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Tipo do documento: Dissertação
Título: Educação não-formal e desenvolvimento local : a experiência da Associação de Mulheres de Vitória de Santo Antão para o empoderamento dos jovens de Piritúba
Autor: SILVA, Marcílio Jose da 
Primeiro orientador: STADTLER, Hulda Helena Coraciara
Primeiro membro da banca: ARRAZOLA, Laura Suzana Duque
Segundo membro da banca: CALLOU, Ângelo Brás Fernandes
Terceiro membro da banca: ALMEIDA, Maria das Graças Ataíde de
Resumo: Este trabalho analisa as ações educativas do Centro das Mulheres de Vitória de Santo Antão-CMV como possíveis vetores do desenvolvimento local. Uma questão específica foi tentar compreender a relação entre os trabalhos educativos de formação política executada através de uma linha de ação do Centro das Mulheres de vitória, chamada Projeto Educar com os jovens, analisando o nível de empoderamento voltado para a organização coletiva como, reivindicação e participação política e as questões de gênero por se tratar de uma ONG de base Feminista. O local do estudo foi a Comunidade de Pirituba, situada na periferia do Município de Vitória. A análise da pesquisa indicou que existe uma ligação entre os trabalhos educativos do CMV e os processos de empoderamento que ocorrem tanto a nível coletivo envolvendo a dimensão política de organização da comunidade como a nível individual envolvendo a auto-estima das pessoas. Foi identificado que a ONG funciona como entidade de articulação que ajuda a dar visibilidade e apoio às mobilizações políticas favorecendo o desenvolvimento local. Contudo, trabalhar as relações sociais constitui um processo complexo por se tratar de mudanças históricas que não ocorre de forma igualitária num grupo de pessoas.
Abstract: The goal of this research is to estimate the educative results of a feministic organization, Centro das Mulheres de Vitória de Santo Antão, and its contribution to the local development. This research covers the theoretical and methodological aspects or local development and non¬formal education. The main question of this research is carried out to understand how the educational process has improving political participation among the young people of that locality, specially how it improve theirs empowervement in face or every day tire. Ethnography was the main methodological approach. ln attempt to research were interviewed young people who were educated by the CMV and its leaders. Participatión, citizenship, and apprenticeship were the main acquisition ~bserved in people behavi'or who were QY that organization worked.
Palavras-chave: Educação
Desenvolvimento local
Movimento social
Vitória de Santo Antão (PE)
Área(s) do CNPq: AGRONOMIA::EXTENSAO RURAL
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal Rural de Pernambuco
Sigla da instituição: UFRPE
Departamento: Departamento de Educação
Programa: Programa de Pós-Graduação em Extensão Rural e Desenvolvimento Local
Citação: SILVA, Marcílio Jose da. Educação não-formal e desenvolvimento local : a experiência da Associação de Mulheres de Vitória de Santo Antão para o empoderamento dos jovens de Piritúba. 2008. 89 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Extensão Rural e Desenvolvimento Local) - Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.tede2.ufrpe.br:8080/tede2/handle/tede2/6095
Data de defesa: 3-Jul-2008
Aparece nas coleções:Mestrado em Extensão Rural e Desenvolvimento Local

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