Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.tede2.ufrpe.br:8080/tede2/handle/tede2/7409
Tipo do documento: Dissertação
Título: Saberes docentes mobilizados por professores de ciências na abordagem ciência-tecnologia-sociedade (CTS) no ensino de ciências
Autor: FLÔR, Palloma Rayane Cordeiro 
Primeiro orientador: FIRME, Ruth do Nascimento
Primeiro membro da banca: GUEDES, Marília Gabriela de Menezes
Segundo membro da banca: LIMA, Analice de Almeida
Terceiro membro da banca: SILVA, Suely Alves da
Resumo: Neste trabalho de dissertação temos como objetivo analisar saberes docentes mobilizados por professores de ciências quando trabalham com a abordagem CTS (coloque a sigla inicialmente para o leitor hipotético). Seguimos uma abordagem qualitativa e contamos com a participação de três professores da área das Ciências da Natureza; dois com formação em Química e um em Ciências Biológicas. Para composição dos instrumentos, lançamos mão da aplicação de dois questionários e de uma entrevista de grupo focal. Foram quatro procedimentos metodológicos: aplicação de questionário (questionário A) para mapear os professores que tinham interesse de participar da pesquisa; aplicação de questionário para compreender concepções dos professores de ciências sobre a abordagem CTS (questionário B); entrevista de grupo focal com o intuito de caracterizar saberes docentes mobilizados por professores de ciências quando elaboram e discutem planos de aulas sobre a abordagem CTS; e a observação do desenvolvimento do plano de aulas com abordagem CTS por um dos professores. Para analisarmos o corpus empírico tomamos por base pressupostos da Análise de Conteúdo de Bardin (2010). A partir das análises empreendidas, identificamos que os três professores têm concepções adequadas sobre a abordagem CTS no que diz respeito à compreensão da natureza da ciência, ao processo de ensino e aprendizagem e a educação pela ciência, bem como sobre objetivos, conteúdos, estratégias didáticas, materiais didáticos, até algumas vantagens e desvantagens dessa abordagem. Quanto aos saberes docentes mobilizados pelos professores de ciências na elaboração dos planos de aulas com abordagem CTS, identificamos saberes docentes relativos à formação profissional, aos materiais teóricos sobre essa abordagem que deram suporte ao planejamento das aulas e à experiência adquirida na vivência desses professores com abordagem CTS em suas salas de aula. Em relação ao desenvolvimento do plano de aulas com abordagem CTS, levando em consideração que a mesma foi pautada em apenas um dos planos, identificamos que os saberes docentes mobilizados foram provenientes da formação profissional dos textos sobre a abordagem CTS, da experiência na profissão e das histórias de vida. Diante disso, foi possível identificarmos que os saberes dos professores de ciências quando planejam e desenvolvem o ensino de ciências com abordagem CTS são heterogêneos e não oriundos de uma única fonte, mas que se unificam no planejamento e no desenvolvimento do mesmo em sala de aula.
Abstract: In this dissertation we have the objective of analyzing teacher knowledge mobilized by science teachers when working with the CTS approach. We followed a qualitative approach and we counted on the participation of three professors of the area of Sciences of the Nature, two with formation in Chemistry and one in Biological Sciences. For the composition of the instruments, we applied the application of two questionnaires and a focus group interview. There were four methodological procedures: questionnaire application (questionnaire A) to map the teachers who were interested in participating in the research; application of a questionnaire to understand the conceptions of science teachers about the CTS approach (questionnaire B); focus group interview with the intention of characterizing teacher knowledge mobilized by science teachers when they elaborate and discuss lesson plans about the CTS approach; and observation of the development of the lesson plan with CTS approach by one of the teachers. In order to analyze the empirical corpus, we base the assumptions of Bardin's Content Analysis (2010). Based on the analyzes undertaken, we identified that the three teachers have adequate conceptions about the STS approach regarding the understanding of the nature of science, the process of teaching and learning and education through science, as well as about objectives, contents, didactic strategies, some advantages and disadvantages of this approach. As for the teachers' knowledge mobilized by the science teachers in the elaboration of the CTS approach, we identified teacher knowledge related to vocational training, the theoretical materials on this approach that supported the planning of the classes, and the experience acquired in the experience of these teachers with approach in their classrooms. Regarding the development of the CTS approach, taking into account that it was based on only one of the plans, we identified that the teachers' knowledge mobilized came from vocational training, from the texts on the CTS approach, from experience in the profession and from Life stories. Thus, it was possible to identify that the knowledge of science teachers when planning and developing science teaching with CTS approach are heterogeneous and not from a single source, but are unified in the planning and development of the same in the classroom.
Palavras-chave: Saber docente
Ensino de ciências
Abordagem CTS
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal Rural de Pernambuco
Sigla da instituição: UFRPE
Departamento: Departamento de Educação
Programa: Programa de Pós-Graduação em Ensino das Ciências
Citação: FLÔR, Palloma Rayane Cordeiro. Saberes docentes mobilizados por professores de ciências na abordagem ciência-tecnologia-sociedade (CTS) no ensino de ciências. 2018. 119 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ensino das Ciências) - Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.tede2.ufrpe.br:8080/tede2/handle/tede2/7409
Data de defesa: 27-Fev-2018
Aparece nas coleções:Mestrado em Ensino das Ciências

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Palloma Rayane Cordeiro Flor.pdfDocumento principal1,36 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.