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dc.creatorALBUQUERQUE, Tereza Cristina Cavalcanti de-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3051364050183447por
dc.contributor.advisor1LEÃO, Ana Maria dos Anjos Carneiro-
dc.contributor.advisor-co1MARTINS, Marcelo Machado-
dc.contributor.referee1FARIAS, Cármen Roselaine de Oliveira-
dc.contributor.referee2MARTINS, Marcelo Machado-
dc.contributor.referee3AMARAL, Edenia Maria Ribeiro do-
dc.contributor.referee4FRANCISCO JÚNIOR, Wilmo Ernesto-
dc.contributor.referee5MOURA, Geraldo Jorge Barbosa de-
dc.date.accessioned2018-08-14T14:12:11Z-
dc.date.issued2018-02-05-
dc.identifier.citationALBUQUERQUE, Tereza Cristina Cavalcanti de. Uma imagem vale mais com mil palavras : estudo sobre a produção de textos multimodais para o ensino do conceito de respiração pulmonar. 2018. 187 f. Tese (Programa de Pós-Graduação em Ensino das Ciências) - Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife.por
dc.identifier.urihttp://www.tede2.ufrpe.br:8080/tede2/handle/tede2/7412-
dc.description.resumoNa linguagem atual, vários modos semióticos (verbal, visual, sonoro e gestual, entre outros) se integram para a construção de um significado, compondo assim, um texto multimodal que em conjunto com os avanços da tecnologia ocupam mais espaços a cada dia, e dentre eles, o espaço de ensino e aprendizagem de ciências. No entanto, embora exista um crescente uso do texto multimodal, este ainda não está sendo explorado em seu pleno potencial, pois muitas vezes os professores não estão instrumentalizados para a leitura necessária à sua compreensão e à sua produção. Sobretudo, ao se considerar o caráter eminentemente abstrato e simbólico de seu conteúdo, a formação inicial de professores de ciências demanda a leitura e a produção de textos multimodais mais contextualizados que possa gerar ações efetivas e qualificadas na prática docente referente ao uso dos diferentes modos de linguagem. Neste contexto, o objetivo deste estudo foi analisar como os conhecimentos sobre a Multimodalidade inseridos na formação inicial de professores podem contribuir para a leitura e a construção de textos multimodais para o ensino sobre respiração pulmonar humana. No percurso desta investigação foi desenvolvida a disciplina eletiva Multimodalidade na Educação em Ciências, ofertada para os cursos de Licenciatura em Química e em Ciências Biológicas, de uma universidade pública brasileira. Os dados foram construídos ao longo de 11 meses de trabalho incorporados a esta disciplina, com um grupo composto por quatro estudantes. A metodologia que orientou o presente estudo foi uma adaptação da Pesquisa Colaborativa (IBIAPINA, 2008) e a análise dos dados empregou as categorias da Gramática do Design Visual (KRESS e van LEEUWEN, 2006). As produções dos estudantes analisadas foram: textos multimodais produzidos para videoaulas sobre respiração pulmonar; respostas à entrevista sobre o processo de produção das videoaulas; análise vídeo-gravada sobre os textos multimodais relativos ao sistema respiratório e hematose empregados nas videoaulas; produção do Conjunto de Textos Multimodais para o Ensino sobre Respiração Pulmonar Humana (CTMER) e validação do CTMER em aula na graduação. Ao mesmo tempo, foram realizadas análises dos textos multimodais sobre respiração pulmonar presentes nos livros didáticos, pela pesquisadora. Os resultados indicam que a implementação dos conhecimentos da Multimodalidade na leitura, na avaliação e na produção de textos multimodais ampliou a capacidade de representação e comunicação dos participantes envolvidos através do uso integrado de diferentes modos de linguagem e possibilitou a construção de material didático (CTMER) para o ensino do conceito de respiração pulmonar humana integrado ao ambiente e aos demais sistemas orgânicos.por
dc.description.abstractIn today's language, several semiotic modes (verbal, visual, sonorous and gestural, among others) are integrated to construct a meaning, thus composing a multimodal text that together with advances in technology occupy more spaces each day, and among them, the space of teaching and learning of sciences. However, although there is a growing use of multimodal text, it is still not being exploited to its full potential, as teachers are often not instrumental in reading to understand and produce. Above all, in considering the eminently abstract and symbolic character of its contents, the initial formation of science teachers demands the reading and production of more contextualized multimodal texts that can generate effective and qualified actions in the teaching practice regarding the use of different modes of language. In this context, the objective of this study was to analyze how the knowledge about Multimodality inserted in the initial formation of teachers can contribute to the reading and the construction of multimodal texts for teaching about human lung breathing. In the course of this research the elective Multimodality in Science Education course was developed, offered for the undergraduate courses in Chemistry and Biological Sciences, of a Brazilian public university. The data were constructed during 11 months of work incorporated to this discipline, with a group composed by four students. The methodology that guided the present study was an adaptation of the Collaborative Research (IBIAPINA, 2008) and the data analysis employed the categories of Visual Design Grammar (KRESS and van LEEUWEN, 2006). The productions of the analyzed students were: multimodal texts produced for videotapes on pulmonary respiration; answers to the interview about the process of videotape production; video-recorded analysis of the multimodal texts related to the respiratory system and hematose used in videotapes; production of the Set of Multimodal Texts for Teaching Human Pulmonary Respiration (CTMER) and validation of CTMER in class at graduation. At the same time, the researcher analyzed the multimodal texts on lung breathing in the textbooks. The results indicate that the implementation of Multimodality knowledge in reading, evaluation and production of multimodal texts increased the capacity of representation and communication of the participants involved through the integrated use of different modes of language and enabled the construction of didactic material (CTMER) to teach the concept of human lung respiration integrated with the environment and other organic systems.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Mario BC (mario@bc.ufrpe.br) on 2018-08-14T14:12:11Z No. of bitstreams: 1 Tereza Cristina Cavalcanti de Albuquerque.pdf: 8612345 bytes, checksum: 63cefd3234e79440c4d81f8c47e647fe (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-08-14T14:12:11Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Tereza Cristina Cavalcanti de Albuquerque.pdf: 8612345 bytes, checksum: 63cefd3234e79440c4d81f8c47e647fe (MD5) Previous issue date: 2018-02-05eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural de Pernambucopor
dc.publisher.departmentDepartamento de Educaçãopor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFRPEpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino das Ciênciaspor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectTexto multimodalpor
dc.subjectEnsino de ciênciaspor
dc.subjectFormação de professorespor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titleUma imagem vale mais com mil palavras : estudo sobre a produção de textos multimodais para o ensino do conceito de respiração pulmonarpor
dc.typeTesepor
Aparece nas coleções:Doutorado em Ensino das Ciências

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