Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.tede2.ufrpe.br:8080/tede2/handle/tede2/7422
Tipo do documento: Tese
Título: Construção de conceitos da biologia na perspectiva sistêmico-complexa a partir do MoMuP-PE, articulado à teoria histórico-cultural
Autor: SÁ, Risonilta Germano Bezerra de 
Primeiro orientador: JÓFILI, Zélia Maria Soares
Primeiro coorientador: LEÃO, Ana Maria dos Anjos Carneiro
Primeiro membro da banca: MARTINS, Marcelo Machado
Segundo membro da banca: JIMENEZ, George Chaves
Terceiro membro da banca: ROCHA, Marília de França
Quarto membro da banca: LOPES, Fernanda Muniz Brayner
Quinto membro da banca: AMARAL, Edenia Maria Ribeiro do
Resumo: Os estudos mais recentes envolvendo processos cognitivos, apresentam destaque para a necessidade de os indivíduos desenvolverem competências e habilidades cognitivas. Para que isso ocorra é importante compreender que o conhecimento pressupõe o desenvolvimento do pensamento que, por sua vez, pressupõe procedimentos sistemáticos do pensar, materializando-se em metodologias voltadas para esta atividade. Temos então a expectativa de que o professor, enquanto mediador entre o estudante e o conhecimento, possa desenvolver meios de aquisição, por parte dos estudantes, de conhecimentos científicos e de ampliação de suas capacidades cognitivas e operativas, para o trabalho em sala de aula. Após aproximadamente uma década estudando as dificuldades de aprendizagem, envolvendo os conceitos de natureza abstrata, em Biologia, chegamos a elaboração de trabalhos importantes, direcionados para a aprendizagem desses conceitos. Como exemplo temos o trabalho de Brayner-Lopes (2015), que partiu da aplicação do MoMuP (Modelo das Múltiplas Perspectivas) e o adaptou para atender às necessidades do tipo de conceito trabalhado, desenvolvendo então o que ficou denominado em seu estudo de Modelo das Múltiplas Perspectivas – Pernambuco (MoMuP-PE). Em relação à natureza dos conceitos estudados em Biologia, foi necessário um aprofundamento teórico, da questão paradigmática. Sabemos que uma das grandes dificuldades, no processo de aprendizagem, envolvendo os conceitos já citados, reside na construção dos conceitos abstratos numa perspectiva sistêmico-complexa. Verticalizando mais ainda este estudo, encontramos nos trabalhos de P. Ya Galperin sobre a materialização da atividade que, em atividades com alto grau de novidade e de complexidade uma solução seria desenvolver uma ação específica sobre o que ele denomina de Base de Orientação da Ação (BOA). Dentro do cenário descrito, o principal objetivo deste estudo é a aplicação do Modelo das Múltiplas Perspectivas-Pernambuco (MoMuP-PE), na disciplina de Bioquímica dos Sistemas numa turma de Licenciatura em Biologia, entendendo que este pode constituir uma Base de Ação Específica para a aprendizagem de conceitos abstratos, na perspectiva sistêmico-complexa. Ao identificarmos e analisarmos os processos indicadores da aprendizagem, a partir das atividades trabalhadas em sala de aula aplicando o MoMuP-PE, a luz das bases teóricas da psicologia histórico-interacionista (Vigotski, Leontiev e Galperin), consideramos que o MoMuP-PE a partir dos processos de construção, desconstrução e travessias temáticas não só se configura como uma Base Específica da Ação, voltada para a aprendizagem de conceitos sistêmico-complexos na área de Biologia, como também requer, por parte do professor, uma prática pedagógica comprometida com a aprendizagem dos estudantes, exigindo uma reflexão constante, com o objetivo de redirecionar a prática, quando necessário. Neste movimento o professor se desconstrói e reconstrói a cada momento, num processo que denominamos de savoir y faire. Ao fim do processo observamos a formação de novos conhecimentos, habilidades e aquisição de novas qualidades nos conhecimentos estudados, o que indica a ampliação dos conceitos envolvendo o caso posto para estudo. A esse conceito ampliado, nós denominamos de caso ressignificado.
Abstract: The most recent studies involving cognitive processes highlight the need for individuals to develop cognitive skills and abilities. For this to occur it is important to understand that knowledge presupposes the development of thought, which in turn presupposes systematic procedures of thinking, materializing in methodologies directed to this activity. It is our expectation that the teacher, as mediator between the student and the knowledge, can develop means for students to acquire scientific knowledge and expand their cognitive and operative capacities for classroom work. After approximately a decade studying the learning difficulties, involving concepts of abstract nature, in Biology, we were able to elaborate important works, directed to the learning of these concepts. As an example we have Brayner-Lopes (2015), who started with the application of MoMuP (Model of Multiple Perspectives) and adapted it to meet the needs of the type of concept worked, developing what was denominated in his study of the Model of Multiple Perspectives - Pernambuco (MoMuP-PE). In relation to the nature of the concepts studied in Biology, it was necessary to deepen theoretically the paradigmatic question. We know that one of the great difficulties in the learning process, involving the concepts already mentioned, lies in the construction of abstract concepts in a systemic-complex perspective. Verticalizing further this study, we find in the works of P. Ya Galperin on the materialization of the activity that, in activities with a high degree of novelty and complexity, a solution would be to develop a specific action on what he calls the Orienting Base of an Action (BOA). Within the described scenario, the main objective of this study is the application of the Multiple Perspectives-Pernambuco Model (MoMuP-PE), in the discipline of Biochemistry of Systems in a class of Degree in Biology, understanding that this can constitute a Specific Action Base for the learning of abstract concepts, from a systemic-complex perspective. By identifying and analyzing learning processes, from the classroom-based activities of MoMuP-PE, in light of the theoretical bases of historical-interactionist psychology (Vigotski, Leontiev and Galperin), we consider MoMuP-PE from the processes of construction, deconstruction and thematic crossings is not only a specific basis for action, focused on the learning of complex systemic concepts in the area of Biology, but also requires, on the part of the teacher, a pedagogical practice committed to the learning, requiring constant reflection, in order to redirect the practice, when necessary. In this movement the teacher deconstructs and reconstructs every moment, in a process that we call savoir faire. At the end of the process we observe the formation of new knowledge, skills and acquisition of new qualities in the knowledge studied, which indicates the extension of the concepts involving the case put to study. To this extended concept, we call it a redefined case.
Palavras-chave: Modelo das múltiplas perspectivas
Formação de professores
Ensino de biologia
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal Rural de Pernambuco
Sigla da instituição: UFRPE
Departamento: Departamento de Educação
Programa: Programa de Pós-Graduação em Ensino das Ciências
Citação: SÁ, Risonilta Germano Bezerra de. Construção de conceitos da biologia na perspectiva sistêmico-complexa a partir do MoMuP-PE, articulado à teoria histórico-cultural. 2017. 325 f. Tese (Programa de Pós-Graduação em Ensino das Ciências) - Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.tede2.ufrpe.br:8080/tede2/handle/tede2/7422
Data de defesa: 14-Ago-2017
Aparece nas coleções:Doutorado em Ensino das Ciências

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Risonilta Germano Bezerra de Sa.pdfDocumento principal5,07 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.