???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.tede2.ufrpe.br:8080/tede2/handle/tede2/7450
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorSILVA, Lidianne Maria da-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6729476331542340por
dc.contributor.advisor1ARAÚJO, Lúcia de Fátima-
dc.contributor.advisor-co1SANTA-CLARA, Angela Maria Oliveira-
dc.contributor.referee1SANTA-CLARA, Angela Maria Oliveira-
dc.contributor.referee2ARAÚJO, Monica Lopes Folena-
dc.contributor.referee3FRAGA, Catarina Fernandes de Oliveira-
dc.date.accessioned2018-08-23T13:28:19Z-
dc.date.issued2016-03-21-
dc.identifier.citationSILVA, Lidianne Maria da. A metacognição no livro didático de ciências : um olhar sobre a abordagem ambiental do conteúdo água. 2016. 112 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ensino das Ciências) - Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife.por
dc.identifier.urihttp://www.tede2.ufrpe.br:8080/tede2/handle/tede2/7450-
dc.description.resumoO livro didático é a principal ferramenta de apoio didático utilizada pelo professor, e portanto fundamental para o processo de ensino-aprendizagem. Convém, pois, que o mesmo aborde os conteúdos de aprendizagem promovendo a construção de conhecimentos de forma reflexiva, metacognitiva. Nesse sentido, o objetivo dessa pesquisa foi analisar se o livro didático de Ciências pode favorecer o desenvolvimento de estratégias metacognitivas nos estudantes. Para tal selecionamos o livro didático de Ciências melhor avaliado pelo Guia do Programa Nacional do Livro Didático - PNLD, e identificamos os capítulos referentes ao conteúdo água na perspectiva ambiental. Decidimos pelo conteúdo Água por se tratar de um tema bastante atual nas discussões a respeito das questões ambientais. Inicialmente, realizamos um estudo exploratório na resenha do Guia PNLD e no Manual do Professor, para identificação de indícios de processos metacognitivos no LD selecionado, e então iniciamos a leitura/analise dos capítulos do livro que apresentavam o conteúdo Água na perspectiva ambiental, classificando os conteúdos abordados de acordo com as dimensões dos conteúdos de aprendizagem (conceitual, procedimental e atitudinal) e categorizando as atividades que poderiam promover estratégias metacognitivas, de acordo com as categorias propostas por Araújo (2009) e Lucena (2013). Ao término da análise, constatamos que o livro didático investigado apresenta-se construtivista, com 44,82%, de atividades que, se bem trabalhadas pelo professor, podem promover estratégias metacognitivas de Ordem do Conhecimento, as quais buscam promover a construção do conhecimento a partir dos conhecimentos prévios dos alunos, como sugerido pelo construtivismo. Encontramos também questões na qual é proposto uma auto-avaliação do aluno sobre temas referente a questões ambientais, o que pode favorecer a construção de uma visão crítica e reflexiva do aluno diante de tais questões. Portanto, o livro didático investigado cumpre a proposta de fazer o aluno refletir e usar seus conhecimentos prévios, conforme abordado no Guia PNLD e no Manual do professor. No entanto, não podemos esquecer a importância da prática do professor, que precisa construir momentos propícios para que o processo ensino-aprendizagem favoreça o desenvolvimento das estratégias metacognitivas.por
dc.description.abstractThe textbook is the main educational support tool used by the teacher and therefore fundamental to the teaching-learning process. In this regard is appropriate that it addresses the learning content promoting the knowledge construction in a reflective manner, metacognitive. In this sense, the goal of this research was to analyze if the science textbook can foment the development of metacognitive strategies in students. For such, the science textbook best rated by the PNLD (National Textbook Program Guide) was selected and had the chapters on water in the environmental perspective content identified. We decided for the water content as it is a very current topic in discussions about environmental issues. Initially, we conducted an exploratory study on the review of the PNLD guide and Teacher's Manual for identification of traces of metacognitive processes in the selected textbook, and then we began the reading / analysis of the book chapters that had the water content in the environmental perspective, classifying the contents addressed according to the dimensions of learning content (conceptual, procedural and attitudinal) and categorizing activities that could promote metacognitive strategies, according to the categories proposed by Araújo (2009) and Lucena (2013). At the end of the analysis, we realized that the investigated textbook presents itself constructivist, with 44.82% of activities that, if well worked by the teacher can promote metacognitive knowledge strategies , which seek to promote the construction of knowledge from the students' prior knowledge, as constructivism suggested. We also found questions in which it is proposed a self-assessment of the student on topics related to environmental issues, which may favor the construction of a critical and reflexive view of the student on such issues. Therefore, the investigated textbook fulfills the proposal to make the student reflect and use his previous knowledge, as discussed on the PNLD guide and also at the Teacher's Guide. Nevertheless, it can not be forgotten the importance of teachers‟ practice, which needs to build propitious moments for the teaching-learning process to encourages the development of metacognitive strategies.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Mario BC (mario@bc.ufrpe.br) on 2018-08-23T13:28:19Z No. of bitstreams: 1 Lidianne Maria da Silva.pdf: 2254476 bytes, checksum: 9ffbf765b2ae212afa1591b12a81c95a (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-08-23T13:28:19Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Lidianne Maria da Silva.pdf: 2254476 bytes, checksum: 9ffbf765b2ae212afa1591b12a81c95a (MD5) Previous issue date: 2016-03-21eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural de Pernambucopor
dc.publisher.departmentDepartamento de Educaçãopor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFRPEpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino das Ciênciaspor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectLivro didáticopor
dc.subjectMetacogniçãopor
dc.subjectEnsino de ciênciaspor
dc.subjectÁguapor
dc.subjectEducação ambientalpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titleA metacognição no livro didático de ciências : um olhar sobre a abordagem ambiental do conteúdo águapor
dc.typeDissertaçãopor
Appears in Collections:Mestrado em Ensino das Ciências

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Lidianne Maria da Silva.pdfDocumento principal2,2 MBAdobe PDFDownload/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.