Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.tede2.ufrpe.br:8080/tede2/handle/tede2/6189
Tipo do documento: Dissertação
Título: O ensino de polinômios utilizando a história da matemática como recurso didático
Autor: SOUZA, Francisca Alves de 
Primeiro orientador: SILVA, Bárbara Costa da
Primeiro membro da banca: LIMA, Paulo Figueiredo
Segundo membro da banca: NASCIMENTO, Ross Alves do
Resumo: Os polinômios são de suma relevância para a matemática e quando associados a funções modelam vários fenômenos do nosso dia a dia. Esse assunto é abordado, pela primeira vez, no 8º ano do ensino fundamental, porém os alunos chegam ao ensino médio e superior com várias dificuldades na aprendizagem do mesmo. Essas dificuldades ocorrem por inúmeros motivos, sendo um dos principais a aversão que os alunos tem pelas aulas de matemática e por essa razão este trabalho tem como um dos seus objetivos a utilização da história da matemática como suporte didático para o ensino e aprendizagem de polinômios. O outro objetivo é elaborar um material de apoio didático para ser utilizado na sala de aula. Para veri ficar a eficácia da utilização da história da matemática como recurso didático no ensino de polinômios foi realizada uma pesquisa com alunos da 1ª série do curso técnico em informática para internet integrado ao ensino médio do IFCE-Campus Crato, aplicando a seguinte metodologia: aplicação de um teste, o qual foi chamado de Teste 1, para verificar as dificuldades dos alunos na resolução de questões envolvendo o conceito de polinômios, depois foi realizada uma o cina para estudo de polinômios usando a história da matemática como suporte didático e para finalizar foi aplicado um segundo teste (Teste 2) para verificar se houve algum avanço na aprendizagem dos alunos.
Abstract: Polynomials are of paramount importance to mathematics and when associated with functions modeling various phenomena of our day to day. This issue is addressed for the rst time at 8 years of elementary school, but students come to high school and college with various dificulties in learning it. These difi culties occur for many reasons, the main one being the aversion that students have the math classes and for that reason this work has as one of its objectives the use of the history of mathematics as a teaching support for teaching and polynomials learning. The other goal is to develop an educational support material for use in the classroom. To verify the e ectiveness of the use of the history of mathematics as a teaching resource in polynomials teaching a survey was conducted with students of the 1st series of technical course in informatics for integrated internet to high school the IFCE-Campus Crato, applying the following methodology: Application a test, which was called test 1, to check students' di culties in resolving issues surrounding the concept of polynomials, then held a workshop for polynomials study using the history of mathematics as a didactic support and to nish we applied a second test (test 2) to see if there was some progress in student learning.
Palavras-chave: Polinômios
Recurso didático
História da matemática
Ensino-aprendizagem
Polynomials
Teaching resources
History of mathematics
Teaching and learning
Área(s) do CNPq: CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal Rural de Pernambuco
Sigla da instituição: UFRPE
Departamento: Departamento de Matemática
Programa: Programa de Pós-Graduação em Matemática (PROFMAT)
Citação: SOUZA, Francisca Alves de. O ensino de polinômios utilizando a história da matemática como recurso didático. 2016. 95 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Matemática (PROFMAT)) - Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.tede2.ufrpe.br:8080/tede2/handle/tede2/6189
Data de defesa: 20-Mai-2016
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Francisca Alves de Souza.pdfDocumento principal1,4 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.