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dc.creatorHORA, Maria das Neves da Silva-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1933930409586729por
dc.contributor.advisor1SILVA, Rosane Maria Alencar da-
dc.contributor.advisor-co1ACIOLY-REGNIER, Nadja-
dc.contributor.referee1PORTO, Zélia Granja-
dc.contributor.referee2SILVA, Suely Alves da-
dc.contributor.referee3AMARAL, Edênia Maria Ribeiro do-
dc.date.accessioned2016-11-21T14:12:38Z-
dc.date.issued2008-02-26-
dc.identifier.citationHORA, Maria das Neves da Silva. Práticas docentes na educação infantil : o entrelace dos saberes disciplinares e pedagógicos nas aulas de ciências naturais. 2008. 154 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ensino das Ciências) - Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife.por
dc.identifier.urihttp://www.tede2.ufrpe.br:8080/tede2/handle/tede2/5920-
dc.description.resumoA presente pesquisa teve como objetivo geral analisar como se expressam os saberes disciplinares e pedagógicos nas aulas de ciências naturais com professores da educação infantil com diferentes formações. E, por objetivos específicos, a) identificar os saberes disciplinares e pedagógicos nas aulas de ciências naturais; e b) analisar as relações entre os saberes identificados e a formação inicial dos professores. Foi utilizado como base o referencial teórico Tardif (2002) e Gauthier et. al. (2006). Visando a operacionalização dos objetivos, a pesquisa foi composta das etapas: reuniões com a equipe pedagógica da Secretaria Municipal de Educação de uma cidade do estado de Alagoas para a seleção de quatro professoras da educação infantil com formações diferenciadas; observação das aulas das respectivas professoras durante um semestre com o uso de notas de campo e da videografia, questionário e análise de documentos referentes às formações das professoras. As fitas foram digitalizadas para o uso do software QuickTime que permitiu a seleção e leitura de fragmentos das seqüências das aulas para a transcrição. A partir da análise realizada, observamos que os saberes pedagógicos das professoras se expressaram em níveis e situações diferentes de acordo com o assunto trabalhado (articulação com os saberes disciplinares) e com o contexto onde cada professora realizava suas atividades, isto é, a escola com todas as suas especificidades. A análise identificou alguns aspectos que permitiram relacionar procedimentos da prática docente com a deficitária oferta de disciplinas da área de ciências naturais especificas para a educação infantil. Além das disciplinas da área de ciências naturais, ampliamos nossa crítica para as disciplinas de caráter pedagógico que em parte não preparam o professor para a realidade de sala de aula.por
dc.description.abstractThe present study aimed to verify how disciplinary and pedagogic knowledge can be expressed in classes of natural science, for juvenile education, taught by teachers from different graduations. As specific purpose it intended: a) to identify disciplinary and pedagogic learning in classes of natural science; b) to analyze the relationship between the identified erudition and the teachers initial background. Tardif (2002) and Gauthier et. al. (2006) was taken as theoretical reference.In order to reach the goal, this work was composed of the following stages: meetings with the pedagogic team from the Secretaria Municipal de Educação (Municipal bureau of education), of a city in the state of Alagoas, to select four teachers, working with infantile education and having different backgrounds; observation of these teachers in their classes, for six months, with the usage of notes and videography, questionary and investigation of documents concerning to the teachers erudition. The tapes were digitalized to be used in the software “QuickTime” making possible the selection and reading of pieces from the sequence of classes for transcription. From the analysis performed, it was observed that the pedagogic knowledge shown by the teachers is expressed under different levels and situations according to the topics worked (link with disciplinary knowledge) and to the context where each teacher performed, that is, the school and all its particularity. The analysis identified some features making possible to relate procedures from the practice of teaching with the deficient offer of subjects in the field of natural science, peculiar to infantile education. Besides the subjects in the field of natural science, the criticism can also be applied to all the other subjects of pedagogic nature, which, in part, do not prepare the teacher for the reality in the classrooms.eng
dc.description.provenanceSubmitted by (lucia.rodrigues@ufrpe.br) on 2016-11-21T14:12:38Z No. of bitstreams: 1 Maria das Neves Higino da Silva Hora.pdf: 2939941 bytes, checksum: 9c5f3c99afcdf8fa65a4fe2bcf78c168 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2016-11-21T14:12:38Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Maria das Neves Higino da Silva Hora.pdf: 2939941 bytes, checksum: 9c5f3c99afcdf8fa65a4fe2bcf78c168 (MD5) Previous issue date: 2008-02-26eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural de Pernambucopor
dc.publisher.departmentDepartamento de Educaçãopor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFRPEpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino das Ciênciaspor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectSaber docentepor
dc.subjectEnsino básicopor
dc.subjectEnsino de ciênciaspor
dc.subjectEducação infantilpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titlePráticas docentes na educação infantil : o entrelace dos saberes disciplinares e pedagógicos nas aulas de ciências naturaispor
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Mestrado em Ensino das Ciências

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