Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.tede2.ufrpe.br:8080/tede2/handle/tede2/6076
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorLIMA, Genival Vicente de-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8381050967475975por
dc.contributor.advisor1ARAÚJO, Betânia Maciel de-
dc.contributor.referee1LEITÃO, Maria do Rosário de Fátima de Andrade-
dc.contributor.referee2SABBATINI, Marcelo-
dc.contributor.referee3ROCHA, Heitor Costa Lima da-
dc.date.accessioned2016-12-05T14:10:41Z-
dc.date.issued2008-12-05-
dc.identifier.citationLIMA, Genival Vicente de. Folkcomunicação e desenvolvimento local: o cordel como veículo de comunicação e mobilização popular na cidade de Caruaru. 2008. 156 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Extensão Rural e Desenvolvimento Local) - Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife.por
dc.identifier.urihttp://www.tede2.ufrpe.br:8080/tede2/handle/tede2/6076-
dc.description.resumoA região do Agreste de Pernambuco, no Nordeste do Brasil, onde se localiza a cidade de Caruaru muda, sua estrutura econômica devido a movimentos recentes em direção à industrialização, especificamente no setor têxtil, deslocando-se de seu passado agrário. Buscamos analisar a situação em que se encontra a literatura de cordel como veículo de desenvolvimento local, que reflita as mudanças econômicas, sociais e políticas oriundas desta transformação, com enfoque especial na preservação da cultura popular frente à homogeneização midiática imposta pela globalização. O objetivo básico é trazer à discussão como o poder público-administrativo e a mídia local têm subsidiado a venda e a divulgação do folheto de cordel, investigando também se há uma relação harmoniosa entre os poderes constituídos, a Fundação de Cultura de Caruaru, a Academia Caruaruense de Literatura de Cordel e o Museu do Cordel de Caruaru; abordar os aspectos da literatura de cordel, o seu impacto diante da mídia falada, impressa e televisada; identificar as dificuldades encontradas, mostrando de que forma é possível estabelecer uma relação viável entre cultura popular e folkmídia. Visa também identificar os aspectos que caracterizam o cordel, oferecer condições para examinar os impasses que tornam inviável a divulgação do cordel no mundo globalizado, e estabelecer pontos de contato entre a cultura popular e/ou folclórica e sua viabilidade no mercado consumidor. Como referencial teórico utilizamos autores seminais da Teoria da Folkcomunicação como Beltrão, Benjamin e Luyten, além de Jara, Jesus, Bordieau, Tauk Santos e Brás Callou em relação ao conceito de desenvolvimento local. A metodologia utilizada foi de caráter qualitativo utilizando entrevista em profundidade com cordelistas da região de Caruaru, além da análise de sua obra.por
dc.description.abstractThe region called Agreste, in Northeastern Brazil, where the city of Caruaru is located, due to recent changes in its economic strucutre towards industrialization, specifically in the textile sector, moving away from its agricultural past. We analyze the situation of twine literature, a popular literary genre, as a channel for local development, one that reflects the economic, social and political changes originating of such a transformation, with special focus on the preservation of popular culture in face of the media homogenization tolled by globalization. The main objective is to discuss how the administrative and political powers and local media have subsidized the diffusion of twine literature, researching also if there is a harmonic relationship between constituted powers, and other civil associations dedicated to culture and literary promotion. Through an analysis of spoken, press and television media, we try to identify the main hurdles in such an association, striving to find a viable relationship between popular culture and folkmedia. Our work also characterizes twine literature, offering the conditions to examine the deadlocks that make inviable the diffusion of twine literature in a globalized world and to establish contact points between popular culture, folklore and the consume market. As a theoretical basis we use fundamental authors of the Folkcommunication Theory such as Beltrão, Benjamin and Luyten, asides of Jara, Jesus, Tauk Santos and Brás Callou in relationship with the local development concept. The methods used comprised qualitative analysis with open interview with Caruaru’s artists and their works.eng
dc.description.provenanceSubmitted by (lucia.rodrigues@ufrpe.br) on 2016-12-05T14:10:41Z No. of bitstreams: 1 Genival Vicente Lima.pdf: 1973907 bytes, checksum: 6a076061a91766577eef37066cf08f9c (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2016-12-05T14:10:41Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Genival Vicente Lima.pdf: 1973907 bytes, checksum: 6a076061a91766577eef37066cf08f9c (MD5) Previous issue date: 2008-12-05eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural de Pernambucopor
dc.publisher.departmentDepartamento de Educaçãopor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFRPEpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Extensão Rural e Desenvolvimento Localpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectDesenvolvimento localpor
dc.subjectFolkcomunicaçãopor
dc.subjectCultura popularpor
dc.subjectComunicação de massapor
dc.subjectLiteratura de cordelpor
dc.subjectFolheto de cordelpor
dc.subjectLocal developmenteng
dc.subjectFolkcommunicationeng
dc.subjectPopular cultureeng
dc.subjectMass communicationeng
dc.subjectTwine literatureeng
dc.subjectCaruaru(PE)por
dc.subjectExtensao ruralpor
dc.subject.cnpqAGRONOMIA::EXTENSAO RURALpor
dc.titleFolkcomunicação e desenvolvimento local: o cordel como veículo de comunicação e mobilização popular na cidade de Caruarupor
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Mestrado em Extensão Rural e Desenvolvimento Local

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Genival Vicente Lima.pdfDocumento principal1,93 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.