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Tipo do documento: Dissertação
Título: Análise da inserção de questões ambientais no currículo de formação de professores de química
Autor: SILVA, Thiago do Nascimento 
Primeiro orientador: FARIAS, Carmen Roselaine de Oliveira
Primeiro membro da banca: PAVESI, Alessandra
Segundo membro da banca: AMARAL, Edenia Maria Ribeiro do
Terceiro membro da banca: FIRME, Ruth do Nascimento
Resumo: Esta investigação tratou da inserção de questões ambientais em dois cursos de Licenciatura em Química de uma universidade pública de Pernambuco. Tivemos como principal objetivo identificar como a formação do professor de Química tem contemplado questões ambientais atendendo aos documentos oficiais aos quais estão sujeitos. Tomamos como referencial teórico o ciclo de produção de políticas curriculares elaborado por Ball e Bowe (1992), situando esta pesquisa no contexto de influência, contexto de produção do texto e contexto da prática. Foi realizada uma pesquisa documental nas diretrizes curriculares nacionais que orientam a formação de professores/professores de Química e nos projetos pedagógicos de cada curso, bem como entrevistas com coordenadores e professores buscando compreender a inclusão de discussões e questionamentos que levem a uma formação ambientalmente orientada. As análises foram realizadas por meio de uma Análise Documental e da Análise Textual Discursiva. De forma geral, observamos que existe nos textos das políticas nacionais uma preocupação em formar profissionais comprometidos com o meio ambiente, motivada principalmente pela importância que a questão ambiental ocupa na sociedade contemporânea. Nos projetos pedagógicos dos dois cursos pesquisados, por sua vez, as questões ambientais estão presentes, sem esclarecer as formas de sua integração à proposta formativa. Ainda no contexto da prática, os sujeitos da pesquisa demonstram ter conhecimento da legislação pertinente, reconhecem seu papel enquanto responsáveis pela formação ambiental na universidade, assim como a necessidade de inserir nos cursos de formação inicial de professores discussões em torno das questões ambientais. Na perspectiva dos docentes, as intervenções e atividades de formação ambiental que atualmente são realizadas em ambos os cursos podem ser consideradas tão somente pontos de partida para uma abordagem mais abrangente, que ainda precisa ser concretizada para que se formem professores que ensinem para além dos conhecimentos técnicos e científicos, superando a Química "do" e "no" ambiente.
Abstract: This research treated on the inclusion of environmental matters in two degree courses of Chemistry in a public university in Pernambuco. Our main objective was to identify how the formation of the Chemistry teacher in these two courses has contemplated the inclusion of environmental issues as defined in the guidelines of official documents which they are subjected to. We had as the theoretical background the production cycle of the curriculum policies developed by Ball and Bowe (1992), establishing this research in context influence, text production context and practice context. It was made a documental research in the national curriculum guidelines that drive the training of teachers / Chemistry teachers and educational projects of each course was conducted as well as interviews with coordinators and teachers of these courses, trying to understand the inclusion of discussions and questions that lead to an environmentally oriented education. The analyzes were performed through a Documentary Analysis and Discursive Textual Analysis. In general, we observed that there is in the texts of national policies for education of Chemistry teachers a concern in forming professionals committed to the environment, mainly motivated by the importance that the environmental question holds in contemporary society. In the pedagogical projects of the two courses studied, in turn, environmental issues are present, without clarifying the forms of their integration to the formative proposal. Still in context of practice, the study subjects show to have knowledge of relevant legislation, recognize their role as responsible for environmental education in the university, as well as the need to input in the initial training courses for teachers discussions around environmental issues. From the perspective of teachers, interventions and activities of environmental educational that are currently performed in both courses can be considered as only a starting point for a more comprehensive approach that needs to be implemented to educate teachers who will teach beyond the technical and scientific knowledge, surpassing chemistry "of" and "in the" environment.
Palavras-chave: Formação de professores
Professor de química
Educação ambiental
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal Rural de Pernambuco
Sigla da instituição: UFRPE
Departamento: Departamento de Educação
Programa: Programa de Pós-Graduação em Ensino das Ciências
Citação: SILVA, Thiago do Nascimento. Análise da inserção de questões ambientais no currículo de formação de professores de química. 2016. 152 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ensino das Ciências) - Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.tede2.ufrpe.br:8080/tede2/handle/tede2/7445
Data de defesa: 5-Abr-2016
Aparece nas coleções:Mestrado em Ensino das Ciências

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