Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.tede2.ufrpe.br:8080/tede2/handle/tede2/6697
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorLACERDA, Carlos Wilson Pimentel-
dc.contributor.advisor1SILVA, Bárbara Costa da-
dc.contributor.referee1SILVA, Tarciana Maria Santos da-
dc.contributor.referee2MELO, Maria Eulalia de moraes-
dc.contributor.referee3GALVÃO, Eudes Naziazeno-
dc.date.accessioned2017-03-28T14:44:18Z-
dc.date.issued2014-04-10-
dc.identifier.citationLACERDA, Carlos Wilson Pimentel. Sequências e séries : conhecendo e construindo estratégias de abordagem. 2014. 69 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Matemática (PROFMAT)) - Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife.por
dc.identifier.urihttp://www.tede2.ufrpe.br:8080/tede2/handle/tede2/6697-
dc.description.resumoO ensino de séries e sequências no ensino médio, superior e os problemas propostos nas olimpíadas de matemática do ensino médio, apresentam propostas bastante diversificadas. O ensino desse tópico é abordado de maneira mecânica enquanto que os problemas propostos nas olimpíadas exige um raciocínio lógico desenvolvido a partir do comportamento de diversas séries e sequências. Daí , faz-se necessário que o conhecimento tanto por parte do professor quanto do aluno, ambos do ensino médio, extrapole os limites tradicionalmente tratados na prática pedagógica do ensino de séries e sequências. Desta maneira, é necessário ter o conhecimento do que significa a convergência de uma sequência, suas propriedades, testes de convergência que possam ser utilizados no ensino médio, comportamentos de diversas séries e sequências como a sequência de Fibonacci, a série harmônica, progressões aritméticas de diversas ordens, etc. Levando em conta o estágio matemático do aluno do ensino médio, o professor deve desenvolver no educando habilidades e aquisição de ferramentas que possibilitem este a resolver problemas que possam romper com a matemática da memorização. Assim, o uso de jogos, a utilização da geometria para a compreensão da convergência entre outros, a utilização de diversos campos de conhecimentos onde possa ser utilizado o ensino de séries e sequências e a resolução de problemas de séries e sequências das olimpíadas de matemática são ferramentas necessárias para que o professor possa aprender a aprender e assim conduzir os seus alunos para emancipação do pensamento matemático.por
dc.description.abstractTeaching series and sequences in High School, in college and the proposed problems in the High School Mathematical Olympics, have very diverse proposals. The teaching of this topic is covered in a mechanical manner while the problems posed in the Olympics requires a logical reasoning developed from the behavior of several series and sequences. Hence, it is necessary that knowledge by the teacher and the student, both in high school, goes beyond the limits traditionally treated in the pedagogical practice of teaching sequences and series. Thus, it is necessary to have knowledge of what the convergence of a sequence, its properties, convergence tests that can be used in high school, behavior of several series and sequences such as the Fibonacci sequence, the harmonic series, arithmetic progressions various orders, etc.. Taking into account the mathematical stage of high school student, the teacher should develop the student skills and acquiring tools that allow this to solve problems that may break with math memorization. Thus, the use of games, the use of geometry to the understanding of convergence among others, the use of various knowledge elds where the teaching of series and sequences can be used and troubleshooting of series and sequences of math olympics are tools necessary for the teacher to learn how to learn and thus lead their students to emancipation of mathematical thinking.eng
dc.description.provenanceSubmitted by (lucia.rodrigues@ufrpe.br) on 2017-03-28T14:44:18Z No. of bitstreams: 1 Carlos Wilson Pimentel de Lacerda.pdf: 3251555 bytes, checksum: 1214ce4dc13bd522debca1187ededf57 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2017-03-28T14:44:18Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Carlos Wilson Pimentel de Lacerda.pdf: 3251555 bytes, checksum: 1214ce4dc13bd522debca1187ededf57 (MD5) Previous issue date: 2014-04-10eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural de Pernambucopor
dc.publisher.departmentDepartamento de Matemáticapor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFRPEpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Matemática (PROFMAT)por
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEnsino de matemáticapor
dc.subjectEnsino médiopor
dc.subjectEnsino-aprendizagempor
dc.subject.cnpqCIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApor
dc.titleSequências e séries : conhecendo e construindo estratégias de abordagempor
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Carlos Wilson Pimentel de Lacerda.pdfDocumento principal3,18 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.