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dc.creatorSILVA, Ivoneide Mendes da-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9473628582524810por
dc.contributor.advisor1LEÃO, Marcelo Brito Carneiro-
dc.contributor.advisor-co1LINS, Walquíria Castelo Branco-
dc.contributor.referee1LINS, Walquíria Castelo Branco-
dc.contributor.referee2MOREIRA, Fabiana Wanderley de Souza-
dc.contributor.referee3FERREIRA, Helaine Sivini-
dc.contributor.referee4FIRME, Ruth do Nascimento-
dc.date.accessioned2018-08-14T14:46:31Z-
dc.date.issued2017-12-15-
dc.identifier.citationSILVA, Ivoneide Mendes da. A aprendizagem baseada em problemas : uma análise da implementação na disciplina de tecnologia da informação e comunicação no ensino de química. 2017. 236 f. Tese (Programa de Pós-Graduação em Ensino das Ciências) - Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife.por
dc.identifier.urihttp://www.tede2.ufrpe.br:8080/tede2/handle/tede2/7414-
dc.description.resumoA Aprendizagem Baseada em Problemas ou Problem-Based Learning (PBL), é um método que faz uso de um problema real que precede a teoria e surge em contraposição aos métodos convencionais que colocam um problema de aplicação ao final de uma aula expositiva de um determinado conteúdo. Este trabalho, uma pesquisa-intervenção de natureza qualitativa, procurou investigar contribuições e limitações da implementação da aprendizagem baseada em problemas na disciplina de Tecnologia da Informação e Comunicação no ensino de Química (TICEQ) oferecida no currículo da graduação do curso de licenciatura em Química de uma universidade pública federal do Recife, PE. Os dados foram coletados por meio de observação participante das aulas e sessões tutoriais, utilizando a técnica da videogravação, coleta de documentos e questionários respondidos pelos estudantes ao final da implementação, nos quais expressaram as suas opiniões sobre o PBL, suas vantagens e desvantagens, bem como se autoavaliaram e avaliaram o desempenho dos seus pares. Participaram do estudo 16 estudantes devidamente matriculados na referida disciplina. A partir da análise dos dados foi possível constatar que no decorrer do processo com o PBL os discentes foram realizando escolhas mais conscientes de uso das TIC no ensino de Química, apresentando propostas de utilização com um viés mais colaborativo e contextualizado. Nesse sentido, a maioria dos estudantes afirmou que o trabalho com o PBL favoreceu o pensamento crítico, que os aproximou do cenário escolar como professor e que o fato de se colocarem em uma situação real de sala de aula para resolver o problema dado foi o que mais contribuiu no processo de aprendizagem e que através do desafio conseguiram pensar em diferentes formas de integração das TIC no ensino de Química. Entretanto, como limitações apontaram o tempo gasto com o método como um fator negativo e a dificuldade de adequar a TIC a ser utilizada ao conteúdo de Química. No momento da autoavaliação quanto às atitudes e habilidades importantes para a vida profissional consideraram como excelente o fato do PBL ter favorecido um trabalho em grupo no qual souberam respeitar as opiniões alheias com ética, flexibilidade, interesse, empatia, pró-atividade, colaboração/cooperação, o desenvolvimento da autoavaliação, a capacidade de exercer o estudo independente, o fato de ter estabelecido a integração com outras disciplinas e o trabalho autorregulado. Com relação aos seus pares e utilizando o descritor excelente os destaques foram à ética, a empatia, a flexibilidade, curiosidade e a liderança dos colegas, assim como o estudo independente, o trabalho em equipe e o planejamento. Dessa maneira, o PBL mostrou-se eficiente como um recurso metodológico para promover um processo formativo que favoreça a reflexão de diferentes formas de utilização das TIC, permitindo uma participação mais ativa dos estudantes e os aproximando a um contexto real de uso.por
dc.description.abstractProblem-Based Learning (PBL) is a method that makes use of a real problem that precedes the theory and arises in opposition to the conventional methods that put an application problem at the end of an expositive class of a certain content. This work, an intervention research of a qualitative nature, sought to investigate the contributions and limitations of the implementation of problem-based learning in the discipline of Information and Communication Technology in the teaching of Chemistry offered in the undergraduate curriculum of the degree course in Chemistry of a federal public university in Recife, PE. The data were collected through participant observation of the classes and tutorial sessions, using the video recording technique, collection of documents and questionnaires answered by the students at the end of the implementation, in which they expressed their opinions about the PBL, its advantages and disadvantages as well How they self-assessed and assessed the performance of their peers. Sixteen students duly enrolled in the subject participated in the study. From the analysis of the data it was possible to verify that during the process with the PBL the students were making more conscious choices of use of the ICT in the teaching of Chemistry, presenting proposals of use with a more collaborative and contextualized bias. In this sense, most of the students stated that working with the PBL favored critical thinking, which brought them closer to the school scene as a teacher and that putting themselves in a real classroom situation to solve the problem was what More contributed to the learning process and through the challenge managed to think of different ways of integrating ICT in the teaching of Chemistry. However, as limitations, they pointed out the time spent with the method as a negative factor and the difficulty of adapting the ICT to be used to the content of Chemistry. At the moment of the self-assessment regarding the attitudes and skills important to the professional life they considered as excellent the fact that the PBL favored a group work in which they knew to respect the opinions of others with ethics, flexibility, interest, empathy, proactivity, collaboration/cooperation, The development of self-assessment, the ability to perform independent study, the fact of having established integration with other disciplines and self-regulated work. Regarding their peers and using the excellent descriptor the highlights were ethics, empathy, flexibility, curiosity and peer leadership, as well as independent study, teamwork and planning. In this way, the PBL proved to be efficient as a methodological resource to promote a formative process that favors the reflection of different forms of ICT use, allowing a more active participation of the students and bringing them closer to a real context of use.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Mario BC (mario@bc.ufrpe.br) on 2018-08-14T14:46:31Z No. of bitstreams: 1 Ivoneide Mendes da Silva.pdf: 2960990 bytes, checksum: 897fff40c993730e9709f122777aeac3 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-08-14T14:46:31Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Ivoneide Mendes da Silva.pdf: 2960990 bytes, checksum: 897fff40c993730e9709f122777aeac3 (MD5) Previous issue date: 2017-12-15eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural de Pernambucopor
dc.publisher.departmentDepartamento de Educaçãopor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFRPEpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino das Ciênciaspor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEnsino de químicapor
dc.subjectTecnologia da informação e comunicaçãopor
dc.subjectEnsino-aprendizagempor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titleA aprendizagem baseada em problemas : uma análise da implementação na disciplina de tecnologia da informação e comunicação no ensino de químicapor
dc.typeTesepor
Aparece nas coleções:Doutorado em Ensino das Ciências

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