Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.tede2.ufrpe.br:8080/tede2/handle/tede2/5919
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorMELO, Maria da Conceição Costa-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4139901813102273por
dc.contributor.advisor1BASTOS, Heloisa Flora Brasil Nóbrega-
dc.contributor.advisor-co1LEÃO, Ana Maria dos Anjos Carneiro-
dc.contributor.advisor-co2ALMEIDA, Maria Ângela Vasconcelos de-
dc.contributor.referee1CORRÊA, Maria Tereza dos Santos-
dc.contributor.referee2FERREIRA, Helaine Sivini-
dc.date.accessioned2016-11-21T13:42:26Z-
dc.date.issued2005-08-22-
dc.identifier.citationMELO, Maria da Conceição Costa. Uma investigação sobre concepções de alimentação saudável de alunos do ensino fundamental. 2005. 169 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ensino das Ciências) - Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife.por
dc.identifier.urihttp://www.tede2.ufrpe.br:8080/tede2/handle/tede2/5919-
dc.description.resumoEsta pesquisa analisou as concepções de alunos de 7ª série do Ensino Fundamental acerca do conceito de “Alimentação Saudável”. A escolha do tema ganha relevância social na medida em que tem ocorrido uma massificação intensiva do consumo de Alimentos hipercalóricos pela população brasileira, resultando em hábitos alimentares pouco saudáveis. Diante dessa realidade considera-se que a maioria dos alunos tem dificuldade em perceber a interferência do excesso ou ausência de nutrientes na qualidade de vida das pessoas. Nesse sentido, foi realizada uma intervenção pedagógica constituída por uma situação-problema e uma seqüência didática organizada de acordo com a Teoria dos Construtos Pessoais de George Kelly, especificamente no que esta se refere ao Ciclo da Experiência. Desse modo, buscou-se desenvolver nos alunos a compreensão desse conceito do ponto de vista das explicações científicas, assim como uma série de competências, permitindo um posicionamento frente a situações que envolvem tal conceito. Durante a realização da seqüência didática foram utilizados pelos alunos instrumentos pedagógicos, como o Diário de Bordo e o Diário Alimentar, além da própria discussão com os alunos, gravada em vídeo, que foram usados como instrumentos de pesquisa. Os resultados indicaram um avanço nas concepções dos alunos sobre “Alimentação Saudável”, na medida em que utilizaram explicações científicas para solucionar a situação-problema.por
dc.description.abstractThis research has analysed the conceptions held by students at the seventh grade of primary school about the concept of “healthy meal”. The choice of this theme acquires social relevance as long as there is an intensive massification of hypercaloric food consumption by brazilian population, leading to less healthy nutritional habits. According to this situation, it is considered that most students have difficulty in noticing that lack or excess of nutrients interfere on people’s quality of life. Thus, a pedagogic intervention was conducted, composed by a problem-situation and a didactic sequence organized according to George Kelly´s Personal Constructs Theory, specifically linked to the Experience Cycle. In this perspective, the objective was to develop the understanding of this concept from the scientific point of view, as well as a series of competences, allowing a positioning when facing situations involving this concept. During the didactic sequence the students used pedagogic tools as the on board diary and the meal diary, besides the videotaped discussion among students, which were also used as research instruments. The results indicated that there was an advance in students´ conceptions about healthy meal, as long as they used scientific explanations to solve a problemsituation.eng
dc.description.provenanceSubmitted by (lucia.rodrigues@ufrpe.br) on 2016-11-21T13:42:25Z No. of bitstreams: 1 Maria da Conceicao Costa Melo.pdf: 3181155 bytes, checksum: 34623eed01789221e6bb9945c4935443 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2016-11-21T13:42:26Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Maria da Conceicao Costa Melo.pdf: 3181155 bytes, checksum: 34623eed01789221e6bb9945c4935443 (MD5) Previous issue date: 2005-08-22eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural de Pernambucopor
dc.publisher.departmentDepartamento de Educaçãopor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFRPEpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino das Ciênciaspor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectAlimento saudávelpor
dc.subjectConsumo de alimentopor
dc.subjectAlunopor
dc.subjectEnsino fundamentalpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titleUma investigação sobre concepções de alimentação saudável de alunos do ensino fundamentalpor
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Mestrado em Ensino das Ciências

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Maria da Conceicao Costa Melo.pdfDocumento principal3,11 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.