Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.tede2.ufrpe.br:8080/tede2/handle/tede2/6705
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorNASCIMENTO, José Roberto Amaral-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0141189755702776por
dc.contributor.advisor1NEVES, Rodrigo José Gondim-
dc.date.accessioned2017-03-29T13:44:16Z-
dc.date.issued2014-06-16-
dc.identifier.citationNASCIMENTO, José Roberto Amaral. O Poker como ferramenta de ensino da matemática na educação básica. 2014. 72 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Matemática (PROFMAT)) - Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife.por
dc.identifier.urihttp://www.tede2.ufrpe.br:8080/tede2/handle/tede2/6705-
dc.description.resumoEste trabalho apresenta uma proposta diferenciada de aplicação de uns dos principais temas da Matemática na Educação Básica, a Combinatória e a Probabilidade, através do jogo do poker. Com essa proposta, nosso objetivo geral é usar a análise e a prática do jogo do poker como ferramenta de ensino desses temas e da Esperança Matemática. Dentre os autores estudados, destacamos GADELHA[6], LAPLACE[22], VYGOTSKY[7], SKLANSKY[9], MORGADO[21], MAGALHÃES[20] e LIMA[24]. Para isso, fizemos uma averiguação estrutural do poker, em especial na modalidade Texas Hold’em, calculando algumas probabilidades e analisando algumas situações em que a tomada de decisão pode ser norteada pelo conceito da Esperança Matemática. Ao final, apresentamos uma proposta pedagógica no intuito de sistematizar e facilitar a abordagem do nosso tema.por
dc.description.abstractThis paper presents a different proposal of application of the main themes of Mathematics in Primary Education in Combinatorics and Probability ones, through the game of poker. With this proposal, our main goal is to use the analysis and the poker game practice as a teaching tool for these topics and Mathematical Expectation. Among the studied authors are included GADELHA, LAPLACE, VYGOTSKY, SKLANSKY, MORGADO, MAGALHÃES and LIMA. Thus, we investigated the structural poker, especially in Texas Hold’em mode, calculating some probabilities and analyzing some situations in which decision making can be guided by the concept of Mathematical Expectation. At the end, we present a pedagogical proposal in order to systematize and facilitate the approach of our subject.eng
dc.description.provenanceSubmitted by (lucia.rodrigues@ufrpe.br) on 2017-03-29T13:44:16Z No. of bitstreams: 1 Jose Roberto Amaral Nascimento.pdf: 665020 bytes, checksum: d41fa507657ee859a1411d9ec555cf80 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2017-03-29T13:44:16Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Jose Roberto Amaral Nascimento.pdf: 665020 bytes, checksum: d41fa507657ee859a1411d9ec555cf80 (MD5) Previous issue date: 2014-06-16eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural de Pernambucopor
dc.publisher.departmentDepartamento de Matemáticapor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFRPEpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Matemática (PROFMAT)por
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEnsino de matemáticapor
dc.subjectPoker (jogo)por
dc.subjectEnsino básicopor
dc.subjectProbabilidadepor
dc.subjectCombinatóriapor
dc.subject.cnpqCIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApor
dc.titleO Poker como ferramenta de ensino da matemática na educação básicapor
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Jose Roberto Amaral Nascimento.pdfDocumento principal649,43 kBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.