???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.tede2.ufrpe.br:8080/tede2/handle/tede2/6009
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorLIMA, Válter Ubirani de Andrade-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6790219594355122por
dc.contributor.advisor1SILVA, Suely Alves da-
dc.contributor.advisor-co1BASTOS, Heloísa Flora Brasil Nóbrega-
dc.contributor.referee1MELO, Márcia Maria de Oliveira-
dc.contributor.referee2ALMEIDA, Maria Ângela Vasconcelos de-
dc.date.accessioned2016-11-28T15:26:10Z-
dc.date.issued2007-03-13-
dc.identifier.citationLIMA, Válter Ubirani de Andrade. Análise da inserção do planejamento de oficinas pedagógicas interdisciplinares na formação inicial de professores de química. 2007. 162 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ensino das Ciências) - Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife.por
dc.identifier.urihttp://www.tede2.ufrpe.br:8080/tede2/handle/tede2/6009-
dc.description.resumoA contextualização e a interdisciplinaridade são apontadas como dois princípios centrais nos PNC. De uma formal geral, a compreensão do conceito de interdisciplinaridade tem sido mal compreendido no meio acadêmico, fala-se muito de interdisciplinaridade, mas a ação pedagógica propriamente interdisciplinar tem sido relegada, muitas vezes às práticas multidisciplinares e/ou pluridisciplinares. Nesse sentido, para uma coerência com mudanças pretendidas na educação brasileira e com as incumbências que são atribuídas aos professores pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, torna-se necessário pensar na formação de um profissional que compreenda os processos humanos globais, seja ele um professor da educação infantil, dos primeiros ou dos últimos anos da escola básica. Nesse contexto foi desenvolvida uma pesquisa, tendo objetivo geral analisar as principais dificuldades encontradas, por Licenciandos em Química, durante o processo de planejamento de oficinas pedagógicas interdisciplinares. A metodologia contemplada nessa pesquisa foi uma abordagem qualitativa do tipo de pesquisa-ação. Os dados foram coletados a partir da aplicação de questionários, observação participativa e análise documental, a utilização desses instrumentos nos permitiu fazer um cruzamento de dados, com a finalidade de elaborar uma compreensão que resultou num conhecimento significativo, de acordo com o objetivo que propomos neste trabalho. Os resultados obtidos sugerem uma criação de um espaço ou disciplina que venha discutir sobre interdisciplinaridade e ensino, pois as dificuldades encontradas pelos Licenciandos em Química, nos indica que a formação inicial não é adequada para capacitá-Ios para planejar e/ou exercer atividades interdisciplinares.por
dc.description.abstractThe contextualization and the interdisciplinarity are pointed as two central beginnings in PNC. Of a formal one general, the understanding of the concept has been badly understood in the academic middle, it is spoken a lot about interdisciplinarity, but the pedagogic action properly interdisciplinary it has been relegated, a lot of times to the practices multidisciplinares and/or pluridisciplinares. In that sense, for a coherence with changes intended in the Brazilian education and with the incumbencies that they are attributed to the teachers by the law of Guidelines and Bases of the National Education, he/she becomes necessary to think in a professional's formation that understands the complete human processes, be him a teacher of the infantile education, of the first ones or of the last years of the basic school. In that context a research was developed, tends general objective to analyze the main found difficulties, by students in Chemistry, during the process of planning of interdisciplinary pedagogic workshops. The methodology meditated in that research was a qualitative approach of the research-action type. The data were collected starting from the application of questionnaires, observation participation and documental analysis, the use of those instrument ones allowed to do us a crossing of data, with the purpose of elaborating an understanding that resulted in a significant knowledge, in agreement with the objective that we propose in this work. The obtained results suggest a creation of a space or it disciplines that comes discussed on interdisciplinarity and teaching, because the difficulties found by students in Chemistry, it indicates us that the initial formation is not adapted to qualify them to drift and/or to exercise interdisciplinary activities.eng
dc.description.provenanceSubmitted by (lucia.rodrigues@ufrpe.br) on 2016-11-28T15:26:10Z No. of bitstreams: 1 Valter Ubirani de Andrade Lima.pdf: 1784027 bytes, checksum: 5cce9a6b5beeb0187d6825d03656e1e9 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2016-11-28T15:26:10Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Valter Ubirani de Andrade Lima.pdf: 1784027 bytes, checksum: 5cce9a6b5beeb0187d6825d03656e1e9 (MD5) Previous issue date: 2007-03-13eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural de Pernambucopor
dc.publisher.departmentDepartamento de Educaçãopor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFRPEpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino das Ciênciaspor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectFormação de professorespor
dc.subjectEnsino de químicapor
dc.subjectOficina pedagógicapor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titleAnálise da inserção do planejamento de oficinas pedagógicas interdisciplinares na formação inicial de professores de químicapor
dc.typeDissertaçãopor
Appears in Collections:Mestrado em Ensino das Ciências

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Valter Ubirani de Andrade Lima.pdfDocumento principal1,74 MBAdobe PDFDownload/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.