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Campo DCValorIdioma
dc.creatorQUEIROS, Leandro Marques-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1547638419636850por
dc.contributor.advisor1VILAR, Guilherme-
dc.contributor.referee1CALLOU, Gustavo Rau de Almeida-
dc.contributor.referee2CORREIA NETO, Jorge da Silva-
dc.contributor.referee3SILVEIRA, Denis Silva da-
dc.date.accessioned2017-02-09T13:23:10Z-
dc.date.issued2015-03-20-
dc.identifier.citationQUEIROS, Leandro Marques. Proposta metodológica - processo de desenvolvimento de objetos de aprendizagem : um estudo de caso. 2015. 100 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Informática Aplicada) - Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife.por
dc.identifier.urihttp://www.tede2.ufrpe.br:8080/tede2/handle/tede2/6261-
dc.description.resumoO uso de inovação na Tecnologia de Informação (TI) permite uma visão diferenciada ao negócio, possibilitando novas práticas e trazendo novos elementos que interferem no gerenciamento, captação de receitas e relacionamento com o cliente. Nesse sentido, para dar suporte nos processos de negócio é possível a aplicação de metodologia na gestão de projeto, possibilitando melhor qualidade nos produtos desenvolvidos. Além disso, as pesquisas sobre o uso de TI na educação vêm despertando cada vez mais interesse e atenção dos pesquisadores. Dentre os resultados desses esforços está a transformação dos materiais educacionais e a forma com que estes são planejados e desenvolvidos, destacando-se nesse trabalho o objeto de aprendizagem (OA). Desta forma foram realizadas pesquisas relacionas com framework conceitual ou processo que considerem as abordagens de inovação em projeto de software e metodologia ágil no desenvolvimento de OAs, contudo não foi identificado na literatura nenhum trabalho que abordem esses aspectos. Portanto, este trabalho integra aspectos de abordagem em inovação e gestão de projetos de software, resultando em um processo suportado a abordagens de inovação e metodologia ágil para o desenvolvimento de objetos de aprendizagem. Outro resultado foi a aplicação do processo em um estudo, onde foram desenvolvidos dois OAs no contexto da saúde. Concluímos que este trabalho é uma contribuição prática e teórica, a ser utilizada como metodologia para desenvolver objetos de aprendizagem, onde a utilização de abordagem dirigida a inovação, especialmente as técnicas de design thinking e Canvas para produção de OA são fundamentais.por
dc.description.abstractThe use of innovation in the Information Technology (IT) allows a different view to the business, enabling new practices and bringing new elements that interfere with the management, capture revenue and customer relationships. In this sense, to support the business processes of the methodology application is possible in project management, enabling better quality in developed products. In addition, research on the use of IT in education have attracted increasing interest and attention from researchers. Among the results of these efforts is the transformation of educational materials and the way they are planned and developed, highlighting this work the learning object (LO). Thus were performed relacionas research with conceptual framework or process to consider the innovative approaches in software design and agile development of LOs, but was not identified any published articles that address these aspects. Therefore, this paper integrates approach to issues in innovation and software project management, resulting in a process aimed at innovation and agile approaches to the development of learning objects, also as a result was the implementation of the process in a study, which was developed two LOs in the health context. We conclude that this work is a practical and theoretical contribution, to be used as a methodology to develop learning objects, where the use of approach towards innovation, especially the design thinking techniques and Canvas to produce LO are fundamental.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Mario BC (mario@bc.ufrpe.br) on 2017-02-09T13:23:10Z No. of bitstreams: 1 Leandro Marques Queiros.pdf: 2843235 bytes, checksum: d147be313358f63c2fc82bedd0490f73 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2017-02-09T13:23:10Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Leandro Marques Queiros.pdf: 2843235 bytes, checksum: d147be313358f63c2fc82bedd0490f73 (MD5) Previous issue date: 2015-03-20eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural de Pernambucopor
dc.publisher.departmentDepartamento de Estatística e Informáticapor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFRPEpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Informática Aplicadapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectObjeto de aprendizagempor
dc.subjectProjeto de softwarepor
dc.subjectMetodologiapor
dc.subjectDesign thinkingpor
dc.subjectCanvaspor
dc.subjectLearning objecteng
dc.subjectSoftware designeng
dc.subjectMethodologyeng
dc.subject.cnpqCIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAOpor
dc.titleProposta metodológica - processo de desenvolvimento de objetos de aprendizagem : um estudo de casopor
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Mestrado em Informática Aplicada

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