???jsp.display-item.social.title??? |
|
Please use this identifier to cite or link to this item:
http://www.tede2.ufrpe.br:8080/tede2/handle/tede2/5950
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | A Utilização de jogos concretos na aprendizagem de indução finita no ensino superior |
Autor: | BARROS, Rafael José Alves do Rego |
Primeiro orientador: | MENEZES, Josinalva Estácio |
Primeiro membro da banca: | MOITA, Filomena Maria Gonçalves da Silva Cordeiro |
Segundo membro da banca: | NASCIMENTO, Ross Alves do |
Terceiro membro da banca: | JÓFILI, Zélia Maria Soares |
Resumo: | Nesta pesquisa analisamos a contribuição do uso de jogos matemáticos na aprendizagem do primeiro princípio de indução finita em alunos de graduação em matemática. Para esse estudo, partimos das dificuldades encontradas no aprendizado de alguns conteúdos matemáticos em nível superior, inclusive indução finita. Por isso, consideramos pertinente a realização desta pesquisa em jogos, uma vez que já era uma realidade que vinha dando resultados positivos em alunos da educação básica, e também, nas possibilidades de uso de uma ferramenta importante para auxiliar professores e alunos no processo de ensino e aprendizagem no nível superior. O aporte teórico foi direcionado a uma reflexão sobre a teoria da aprendizagem significativa de David Ausubel e a indução finita. A pesquisa foi desenvolvida segundo as concepções da metodologia exploratória e descritiva, tendo como campo de pesquisa a Faculdade de Formação de Professores de Goiana; 15 alunos do 4º período da Licenciatura em Matemática que estavam cursando a disciplina de teoria dos números. Fizemos uma comparação entre os resultados obtidos antes e após as atividades realizadas com jogos. Os jogos utilizados foram: torre de Hanói, salto de rã e aneis chineses. Seus resultados mostraram uma melhora no desempenho dos alunos após a utilização dos jogos. A maioria, após o fim da pesquisa, respondeu que é possível, achando mais fácil e interessante, aprender no ensino superior com a utilização de jogos matemáticos. |
Abstract: | In this study we analyze the contribution of the use of games in mathematical learning of the first principle of finite induction of undergraduates in mathematics. For this study, we found difficulties in learning some higher-level mathematical content, including finite induction. Therefore, we consider this research relevant to gaming, since it was a reality that had been yielding positive results in students of basic education, and also the possibilities of using an important tool to help teachers and students in the teaching process and learning in higher education. The theoretical approach was taken to a reflection on the learning theory of David Ausubel meaningful and finite induction. The research was carried out according to the concepts of the methodology exploratory and descriptive, with the field of research the Faculty of Teacher Education Goiana, 15 students of the 4th period of the degree in mathematics who were attending the course in number theory. We did a comparison between the results obtained before and after activities with games. The games were: Tower of Hanoi, leap frog and Chinese rings. Their results showed an improvement in student performance after the use of games. Most, after the end of the study, said it's possible, finding it easier and interesting learning in higher education with the use of mathematical games. |
Palavras-chave: | Ensino superior Jogo matemático Ensino de matemática |
Área(s) do CNPq: | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal Rural de Pernambuco |
Sigla da instituição: | UFRPE |
Departamento: | Departamento de Educação |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Ensino das Ciências |
Citação: | BARROS, Rafael José Alves do Rego. A Utilização de jogos concretos na aprendizagem de indução finita no ensino superior. 2011. 103 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ensino das Ciências) - Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.tede2.ufrpe.br:8080/tede2/handle/tede2/5950 |
Data de defesa: | 19-Dec-2011 |
Appears in Collections: | Mestrado em Ensino das Ciências |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Rafael Jose Alves do Rego Barros.pdf | Documento principal | 1,37 MB | Adobe PDF | Download/Open Preview |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.