???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.tede2.ufrpe.br:8080/tede2/handle/tede2/5912
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorFREITAS, Ladjane Pereira da Silva Rufino de-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4724917853774709por
dc.contributor.advisor1LIMA, Analice de Almeida-
dc.contributor.referee1SOUZA, Sandra Rodrigues de-
dc.contributor.referee2SILVA, Suely Alves da-
dc.contributor.referee3GOMES, Cláudia Roberta de Araújo-
dc.date.accessioned2016-11-10T15:18:43Z-
dc.date.issued2011-02-28-
dc.identifier.citationFREITAS, Ladjane Pereira da Silva Rufino de. O uso de analogias no ensino de química : uma análise das concepções de licenciandos do curso de química da UFRPE. 2011. 197 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ensino das Ciências) - Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife.por
dc.identifier.urihttp://www.tede2.ufrpe.br:8080/tede2/handle/tede2/5912-
dc.description.resumoEste trabalho investigou as concepções de futuros professores de química da UFRPE, a respeito das analogias e do seu uso no ensino da química e também analisou as contribuições do processo formativo no preparo desses futuros professores, quanto ao uso dessa ferramenta. Os instrumentos para coleta dos dados foram questionários, observações e vídeo. A amostra foi composta por dez alunos do 8º período do Curso noturno de Licenciatura em Química da Universidade Federal Rural de Pernambuco - UFRPE. Desses dez licenciandos, sete já possuíam prática docente. A maioria desses licenciandos definiu analogia como um termo utilizado para indicar semelhança ou comparação entre conceitos. Afirmaram fazerem uso freqüentemente das analogias e de forma espontânea sem planejamento prévio. Os licenciandos reconhecem nas analogias um recurso didático com um bom potencial no auxílio do ensino-aprendizado da química, porém, desconhecem seus limites e as desvantagens de sua utilização. Reconhecem ainda, a necessidade de um preparo mais adequado a respeito desse recurso na formação inicial do professor e afirmam que durante o curso, tiveram discussões superficiais sobre essa ferramenta. Quanto a utilização desse recurso na prática docente, sua necessidade, foi uma das principais constatações de nossa pesquisa, uma vez que as analogias tem cada vez mais se mostrado presente na sala de aula do professor de ciências, neste sentido, os resultados pontuados por este e outros trabalhos alertam para o fato de que, os futuros docentes, de fato necessitam de um preparo mais específico, durante sua formação inicial, em relação ao uso do recurso analógico como um recurso didático facilitador da aprendizagem e que um estudo mais adequado desse recurso, ainda na formação inicial do professor, certamente, conduzirá tais professores a um caminho de grandes possibilidades de sucesso na tentativa de promoção de uma aprendizagem de fato significativa por meio de seu uso.por
dc.description.abstractThis study investigated the conceptions of prospective teachers of chemistry UFRPE, about the analogies and their use in chemistry and also examined the contributions of the training process to prepare these future teachers, about the use of this tool. The instruments for data collection were questionnaires, observations and video. The sample consisted of ten students in the 8th period of the Night Course in Chemistry from the Universidade Federal Rural de Pernambuco - UFRPE. Of those ten undergraduates, seven already had teaching practice. Most of these undergraduates analogy defined as a term used to indicate similarity or comparison between concepts. They argued frequently make use of analogies and spontaneously without prior planning. The student teachers recognize analogies in a teaching resource with good potential as an aid to teaching and learning of chemistry, however, know their limitations and disadvantages of its use. They also recognize the need for a more adequate preparation about this feature in the initial training of teachers and state that during the course, had discussions about this tool surface. As for using this resource in teaching practice, its usefulness, was a key finding of our research, since the analogies have proved increasingly present in the classroom of science teacher in this sense, the results scored by this and other works call attention to the fact that future teachers actually need a more specific preparation during their initial training regarding the use of analogical reasoning as a teaching resource and facilitator of learning that a more appropriate this feature still in initial teacher training, of course, such teachers will lead to a path of potential success in trying to promote a significant learning objectives through their use.eng
dc.description.provenanceSubmitted by (lucia.rodrigues@ufrpe.br) on 2016-11-10T15:18:43Z No. of bitstreams: 1 Ladjane Pereira da Silva Rufino de Freitas.pdf: 5067852 bytes, checksum: ab5e807345f5940dde04748ccdb6f1ae (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2016-11-10T15:18:43Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Ladjane Pereira da Silva Rufino de Freitas.pdf: 5067852 bytes, checksum: ab5e807345f5940dde04748ccdb6f1ae (MD5) Previous issue date: 2011-02-28eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural de Pernambucopor
dc.publisher.departmentDepartamento de Educaçãopor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFRPEpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino das Ciênciaspor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectFormação de professorespor
dc.subjectAnalogiapor
dc.subjectEnsino de químicapor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titleO uso de analogias no ensino de química : uma análise das concepções de licenciandos do curso de química da UFRPEpor
dc.typeDissertaçãopor
Appears in Collections:Mestrado em Ensino das Ciências

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Ladjane Pereira da Silva Rufino de Freitas.pdfDocumento principal4,95 MBAdobe PDFDownload/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.