Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.tede2.ufrpe.br:8080/tede2/handle/tede2/7446
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorNASCIMENTO, Joana Evelyn Alcantara-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3933990897863607por
dc.contributor.advisor1ARAÚJO, Monica Lopes Folena-
dc.contributor.advisor-co1ARAÚJO, Lúcia de Fátima-
dc.contributor.referee1ARAÚJO, Lúcia de Fátima-
dc.contributor.referee2SANTOS, Ednilza Maranhão dos-
dc.contributor.referee3SANTA-CLARA, Angela Maria Oliveira-
dc.date.accessioned2018-08-23T12:02:51Z-
dc.date.issued2016-09-01-
dc.identifier.citationNASCIMENTO, Joana Evelyn Alcantara. A dimensão ambiental da temática água no exame nacional do ensino médio. 2016. 131 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ensino das Ciências) - Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife.por
dc.identifier.urihttp://www.tede2.ufrpe.br:8080/tede2/handle/tede2/7446-
dc.description.resumoA presente pesquisa teve por objetivo compreender como a dimensão ambiental da temática água está presente nas questões do Exame Nacional do Ensino Médio - ENEM. Este estudofoi pautado em uma investigação documental das questões do ENEM, tendo como recorte epistemológico os anos 2009 – 2015.Um total de 1440 questões foram analisadas, destas 3,71% pertencem a temática água, frente ao exposto, buscamos destas questões as que traziam a dimensão ambiental, totalizando em 55,7% das questões pertencentes à temática água e 1,6% das questões totais; estas questões foram selecionadas seguindo a descrição das competências e habilidades das áreas de conhecimento que estão presentes na Matriz de Referência do ENEM 2009, a matriz do ano de 2009 foi escolhida por ser a base das demais matrizes. Com estes resultados em mãos chegamos ao seguinte questionamento: Como a dimensão ambiental da temática água está presente nas questões do ENEM? Vários são os assuntos abordados em relação à temática água, dentre eles destacamos: poluição, desperdício e saneamento. As questões do ENEM desta temática foram submetidas à metodologia de análise de conteúdo Bardin (1979),compreendemos assim ashabilidades queestas questões requerem dos candidatos; para isso utilizamos as habilidades gerais do ENEM descritas por Núñez e Ramalho (2011), sendo a habilidade de reconhecimento, mais encontrada em nossa análise. Verificamos ainda que as identidades da Educação Ambiental conservadora e crítica estão em maior número nas questões analisadas.por
dc.description.abstractThe present research had as objective to understand how the environmental dimension of the water theme is present in the questions of the National High School Examination - ENEM. This study was based on a documentary investigation of ENEM issues, having as epistemological cut the years 2009 - 2015. A total of 1440 questions were analyzed, of these 3.71% belong to the water theme, in light of the above, we seek from these questions those that Brought the environmental dimension, totaling 55.7% of the issues pertaining to the water theme and 1.6% of the total issues; These questions were selected following the description of the skills and abilities of the areas of knowledge that are present in the Reference Matrix of the ENEM 2009, the matrix of the year 2009 was chosen because it is the basis of the other matrices. With these results in hand, we come to the following question: How is the environmental dimension of the water theme present in the ENEM issues? Several issues are addressed in relation to water, among which we highlight: pollution, waste and sanitation. The ENEM issues of this subject were submitted to the methodology of content analysis Bardin (1979), we understand the abilities that these questions require of the candidates; For this we use the general ENEM skills described by Núñez and Ramalho (2011), being the recognition ability, more found in our analysis. We also verified that the identities of Conservative and Critical Environmental Education are more numerous in the issues analyzed.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Mario BC (mario@bc.ufrpe.br) on 2018-08-23T12:02:51Z No. of bitstreams: 1 Joana Evelyn Alcantara Nascimento.pdf: 1585068 bytes, checksum: bfc19904e200c0d6e5c4781adf89b0a4 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-08-23T12:02:51Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Joana Evelyn Alcantara Nascimento.pdf: 1585068 bytes, checksum: bfc19904e200c0d6e5c4781adf89b0a4 (MD5) Previous issue date: 2016-09-01eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural de Pernambucopor
dc.publisher.departmentDepartamento de Educaçãopor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFRPEpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino das Ciênciaspor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEducação ambientalpor
dc.subjectÁguapor
dc.subjectENEMpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titleA dimensão ambiental da temática água no exame nacional do ensino médiopor
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Mestrado em Ensino das Ciências

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Joana Evelyn Alcantara Nascimento.pdfDocumento principal1,55 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.