Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.tede2.ufrpe.br:8080/tede2/handle/tede2/5988
Tipo do documento: Dissertação
Título: O Ensino de propriedades macroscópicas da matéria : uma abordagem baseada nos aspectos estruturais
Autor: MEDEIROS, Rodrigo de Miranda Henriques
Primeiro orientador: FERREIRA, Helaine Sivini
Primeiro coorientador: NOGUEIRA, Romildo de Albuquerque
Primeiro membro da banca: MACHADO, Fernando Luiz de Araújo
Segundo membro da banca: BASTOS, Heloisa Flora Brasil Nóbrega
Resumo: Os conteúdos de física, tanto nos cursos destinados aos físicos quanto naqueles oferecidos como disciplinas de apoio, há muito oferecem uma visão inadequada do quadro atual dessa área do conhecimento, de seu dinamismo e de sua abrangente inserção na ciência e na tecnologia. Nos cursos de Licenciatura em Física, a desconsideração da física moderna e contemporânea é ainda mais grave, já que os professores formados para o ensino médio não estão preparados para atuar segundo a nova realidade, nem tão pouco para atender às diretrizes propostas nos PCN para essa disciplina. Neste trabalho, direcionamos a atenção para o tópico estrutura da matéria, com objetivo de promover uma melhor compreensão das propriedades elétricas, térmicas e ópticas de materiais a partir do estudo dos seus aspectos estruturais. Assim, esta pesquisa foi realizada com um grupo de licenciandos de física da Universidade Federal Rural de Pernambuco – UFRPE. A Teoria dos Construtos Pessoais e o Pensamento Complexo foram escolhidos como pressupostos teórico-metodológicos e os resultados, coletados através de gravações e da construção de matrizes de repertório, indicaram que a intervenção foi bastante significativa. De acordo com as análises qualitativas e quantitativas realizadas pode-se concluir que os alunos passaram a utilizar mais construtos para comparar os diferentes materiais e que conseguiram estabelecer relações específicas entre os aspectos estruturais da matéria e as propriedades macroscópicas dos materiais, bem como relacionar melhor as propriedades entre si.
Abstract: The contents of physics have offered an inadequate vision of the current picture of this area of the knowledge, their dynamism and including insertion in science and the technology, not only in the courses destined to physicists, but also in those offered as disciplines of support. In the courses of Licentiateship in Physics, the disrespect of the modern and contemporary physics are still more serious, because the teachers who are formed for basic education are neither prepared to act according to new reality nor to take care of toward the lines of direction proposed in the PCN for this discipline. In this work, we have directed the attention for the topical structure of the material, with objective to promote better understanding of the electric, thermal and optic properties of materials from the study of its structural aspects. Thus, this research was carried through with a group of physics licensures from Universidade Federal Rural de Pernambuco - UFRPE. The Theory of the Personal Constructs and the Complex Thought had been chosen as methodological and theoretical basis and the results, collected through writings and the construction of repertory grids, had indicated that the intervention was sufficiently significant. In accordance with carried through the qualitative and quantitative analyses can be concluded that the students had started to use more constructs to compare different materials, and they had successfully established specific relations between the structural aspects of the matter and the macrocospic properties of the materials, as well as between the different properties theirselves.
Palavras-chave: Ensino de física
Propriedades da matéria
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal Rural de Pernambuco
Sigla da instituição: UFRPE
Departamento: Departamento de Educação
Programa: Programa de Pós-Graduação em Ensino das Ciências
Citação: MEDEIROS, Rodrigo de Miranda Henriques. O Ensino de propriedades macroscópicas da matéria : uma abordagem baseada nos aspectos estruturais. 2006. 157 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ensino das Ciências) - Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.tede2.ufrpe.br:8080/tede2/handle/tede2/5988
Data de defesa: 27-Fev-2006
Aparece nas coleções:Mestrado em Ensino das Ciências

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Rodrigo de Miranda Henriques Medeiros.pdfDocumento principal985,93 kBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.