Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.tede2.ufrpe.br:8080/tede2/handle/tede2/5927
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorXAVIER, Maria do Carmo da Silveira-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7473214110828305por
dc.contributor.advisor1FERREIRA, Helaine Sivini-
dc.contributor.advisor-co1BASTOS, Heloísa Flora Brasil Nóbrega-
dc.contributor.referee1CAVALCANTE, Patrícia Smith-
dc.contributor.referee2MENEZES, Josinalva Estácio-
dc.date.accessioned2016-11-22T12:12:05Z-
dc.date.issued2008-08-26-
dc.identifier.citationXAVIER, Maria do Carmo da Silveira. A contribuição das artes plásticas na aprendizagem de conceitos científicos. 2008. 204 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ensino das Ciências) - Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife.por
dc.identifier.urihttp://www.tede2.ufrpe.br:8080/tede2/handle/tede2/5927-
dc.description.resumoNesta pesquisa investiga-se a construção de conceitos através do material tecnológico da produção artística de Arte conceitual, em procedimento transdisciplinar com a Ciência. Verifica-se a potencialidade do material expressivo utilizado na produção conceitual da arte e na sua contribuição para a aprendizagem de conceitos científicos de alunos do ensino médio. Como materiais expressivos têm-se: o PET (Politereftalato de etileno) e um bioplástico (confeccionado pelos alunos). Esses materiais auxiliam nas discussões e construções conceituais sobre conteúdos curriculares do Ensino Médio relativos à Química dos Materiais, à Biologia e à Ecologia (meio ambiente), com o tema: polímero (sintético, naturais e biopolímero), e abordagens transversais como: lixo, reciclagem, reaproveitamento, sustentabilidade, estética ambiental e novas tecnologias. Como aporte teórico e metodológico tem-se a Teoria dos Construtos Pessoais de Kelly, com destaque para o Ciclo da Experiência. A metodologia hermenêutica-dialética fundamenta a metodologia da pesquisa. Também ampara as modificações efetivadas no círculo hermenêutico-dialético (CHD) e viabiliza a estruturação da metodologia interativo/construtiva como um novo instrumento pedagógico, eficiente tanto para construir dados em pesquisa qualitativa, quanto, como ferramenta pedagógica para construção da aprendizagem. O novo instrumento proposto a partir das modificações do CHD facilitou a aproximação transdisciplinar entre as áreas do conhecimento, Arte e Ciência, e possibilitou a participação simultânea de todos os pesquisados na mostra. Assim, envolveu: entrevistados e observadores, privilegiando a liberdade de expressão dos envolvidos através da fala e das construções e reconstruções conceituais durante as fases do instrumento. O CHD modificado viabilizou a construção dos dados da pesquisa e também facilitou acompanhar os processos atitudinais e cognitivos dos envolvidos durante a construção da aprendizagem. Foram pesquisados 10 alunos do 1º Ano do Ensino Médio do CODAI, Instituição vinculada a UFRPE situada no Município de São Lourenço da Mata, PE. Os resultados da pesquisa indicaram satisfatório desenvolvimento das construções conceituais dos participantes e mostraram nos resultados consensuais finais, muita proximidade às definições formais encontradas na literatura da área de Ciência, bem como da Arte Conceitual.por
dc.description.abstractIn this research we investigate the construction of concepts, through technological material of artistic production of Conceptual Art, a transdisciplinary procedure with Science. It is confirmed the potential of continuing towards art, and its contribution to the learning of scientific concepts for students in high school. As expressive materials for the conceptual artistic productions, it is mentioned: the PET (Ethylene Politereftalate) and a bioplastics (made by students). These materials support the discussions and conceptual constructions about the curriculum content of high school to the Chemistry of Materials, to Biology and Ecology (environment), with the themes: polymers, synthetic and natural biopolymer, and transversal issues as: garbage, recycling, reuse, sustainability, environmental aesthetics and new technologies. As theoretical and methodological we have Kelly’s, Theory of Personal Constructs with emphasis on the Cycle of Experience is had. The hermeneutic-dialectic methodology the research’s methodology, seek refuge alteration of CHD and enables the structuring of interactive methodology/constructive, new learning tool, from proposed changes of CHD, allows you a closer cross between areas of knowledge, Art and Science. Personal Constructs that allows the simultaneous participation of all involved in the project and it grants primordial speech of freedom for the students through the spoken language and the conceptual constructions of art;collected data and allowing following the attitude and cognitive process of students. The project involves a group of 10 students from 1st year grade of high school of CODAI, institution associated to UFRPE, in the City of SAO LOURENCO DA MATA, State of Pernambuco, Brazil. The research results presents a satisfactory development from the participants and it also presents in the consensus final constructions, a very approach of the formal definition that could be found in the sciences literature as well as in the conceptual art.eng
dc.description.provenanceSubmitted by (lucia.rodrigues@ufrpe.br) on 2016-11-22T12:12:05Z No. of bitstreams: 1 Maria do Carmo da Silveira Xavier.pdf: 2981610 bytes, checksum: 8f296c9522d8a863e14670d85db94332 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2016-11-22T12:12:05Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Maria do Carmo da Silveira Xavier.pdf: 2981610 bytes, checksum: 8f296c9522d8a863e14670d85db94332 (MD5) Previous issue date: 2008-08-26eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural de Pernambucopor
dc.publisher.departmentDepartamento de Educaçãopor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFRPEpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino das Ciênciaspor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectCiênciapor
dc.subjectArte conceitualpor
dc.subjectTransdisciplinaridadepor
dc.subjectTeoria dos construtos pessoaispor
dc.subjectCírculo hermenêutico-dialéticopor
dc.subjectScienceeng
dc.subjectConceptual arteng
dc.subjectTransdisciplinarityeng
dc.subjectMethodology constructive interactioneng
dc.subjectTheory of the personal constructseng
dc.subjectDialectical hermeneutic circleeng
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titleA contribuição das artes plásticas na aprendizagem de conceitos científicospor
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Mestrado em Ensino das Ciências

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Maria do Carmo da Silveira Xavier.pdfDocumento principal2,91 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.