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Tipo do documento: Dissertação
Título: Construção epistemológica da concepção de luz por docentes do ensino médio
Autor: SILVA JÚNIOR, Wilson Gomes da 
Primeiro orientador: TENÓRIO, Alexandro Cardoso
Primeiro membro da banca: AMARAL, Edênia Maria Ribeiro do
Segundo membro da banca: NOGUEIRA, Romildo Albuquerque
Terceiro membro da banca: MIRANDA, Antônio Carlos Silva
Resumo: Com o intuito de refletir sobre a forma de conceber a Luz, este trabalho diagnosticou o perfil epistemológico da concepção de Luz de dois professores que ministram aulas de Física no ensino médio. Para tanto, se recorre aqui, primeiro a George Kelly, que formulou a teoria dos construtos pessoais (TCP). Em seguida, foi feita a discussão das concepções ou a forma como pensam os cientistas sobre a ciência e sua maneira de compreendê-la. Esta análise filosófica foi sugerida por Bachelard e, nesta pesquisa, foi adaptada para quatro classes: animista, realista, empírico-racionalista e ultra-racionalista. A metodologia empregada começou com uma investigação exploratória com três professores. Tal método buscou identificar os docentes que seriam nomeados sujeitos da pesquisa e, após a identificação de dois sujeitos, a dissertação seguiu para a fase analítico-descritiva, na qual os professores foram incentivados a evocar elementos que os ajudassem a pensar na natureza da Luz. Os elementos evocados foram dispostos na matriz do repertório (MR) e foram qualificados pelo grau de semelhança entre si, o que proporcionou a interpretação das concepções dos professores investigados e a consequente composição do perfil epistemológico dos sujeitos investigados sobre a natureza da Luz.
Abstract: n order to reflect on the conception of the light shape, this work diagnosed the epistemological profile of the design of light of two high school physics teachers. It is based on George Kelly’s theory of personal constructs. Then there was a discussion of ideas on how scientists conceive science. Such philosophical analysis was suggested by Bachelard, and this research was adapted for four classes: animist, realistic, empirical-rationalist and ultra-rationalist. The applied methodology began with an exploratory research with three teachers. This method sought to identify the teachers who would be appointed research subjects and, after the identification of two subjects, it went on to its descriptive and analytical stage, in which teachers were encouraged to evoke elements that would help them think about the nature of Light. The evoked elements were arranged in the matrix register (MR) and then qualified by the degree of similarity between them, which influenced the investigated teachers’ interpretation of the conceptions. Finally, the research may conclude that the epistemological profile of research subjects about the nature of light is a set of concepts.
Palavras-chave: Ensino médio
Professor
Perfil epistemológico
Teste do repertório
Teacher
Middle school
Epistemological profile
Test repertoire
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal Rural de Pernambuco
Sigla da instituição: UFRPE
Departamento: Departamento de Educação
Programa: Programa de Pós-Graduação em Ensino das Ciências
Citação: SILVA JÚNIOR, Wilson Gomes da. Construção epistemológica da concepção de luz por docentes do ensino médio. 2011. 108 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ensino das Ciências) - Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.tede2.ufrpe.br:8080/tede2/handle/tede2/6022
Data de defesa: 23-Fev-2011
Aparece nas coleções:Mestrado em Ensino das Ciências

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