Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.tede2.ufrpe.br:8080/tede2/handle/tede2/7440
Tipo do documento: Dissertação
Título: Uso do texto de divulgação científica sobre nanobiotecnologia : possibilidades para uma prática interventiva interdisciplinar
Autor: CONCEIÇÃO, Ana Paula Santos 
Primeiro orientador: NOGUEIRA, Romildo de Albuquerque
Primeiro coorientador: OLIVEIRA, Maria Marly de
Primeiro membro da banca: OLIVEIRA, Maria Marly de
Segundo membro da banca: ARAÚJO, Monica Lopes Folena
Terceiro membro da banca: OLIVEIRA, Gilvaneide Ferreira de
Quarto membro da banca: LEÃO, Ana Maria dos Anjos Carneiro
Resumo: A presente pesquisa destinou-se a analisar as possibilidades do uso dos Textos de Divulgação Científica (TDC) sobre Nanobiotecnologia na promoção de uma Prática Interventiva Interdisciplinares (PIIN). A pesquisa foi realizada com uma amostra de 13 licenciandos do curso de Ciências Biológicas da UFRPE. A prática Interventiva Interdisciplinar foi construída por meio de quatro momentos em sala de aula, na qual forma utilizados TDC com temáticas da Nanobiotecnologia, além de textos de livro e apresentação de slides com o propósito de fundamentar as bases dessa nova ciência. O instrumento metodológico usado foi a Sequencia Didática Interativa (SDI), para a coleta de concepções prévias e pós-PIIN fazendo o confronto entre ambas, possibilitando assim verificar os potenciais dos TDC na promoção de uma PIIN com temáticas da Nanobiotecnologia. Contruímos descritores que pudessem identificar e orientar uma PIIN segundo as orientações de Fazenda (2008; 2011). Na PIIN os licenciandos construíram TDC com base no manual de redação proposto por Vieira (2004). As concepções dos licenciandos sobre Nanotecnologia, a construção e implementação de uma Prática Interventiva Interdisciplinar usando o TDC e a produção de TDC pelos discentes foram investigados com a técnica de Análise de Conteúdo (AC) proposta por Bardin (2009). Assim, de acordo com os resultados obtidos nas análises, inferimos que o TDC possui potencial como material de apoio para a promoção de uma PIIN com abordagens da Nanobiotecnologia.
Abstract: The present research was aimed at analyzing the possibilities of using the Scientific Dissemination Texts (TDC) on Nanobiotechnology in the promotion of an Interdisciplinary Interventional Practice (PIIN). The research was carried out with a sample of 13 graduates of the Biological Sciences course at UFRPE. The Interdisciplinary Interdisciplinary practice was built through four moments in the classroom, in which TDC with Nanobiotechnology topics were used, as well as book and slide presentation texts with the purpose of laying the foundatio ns of this new science. The methodological tool used was the Interactive Didactic Sequence (SDI), for the collection of previous conceptions and post-PIIN, making possible the verification of the potential of the BDD in the promotion of a PIIN with Nanobiotechnology topics. We constructed descriptors that could identify and guide a PIIN according to the guidelines of Fazenda (2008; 2011). In PIIN, the graduates built TDC based on the writing manual proposed by Vieira (2004). The conceptions of the graduates on Nanotechnology, the construction and implementation of an Interdisciplinary Intervention Practice using the TDC and the production of TDC by the students were investigated with the technique of Content Analysis (CA) proposed by Bardin (2009). Thus, according to the results obtained in the analyzes, we infer that the TDC has potential as a support material for the promotion of a PIIN with approaches of Nanobiotechnology.
Palavras-chave: Nanobiotecnologia
Interdisciplinaridade
Texto científico
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal Rural de Pernambuco
Sigla da instituição: UFRPE
Departamento: Departamento de Educação
Programa: Programa de Pós-Graduação em Ensino das Ciências
Citação: CONCEIÇÃO, Ana Paula Santos. Uso do texto de divulgação científica sobre nanobiotecnologia : possibilidades para uma prática interventiva interdisciplinar. 2016. 210 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ensino das Ciências) - Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.tede2.ufrpe.br:8080/tede2/handle/tede2/7440
Data de defesa: 29-Fev-2016
Aparece nas coleções:Mestrado em Ensino das Ciências

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Ana Paula Santos Conceicao.pdfDocumento principal4,73 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.