Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.tede2.ufrpe.br:8080/tede2/handle/tede2/6022
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSILVA JÚNIOR, Wilson Gomes da-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5177296604287282por
dc.contributor.advisor1TENÓRIO, Alexandro Cardoso-
dc.contributor.referee1AMARAL, Edênia Maria Ribeiro do-
dc.contributor.referee2NOGUEIRA, Romildo Albuquerque-
dc.contributor.referee3MIRANDA, Antônio Carlos Silva-
dc.date.accessioned2016-11-29T13:09:07Z-
dc.date.issued2011-02-23-
dc.identifier.citationSILVA JÚNIOR, Wilson Gomes da. Construção epistemológica da concepção de luz por docentes do ensino médio. 2011. 108 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ensino das Ciências) - Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife.por
dc.identifier.urihttp://www.tede2.ufrpe.br:8080/tede2/handle/tede2/6022-
dc.description.resumoCom o intuito de refletir sobre a forma de conceber a Luz, este trabalho diagnosticou o perfil epistemológico da concepção de Luz de dois professores que ministram aulas de Física no ensino médio. Para tanto, se recorre aqui, primeiro a George Kelly, que formulou a teoria dos construtos pessoais (TCP). Em seguida, foi feita a discussão das concepções ou a forma como pensam os cientistas sobre a ciência e sua maneira de compreendê-la. Esta análise filosófica foi sugerida por Bachelard e, nesta pesquisa, foi adaptada para quatro classes: animista, realista, empírico-racionalista e ultra-racionalista. A metodologia empregada começou com uma investigação exploratória com três professores. Tal método buscou identificar os docentes que seriam nomeados sujeitos da pesquisa e, após a identificação de dois sujeitos, a dissertação seguiu para a fase analítico-descritiva, na qual os professores foram incentivados a evocar elementos que os ajudassem a pensar na natureza da Luz. Os elementos evocados foram dispostos na matriz do repertório (MR) e foram qualificados pelo grau de semelhança entre si, o que proporcionou a interpretação das concepções dos professores investigados e a consequente composição do perfil epistemológico dos sujeitos investigados sobre a natureza da Luz.por
dc.description.abstractn order to reflect on the conception of the light shape, this work diagnosed the epistemological profile of the design of light of two high school physics teachers. It is based on George Kelly’s theory of personal constructs. Then there was a discussion of ideas on how scientists conceive science. Such philosophical analysis was suggested by Bachelard, and this research was adapted for four classes: animist, realistic, empirical-rationalist and ultra-rationalist. The applied methodology began with an exploratory research with three teachers. This method sought to identify the teachers who would be appointed research subjects and, after the identification of two subjects, it went on to its descriptive and analytical stage, in which teachers were encouraged to evoke elements that would help them think about the nature of Light. The evoked elements were arranged in the matrix register (MR) and then qualified by the degree of similarity between them, which influenced the investigated teachers’ interpretation of the conceptions. Finally, the research may conclude that the epistemological profile of research subjects about the nature of light is a set of concepts.eng
dc.description.provenanceSubmitted by (lucia.rodrigues@ufrpe.br) on 2016-11-29T13:09:07Z No. of bitstreams: 1 Wilson Gomes da Silva Junior.pdf: 2946938 bytes, checksum: 57da714adf48fea3c41364a8a8dc123e (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2016-11-29T13:09:07Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Wilson Gomes da Silva Junior.pdf: 2946938 bytes, checksum: 57da714adf48fea3c41364a8a8dc123e (MD5) Previous issue date: 2011-02-23eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural de Pernambucopor
dc.publisher.departmentDepartamento de Educaçãopor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFRPEpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino das Ciênciaspor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEnsino médiopor
dc.subjectProfessorpor
dc.subjectPerfil epistemológicopor
dc.subjectTeste do repertóriopor
dc.subjectTeacherpor
dc.subjectMiddle schoolpor
dc.subjectEpistemological profilepor
dc.subjectTest repertoirepor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titleConstrução epistemológica da concepção de luz por docentes do ensino médiopor
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Mestrado em Ensino das Ciências

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Wilson Gomes da Silva Junior.pdfDocumento principal2,88 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.