Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.tede2.ufrpe.br:8080/tede2/handle/tede2/6708
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorCAMPOS, Raul Bueno Lins-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7242023950818474por
dc.contributor.advisor1SANTOS, Marcelo Pedro dos-
dc.contributor.referee1SILVA, Ronaldo Venâncio da-
dc.contributor.referee2SILVA, Thiago Dias Oliveira-
dc.date.accessioned2017-03-29T14:21:29Z-
dc.date.issued2015-08-13-
dc.identifier.citationCAMPOS, Raul Bueno Lins. Análise técnica da matriz de referência do ENEM e dos itens de matemática das edições de 2012 a 2014. 2015. 86 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Matemática (PROFMAT)) - Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife.por
dc.identifier.urihttp://www.tede2.ufrpe.br:8080/tede2/handle/tede2/6708-
dc.description.resumoEste trabalho tem por finalidade apresentar ao docente do ensino básico uma análise de dados e informações diversas a respeito da área do conhecimento de Matemática e suas Tecnologias do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), focando as edições de 2012, 2013 e 2014, contribuindo assim, em sua formação e consequente melhora da preparação de seus alunos. A pesquisa foi dividida em três partes. A primeira, tem o objetivo de apresentar o ENEM como um todo, desde a sua criação, em 1998, passando por uma grande reformulação, em vigor desde a edição de 2009, até o momento atual da prova, agora chamada de Novo ENEM. A segunda parte é voltada para a avaliação da Matriz de Referência da prova de Matemática e suas Tecnologias, contendo um confronto entre os conteúdos cobrados em tal prova e os que são previstos para o ensino básico, na qual se constatou a falta de importantes conteúdos em tal matriz e ainda traz a análise de diversos itens das prova de 2012, 2013 e 2014 que apresentam alguma similaridade. Finalmente na terceira parte, há a exposição dos resultados obtidos da análise das edições citadas, através de gráficos, onde se constatou que o Novo ENEM é uma prova interdisciplinar, extremamente contextualizada, que contempla, em sua maioria, conteúdos do ensino fundamental, e não traz uma distribuição uniforme, no que diz respeito ao número de questões por competência, habilidade e eixo cognitivo.por
dc.description.abstractThis study aims to present to the teachers of basic education some data analysis and varied informations about the area of knowledge Mathematic and its Technologies of the Secondary Education National Examination (ENEM), focusing in the 2012, 2013 and 2014 editions, contributing to its formation and consequent improvement of its students preparation. This research was divided into three parts. First, it is presented the ENEM as a whole, from its creation in 1998, undergoing a extensive reformulation, in force since the 2009 edition, to the current exame version, now called New ENEM. Second, focus on the evaluation of the Reference Matrix Mathematics and its Technologies test, it contains a confrontation between the charged contents on such test and those ones provided for basic education, face that demonstrates the absence of those important contents in such matrix and also brings the theme of some questions similarity 2012, 2013 and 2014 editions. Finally, at third, it is exposed the results obtained from the mentioned editions analysis, through charts, it was found that New ENEM is an interdisciplinary test, highly contextualized, of the questions, facing elementary school contents, and considering the uniformity distribution, and their competence, skill and cognitive axis.eng
dc.description.provenanceSubmitted by (lucia.rodrigues@ufrpe.br) on 2017-03-29T14:21:29Z No. of bitstreams: 1 Raul Bueno Lins Campos.pdf: 1387203 bytes, checksum: 749071fd54eaabfaf5dd191519313115 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2017-03-29T14:21:29Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Raul Bueno Lins Campos.pdf: 1387203 bytes, checksum: 749071fd54eaabfaf5dd191519313115 (MD5) Previous issue date: 2015-08-13eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural de Pernambucopor
dc.publisher.departmentDepartamento de Matemáticapor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFRPEpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Matemática (PROFMAT)por
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectProva de matemáticapor
dc.subjectENEMpor
dc.subjectMatriz de referênciapor
dc.subjectEnsino de matemáticapor
dc.subject.cnpqCIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApor
dc.titleAnálise técnica da matriz de referência do ENEM e dos itens de matemática das edições de 2012 a 2014por
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Raul Bueno Lins Campos.pdfDocumento principal1,35 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.