, Mônica Maria Lins-
dc.date.accessioned2018-08-23T14:40:51Z-
dc.date.issued2016-11-28-
dc.identifier.citationALMEIDA, Jadilson Ramos de. Níveis de desenvolvimento do pensamento algébrico : um modelo para os problemas de partilha de quantidade. 2016. 202 f. Tese (Programa de Pós-Graduação em Ensino das Ciências) - Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife.por
dc.identifier.urihttp://www.tede2.ufrpe.br:8080/tede2/handle/tede2/7451-
dc.description.resumoEsse trabalho de tese teve por objetivo propor um modelo que possibilite a identificação de níveis de desenvolvimento do pensamento algébrico revelado por estudantes ao resolverem problemas de partilha. Nossa pesquisa foi realizada em duas etapas. Na primeira construímos uma versão a priori do modelo após a análise dos resultados da pesquisa de Oliveira e Câmara (2011) e de Santos Junior (2013) e das respostas de 342 alunos do 6º ano do ensino fundamental, sendo 195 alunos brasileiros de três escolas da região metropolitana do Recife e 147 alunos canadenses de quatro escolas da província do Québec a um questionário composto por seis problemas de partilha. Na segunda etapa buscamos validar nosso modelo. Para isso, reaplicamos o questionário utilizado na primeira etapa a 343 alunos dos anos finais do ensino fundamental de duas escolas da cidade do Recife, sendo 72 do 6º ano, 83 do 7º ano, 93 do 8º ano e 95 do 9º ano e realizamos uma entrevista de explicitação com oito alunos, sendo dois de cada nível do modelo. Ao final chegamos à proposição de um modelo de níveis de pensamento algébrico que vai desde o nível 0, caracterizado pela ausência de pensamento algébrico, passando por um nível incipiente de pensamento algébrico (nível 1), por um nível intermediário (nível 2) e por um nível consolidado de pensamento algébrico (nível 3). Propomos, também, para cada nível, a partir do nível 1, três subníveis, que denominamos de subníveis A, B e C.por
dc.description.abstractThis thesis aimed to propose a model that allows the identification of levels of development of algebraic thinking revealed by students to solve partition problems. Our research was conducted in two stages. The first built a previous version of the model after analysis of Oliveira and Câmara (2011) and Santos Junior (2013) results, and the responses of 342 students from the 6th grade of elementary school, 195 Brazilian students from three schools of the metropolitan region of Recife and 147 Canadian students from four schools in the province of Quebec to a questionnaire composed of six partition problems. In the second stage we seek to validate our model. For this, we reapplied the questionnaire used in the first stage to 343 students of the final years of elementary education at two schools in the city of Recife, 72 of the 6th year, 83 of the 7th year, 93 of the 8th year and 95 the 9th year and conducted a explicitness interview with eight students, two from each level of the model. At the end we arrive at the proposition of an algebraic thinking model that goes from level 0, characterized by the absence of algebraic thinking, through an incipient level of algebraic thinking (level 1) for an intermediate level (level 2) and a consolidated level of algebraic thinking (level 3). We also propose to each level, from level 1, three sublevels, which we call sublevels A, B and C.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Mario BC (mario@bc.ufrpe.br) on 2018-08-23T14:40:51Z No. of bitstreams: 1 Jadilson Ramos de Almeida.pdf: 2237464 bytes, checksum: 998f5b8fd517ea83c0140bcb293ad716 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-08-23T14:40:51Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Jadilson Ramos de Almeida.pdf: 2237464 bytes, checksum: 998f5b8fd517ea83c0140bcb293ad716 (MD5) Previous issue date: 2016-11-28eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural de Pernambucopor
dc.publisher.departmentDepartamento de Educaçãopor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFRPEpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino das Ciênciaspor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectPensamento algébricopor
dc.subjectEnsino de matemáticapor
dc.subjectModelo matemáticopor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titleNíveis de desenvolvimento do pensamento algébrico : um modelo para os problemas de partilha de quantidadepor
dc.typeTesepor
Aparece nas coleções:Doutorado em Ensino das Ciências

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Jadilson Ramos de Almeida.pdfDocumento principal2,19 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.