Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.tede2.ufrpe.br:8080/tede2/handle/tede2/6018
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorANDRADE, Vladimir Lira Veras Xavier de-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0444049669138617por
dc.contributor.advisor1BASTOS, Heloisa Flora Brasil Nóbrega-
dc.contributor.referee1BELLEMAIN, Franck-
dc.contributor.referee2DEZOTTI, Cláudia Helena-
dc.contributor.referee3MENEZES, Josinalva Estácio-
dc.date.accessioned2016-11-29T12:31:20Z-
dc.date.issued2005-03-28-
dc.identifier.citationANDRADE, Vladimir Lira Veras Xavier de. Avaliação dos efeitos de uma sequência didática na concepção de ensino-aprendizagem e na construção do conceito de homotetia em licenciandos de matemática. 2005. 149 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ensino das Ciências) - Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife.por
dc.identifier.urihttp://www.tede2.ufrpe.br:8080/tede2/handle/tede2/6018-
dc.description.resumoNeste trabalho, estudamos os efeitos da aplicação de wna seqüência didática, baseada nos princípios da teoria das situações didáticas proposta por Brousseau, sobre a construção do conceito de homotetia e sobre a concepção de ensino-aprendizagem de licenciandos em matemática. A seqüência didática foi aplicada na disciplina Desenho Geométrico, oferecida no 6° penodo do curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Federal Rural de Pemambuco (UFRPE). Como metodologia, elaboramos wna pesquisa qualitativa baseada na engenharia didática, composta por quatro etapas: análises preliminares, concepção e análise a priori, experimentação e análise a posteriori e validação. Para a construção da seqüência, utilizamos um programa de Geometria Dinâmica (Tabulae) e instrumentos de desenhos tradicionais (compasso, régua etc). Os resultados indicam que a proposta pedagógica utilizada na seqüência foi considerada mais estimulante ao aprendizado do que a fonna tradicional, o que levou a mudanças de wna concepção de ensino-aprendizagem tradicional para a construtivista. Constatamos, também, que os alunos não conheciam o conceito de homotetia. Durante a seqüência, eles conseguiram identificar, além de relações intrafigurais, relações interfigurais presentes na homotetia e aplicá-Ias na construção de figuras homotéticas. Ao contrário de outras metodologias, em que os conceitos são memorizados e, logo depois esquecidos, os resultados indicam que, neste caso, esses foram gradativamente construídos e incorporados de maneira significativa pelos alunos.por
dc.description.abstractIn this work, we study the effects of a didactic sequence, based on principIes held by Brousseau's theory of didactic situations, on the construction ofthe concept ofhomothety and on the conception of teaching and learning held by mathematics student teachers. The didactic sequence was applied in Geometric Drawing, a discipline offered in the 6th semester of mathematics teacher education course at Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). As a methodology, we elaborated a qualitative research based on didactic engineering, composed by four stages: preliminary analyses, conception and analysis a priori,experimentation and analysis a posteriori and validation.To construct the sequence we used a software of dynamic geometry (Tabulae) and instruments oftraditional drawings (compasses, ruler etc). The results indicate that the pedagogic proposa! used in the sequence was considered more stimulant to learning than the traditional method, what led to changes on the traditional teaching-Iearning conception towards a constructivist conception. We also verified that students didn't know the homothety concept. During the sequence they were able to identify interfigural besides intrafigural relationships present in the homothety as well as to apply them in the construction of homothetic figures. Unlike other methodologies in which concepts are memorized and soon forgotten, the results indicate tl1at in this case concepts were built gradually and significantly incorporated by students.eng
dc.description.provenanceSubmitted by (lucia.rodrigues@ufrpe.br) on 2016-11-29T12:31:20Z No. of bitstreams: 1 Vladimir Lira Veras Xavier Andrade.pdf: 1538699 bytes, checksum: 45aa3255fce1cac70cb50741aaa1c5c8 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2016-11-29T12:31:20Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Vladimir Lira Veras Xavier Andrade.pdf: 1538699 bytes, checksum: 45aa3255fce1cac70cb50741aaa1c5c8 (MD5) Previous issue date: 2005-03-28eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural de Pernambucopor
dc.publisher.departmentDepartamento de Educaçãopor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFRPEpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino das Ciênciaspor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectProfessorpor
dc.subjectGeometriapor
dc.subjectConstrutivismopor
dc.subjectHomotetiapor
dc.subjectDidáticapor
dc.subjectEnsino de matemáticapor
dc.subjectDidacticeng
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titleAvaliação dos efeitos de uma sequência didática na concepção de ensino-aprendizagem e na construção do conceito de homotetia em licenciandos de matemática.por
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Mestrado em Ensino das Ciências

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Vladimir Lira Veras Xavier Andrade.pdfDocumento principal1,5 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.