Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.tede2.ufrpe.br:8080/tede2/handle/tede2/7423
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorLOPEZ-SAEZ, Mercedes Rodriguez-Piñero-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4724766628721727por
dc.contributor.advisor1AMARAL, Edenia Maria Ribeiro do-
dc.contributor.referee1SANTOS, Flávia Maria Teixeira dos-
dc.contributor.referee2FARIAS, Carmen Roselaine de Oliveira-
dc.contributor.referee3LIMA, Analice de Almeida-
dc.date.accessioned2018-08-16T13:38:24Z-
dc.date.issued2017-08-11-
dc.identifier.citationLOPEZ-SAEZ, Mercedes Rodriguez-Piñero. Análises dos sistemas de atividade docente de dois professores de ciências no Brasil e Espanha. 2017. 204 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ensino das Ciências) - Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife.por
dc.identifier.urihttp://www.tede2.ufrpe.br:8080/tede2/handle/tede2/7423-
dc.description.resumoA presente pesquisa faz uma análise da atividade docente de dois professores de Ciências do último ano do Ensino Fundamental em escolas de Sevilha, Espanha, e de Recife, Brasil, buscando os fatores que possam influir para o desenvolvimento da sua prática docente neste nível de ensino e identificando quais são as ações que levam a cabo a procura de alcançar os resultados almejados da sua atividade como professores. Para a construção da análise optou-se por fazer uso da Teoria da Atividade na sua mais recente versão desenvolvida por Engeström (1999), por acreditarmos que se mostra potente o suficiente para organizar e analisar dados relevantes sobre o contexto, a cultura e outros elementos que compõem a atividade do professor. A escolha desse referencial proporcionou a oportunidade de valorar como essa ferramenta de análise comprova-se adequada para a compreensão da atividade docente de uma maneira mais ampla, tendo em consideração cada um dos fatores que participam e influenciam essa prática, a qual é de grande importância para dar uma maior luz na compreensão dos processos educativos. Para o registro de dados foram observadas e gravadas em áudio aulas de dois professores – um da Espanha e outro do Brasil – que foram também entrevistados. Além disso, foram feitas anotações de campo. A análise da atividade docente dos professores de ciências a partir da Teoria da atividade nos permitiu construir um sistema de atividade de cada professor no qual podem se observar quais são os elementos mediadores na sua prática e como se relacionam cada um dos elementos para construir a atividade. Além, esse referencial possibilita distinguir quais atividades de apoio compõem a atividade docente e quais ações e operações realiza o professorado, direcionadas em face aos objetivos da sua atividade. Apesar da nossa pesquisa não ter intenção de ser um estudo comparativo, pois ambos os sujeitos de estudo são de contextos e naturezas bem diferentes, o referencial possibilitou justapor os sistemas de atividade docente no intuito de construir conclusões sobre a influência da cultura, o contexto e os artefatos mediadores na prática docente do professorado. Foi possível observar como a diferença de contextos determinou as ferramentas disponíveis na sala de aula, enquanto o professor da Espanha tinha uma grande variedade de recursos tecnológicos, o professor do Brasil não tinha nenhum.por
dc.description.abstractThe present research make an analysis of the teaching activity of two senior science teachers in two primary schools in Seville, Spain and Recife, Brazil, looking for elements that may influence the development of their educational practice at this level of education and identifying which are the actions they perform in order to achieve the desired results of their activity as teachers. For the construction of the analysis we use Activity Theory in its most recent version developed by Engeström (1999), because we believe that it is powerful enough to reveal relevant data about the context, culture and the rest of elements that are part of the teacher's activity. The choice of this analyses tool provided the opportunity to assess how adequate it appears to be for understanding the teaching activity in a broader way, taking into account each of the factors that participate and influence this practice. The analysis of the teaching activity of science teachers from the activity Theory allowed us to construct a system of activity of each teacher in which we can observe what the mediating elements in their practice are and how they relate to each of the elements to build the activity. In addition, this framework makes possible to distinguish which minor activities make up the teaching activity and which actions and operations the teacher conducts directed towards the objectives of their activity. Although our research does not intend to be a comparative study, since both study subjects are very different contexts and natures, through the referential we could juxtapose the systems of teaching activity in order to draw conclusions about the influence of culture, context and the mediating artefacts in the teaching practice of teachers. For example, it was possible to observe how the difference of contexts determined the available tools in the classroom, while professor of Spain had a wide variety of technological resources, Brazil's teacher had none.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Mario BC (mario@bc.ufrpe.br) on 2018-08-16T13:38:24Z No. of bitstreams: 1 Mercedes Rodriguez Pinero Lopez Saez.pdf: 5775814 bytes, checksum: f7d21512bf78c5158c5b363f04d8daf7 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-08-16T13:38:24Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Mercedes Rodriguez Pinero Lopez Saez.pdf: 5775814 bytes, checksum: f7d21512bf78c5158c5b363f04d8daf7 (MD5) Previous issue date: 2017-08-11eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural de Pernambucopor
dc.publisher.departmentDepartamento de Educaçãopor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFRPEpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino das Ciênciaspor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEnsino de ciênciaspor
dc.subjectProfessor de ciênciaspor
dc.subjectPrática docentepor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titleAnálises dos sistemas de atividade docente de dois professores de ciências no Brasil e Espanhapor
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Mestrado em Ensino das Ciências

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Mercedes Rodriguez Pinero Lopez Saez.pdfDocumento principal5,64 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.