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dc.creatorSILVA, Maria da Paz dos Santos Souza e-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7538206743860506por
dc.contributor.advisor1OGLIARI, Marlene Maria-
dc.contributor.referee1LIMA, Angela Valéria Alves de-
dc.contributor.referee2JAEGER, Dirce-
dc.date.accessioned2017-05-05T15:45:05Z-
dc.date.issued2016-10-19-
dc.identifier.citationSILVA, Maria da Paz dos Santos Souza e. O debate regrado público como prática de letramento social e escolar em uma comunidade de reassentamento. 2016. 164 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Letras (PROFLETRAS)) - Universidade Federal Rural de Pernambuco, Garanhuns.por
dc.identifier.urihttp://www.tede2.ufrpe.br:8080/tede2/handle/tede2/6835-
dc.description.resumoEste trabalho tem como foco de estudo as práticas de letramento social e escolar em uma escola de reassentamento e apresenta como sugestão de instrumento de vinculação destes letramentos, o debate regrado público. A motivação para esta pesquisa surgiu da necessidade de entender o porquê de os alunos concluírem o 9º ano do Ensino Fundamental com dificuldades relacionadas ao domínio dos gêneros orais formais públicos, especialmente o debate regrado público, mesmo sendo constante a ocorrência desse gênero textual, no contexto social de que fazem parte e o domínio deste gênero ser necessário na luta pela manutenção de direitos da comunidade, demonstrado na fundamentação histórica, deste estudo. Foi adotada, como metodologia, a pesquisa-ação (THIOLLENT, 2011; TRIPP, 2005) pelo seu caráter participativo, com vistas a uma intervenção na realidade e do ponto de vista dos métodos empregados, por ser a que melhor atende aos objetivos proposto na pesquisa. Como aporte teórico escolhemos o interacionismo sociodiscursivo, representado por Bronckart (2006; 2007), Guimarães e Machado (2007), Paviani (2011), por referendarem a importância das interações entre os sujeitos para o processo de ensino – aprendizagem e constituição dos mesmos. Concernente às concepções de letramentos e sua importância dentro e além dos muros escolares, recorremos a Soares (2004), Rojo (2009), Rojo e Moura (2012), Street (2014). Além disso, trouxemos as contribuições de Santos (2007), BRASIL (1996), Costa e Vieira (2006), Young (2007), Ferrarezi Jr (2014) relativas à função social da escola sob a perspectiva do letramento e do protagonismo. No estudo a respeito dos gêneros orais formais, especialmente o debate regrado público, adotamos as concepções de Marcuschi (2007), Bakhthin (2011), Cordeiro Pinto (2015), Goulart (2005) Schneuwly e colaboradores (2004), PCN/LP (BRASIL, 2001) e Leitão (2011). A partir do aporte teórico e do diagnóstico, planejamos e executamos uma sequência didática, adaptada do modelo apresentado por Dolz, Noverraz e Schneuwly (2004), para o estudo do gênero debate regrado público, tendo como uma das metas metodológicas para a análise dos resultados, apontar o progresso revelado entre o primeiro e o segundo debate executado pelos participantes deste estudo. Após a intervenção foi possível comprovar que os alunos conseguiram mobilizar, com mais propriedade, os recursos verbais (argumentos, contra-argumentos) e não verbais (postura, entonação) para defender seus argumentos, além do fortalecimento do protagonismo destes sujeitos. Pelo exposto, este estudo sinaliza para a prática de ações sistemáticas com os gêneros orais formais, como objetos de estudo, a exemplo do debate regrado publico, para que a escola cumpra sua função de habilitar os alunos a agirem socialmente através da vinculação do letramento social ao escolar.por
dc.description.abstractThis task has how focus to study the practices of social literacy and educational in a school of resettlement and introduce as siggestion of linking's instrument of these literacy, public the debate regimented. The motivation for this seach emerge of necessary to undestand the why studants complete the 9º grabe basic school with difficulties related field of public formal oral genres, especialy the public debate regimented, even though constant accurrence this kind textual, in the context social that part and the domain of thir genre be necessary in the struggle for maintenence of community rights, showing historial reasons, this study. It was adopted, methodology as action reseaech (THIOLLENT, 2011; TRIPP, 2005) by his participatory character, with a views to on intervention in reality and from the point of view of the methods employed, to be the one that best meets the objectives proposed research. As the theoretical uwe choose interationism discursive social, represented by Bronckart ( 2006, 2007). Guimarães e Machado (2007), Paviani ( 2011), for referenced the importance of interactions together the fellow to the learning process - apprenticeship end formation of same. Associated at conceptional of literacy and your importance in and to transcend the walls of these schools, appealed to Soares (2004), Rojo (2009), Rojo e Moura (2012), Street (2014). Also, brought the contribution of Santos (2007), BRASIL (1996), Costa e Vieira (2006), Young (2007), Ferrarezi Jr (2014) relative social functions of school under perspective of literacy and prominence. On study of respect of oral formal genres, especially the public debate regimented, adopted the Marcuschi conceptions (2007), Bakhthin (2011), Cordeiro Pinto (2015), Goulart (2005) Schneuwly and employees (2004), PCN/LP (BRASIL, 2001) and Leitão (2011). Stem from additional theoretical and diagnostic, planned and implement a didactic sequence, adapted of the pattern presented by Dolz, Noverraz and Schneuwly (2004), for the study about the public debate regimented, by having as one of the methodological goals for a analysis of results, to indicate the progress uncovered between the first and the second debate executed for this study participants. Behind the intervention was possible to prove that the students get mobilize, with more property, the verbal resources (arguments, counterarguments) and nonverval (posture, intention) for defend your arguments also to fortification of protagonist these subject. The exposed, this study signals for the pratice of systematic with the formal oral genres, with study object, for example the public debate regimented, to school, comply its function of qualify the students act socially through the linking of social literacy and school.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Mario BC (mario@bc.ufrpe.br) on 2017-05-05T15:45:05Z No. of bitstreams: 1 Maria da Paz dos Santos Souza e Silva.pdf: 3430361 bytes, checksum: a8ccdcbc025fa1a93f54775daccf5b5f (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2017-05-05T15:45:05Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Maria da Paz dos Santos Souza e Silva.pdf: 3430361 bytes, checksum: a8ccdcbc025fa1a93f54775daccf5b5f (MD5) Previous issue date: 2016-10-19eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural de Pernambucopor
dc.publisher.departmentUnidade Acadêmica de Garanhunspor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFRPEpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Letras (PROFLETRAS)por
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectLetramento socialpor
dc.subjectLetramento escolarpor
dc.subjectEnsino fundamentalpor
dc.subjectEnsino-aprendizagempor
dc.subjectDebate regrado públicopor
dc.subjectSocial literacyeng
dc.subjectSchool literacyeng
dc.subjectBasic schooleng
dc.subjectTeaching and learningeng
dc.subjectPublic debate regimentedeng
dc.subject.cnpqLINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASpor
dc.titleO debate regrado público como prática de letramento social e escolar em uma comunidade de reassentamentopor
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Letras

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