Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.tede2.ufrpe.br:8080/tede2/handle/tede2/7421
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSANTOS, Daniella Cristina Silva dos-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9286662989040159por
dc.contributor.advisor1OLIVEIRA, Maria Marly de-
dc.contributor.advisor-co1ADRIÃO, Theresa Maria de Freitas-
dc.contributor.referee1ANDRADE, Edson Francisco de-
dc.contributor.referee2ALMEIDA, Maria Angela Vasconcelos de-
dc.contributor.referee3OLIVEIRA, Gilvaneide Ferreira de-
dc.date.accessioned2018-08-15T14:38:48Z-
dc.date.issued2017-08-31-
dc.identifier.citationSANTOS, Daniella Cristina Silva dos. Formação continuada em serviço dos professores de ciências do sistema municipal de ensino do Recife - Pernambuco : complexidade e ambiguidades do Programa Qualiescola II. 2017. 316 f. Tese (Programa de Pós-Graduação em Ensino das Ciências) - Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife.por
dc.identifier.urihttp://www.tede2.ufrpe.br:8080/tede2/handle/tede2/7421-
dc.description.resumoNo Brasil, os acordos entre administração pública e iniciativa privada através de convênios de cooperação com Organizações da Sociedade Civil, sem fins lucrativos, ganha força, incentivo e contorno nos anos 2000. É nesse período que observamos um crescente interesse dos governos estaduais e municipais por convênio de cooperação sob o pretexto de suporte financeiro, principalmente, no processo de formação continuada docente. Nessa direção, a Prefeitura do Recife implantou o Programa Qualiescola II, visando qualificar o professorado do Sistema Municipal de Ensino. Para analisar esse programa, com ênfase na formação de professores de Ciências, levantamos como pressuposto: “O Programa Formativo Qualiescola II para o professorado de Ciências, instituído e implementado pelo Instituto Qualidade no Ensino no Sistema Municipal de Ensino do Recife - Pernambuco, no período de 2011 a 2014, acentua a complexidade e as ambiguidades inerentes ao desenvolvimento pessoal, profissional e institucional desses professores”. Através desse pressuposto, procuramos analisar as possíveis contribuições do Programa Qualiescola II para a formação continuada do professorado de Ciências que atuaram no Sistema Municipal de Ensino do Recife - Pernambuco, no período de 2011 a 2014. Assim, estabelecemos como objetivos específicos: Analisar a concepção de formação continuada que fundamenta o Programa Qualiescola II/Ciências; Descrever as estratégias teóricas, metodológicas e pedagógicas utilizadas pelo Programa Qualiescola II para o Ensino de Ciências nos anos finais da Educação Fundamental; Identificar as implicações do processo Formativo Qualiescola II para a prática do professorado de Ciências, quanto à superação da complexidade e ambiguidades intrínsecas a sua formação profissional. Como desenho metodológico de nossa pesquisa, priorizamos a abordagem qualitativa-fenomenológica, trazendo como principal aporte teórico a Metodologia Interativa a qual tem como carro chefe a técnica do Círculo Hermenêutico Dialético (CHD). A pesquisa de campo foi trabalhada através de entrevistas, utilizando o CHD, aplicação de questionários e análise de documentos oficiais. Dois grupos de informantes participaram da pesquisa: na primeira fase, os professores formadores; já na segunda, os professores de Ciências. Os principais referenciais teóricos utilizados para o tratamento dos dados foram: a Complexidade segundo Morin (2005) e a Dialogicidade segundo Freire (2005). Outros referenciais também foram utilizados tais como: Peroni (2009/2010), Adrião (2009/2010/2013), Imbernón (2009/2010), Gil-Pérez (2001), Carvalho (2011), Delizoicov (2007), Angotti (2007) e Pernambuco (2007). Os resultados indicam que o Programa estudado adota o modelo estruturalista de formação pautado na concepção tecnicista, com domínio no saber da matéria (disciplinar). A dialogicidade e a análise da complexidade e ambiguidades das situações problemáticas do professorado não fundamenta as estratégias teóricas, metodológicas e pedagógicas, dessa forma inviabiliza o surgimento de inovações disruptivas. Nesse Programa, o ensino e aprendizagem de Ciências estão focados nos aspectos cognitivos e operativos do conhecimento. Como contribuição ao avanço do conhecimento, alimentamos a possibilidade de que futuros processos de formação continuada de professores do ensino de Ciências tenham nova configuração. Proposta esta que alimenta o debate através da dialogicidade, a quebra do paradigma positivista e análise da realidade educacional como um todo para um ensino contextualizado e, consequentemente, de melhor qualidade para o desenvolvimento da consciência crítica dos professores e dos estudantes através de um ensino e formação contextualizada e libertadora.por
dc.description.abstractIn Brazil, agreements between public administration and private initiative through cooperative contracts with non-profit civil society organizations gain strength, motivation and outlines in the 2000s. During this period, there is a growing interest of the state and municipal governments in cooperation agreements on the grounds of financial support, mainly in the process of continuing teacher training. In this direction, the municipality of Recife implemented the Qualiescola II programme, aiming to qualify the teachers of the municipal education system. In order to analyse this programme with emphasis on the formation of science teachers, we assume as hypothesis that: "The Qualiescola II training programme for science teachers, instituted and implemented by Instituto Qualidade no Ensino in the municipal system of education of Recife - Pernambuco, between 2011 and 2014, emphasises the complexity and ambiguities inherent to personal, professional and institutional development of these teachers". Through this assumption, we try to analyse the possible contributions of the Qualiescola II programme for the continuing education of science teachers who worked in the municipal system of education of Recife - Pernambuco, from 2011 to 2014. Thus, we set as specific objectives: to analyse the conception of continuing formation that bases the Qualiescola II/sciences programme; to describe the theoretical, methodological and pedagogical strategies used by the Qualiescola II programme for science teaching in the final years of fundamental education; and to identify the implications of the Qualiescola II formative process for the practice of the science teaching, regarding the overcoming of complexity and ambiguities intrinsic to their professional training. As a methodological design of our research, we prioritised the qualitative-phenomenological approach, bringing as main theoretical contribution the interactive methodology, which has as its chief vehicle the dialectic hermeneutic circle (CHD) technique. Field research was conducted through interviews using CHD, questionnaires and analysis of official documents. Two groups of respondents participated in the research: in the first phase, the training teachers, and in the second, the science teachers. The main theoretical references used for the data treatment were: the complexity according to Morin (2005), and dialogicity, according to Freire (2005). Peroni (2009/2010), Adrião (2009/2010/2013), Imbernón (2009/2010), Gil-Pérez (2001), Carvalho (2011), Delizoicov (2007), Angotti 2007) and Pernambuco (2007) were also used as reference. The results indicate that the programme adopts the structuralist model of training based on a technicalist conception, with a mastery of the subject knowledge (disciplinary). The dialogicity and the analysis of the complexity and ambiguities of the problematic situations of professorship do not support the theoretical, methodological and pedagogical strategies, in this way it prevents the emergence of disruptive innovations. In this programme, science teaching and learning focuses on the cognitive and operational aspects of knowledge. As contribution to the advancement of knowledge, we foster the possibility that future processes of continuing education of science teachers have a new configuration. This proposal feeds the debate through dialogicity, the breakdown of the positivist paradigm and analysis of the educational reality as a whole for a contextualized teaching and, consequently, of better quality for the development of the critical awareness of teachers and students through a contextualized and liberating teaching and training.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Mario BC (mario@bc.ufrpe.br) on 2018-08-15T14:38:48Z No. of bitstreams: 1 Daniella Cristina Silva dos Santos.pdf: 2804922 bytes, checksum: b90496ea14aa8a19e2198f2af6c1cba6 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-08-15T14:38:48Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Daniella Cristina Silva dos Santos.pdf: 2804922 bytes, checksum: b90496ea14aa8a19e2198f2af6c1cba6 (MD5) Previous issue date: 2017-08-31eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural de Pernambucopor
dc.publisher.departmentDepartamento de Educaçãopor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFRPEpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino das Ciênciaspor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectPrograma Qualiescola IIpor
dc.subjectFormação continuadapor
dc.subjectProfessor de ciênciaspor
dc.subjectEnsino públicopor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titleFormação continuada em serviço dos professores de ciências do sistema municipal de ensino do Recife - Pernambuco : complexidade e ambiguidades do programa Qualiescola IIpor
dc.typeTesepor
Aparece nas coleções:Doutorado em Ensino das Ciências

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Daniella Cristina Silva dos Santos.pdfDocumento principal2,74 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.